Shatner ainda deseja fazer o velho capitão Kirk

captain chairO site The Hollywood Reporter fez uma longamente entrevista, através do podcast, com o veterano ator William Shatner que comentou a respeito do aniversário de cinquenta anos de Jornada Nas Estrelas, seu icônico personagem, sua amizade com o falecido ator Leonard Nimoy, a conversa com J J Abrams em Star Trek 2009, e muito mais.

A franquia irá comemorar este ano o 50º aniversário da exibição do primeiro episódio na TV e que virou sucesso de público. “Ela acabou sendo cancelada, Jornada Nas Estrelas – mas estamos em um túnel do tempo”, disse o veterano capitão.

Ele está agora com 84 anos, “mais velho e mais pesado”, como referiu a si mesmo. Seus dois colegas de elenco principal, Leonard Nimoy e DeForest Kelley, já faleceram e Jornada continuou sem eles, na tela grande com JJ Abrams e agora com Justin Lin e pode ir aonde eles nunca estiveram, através de uma nova série na rede All Access da CBS, em 2017. Mas Shatner ainda está de pé, ocupado como nunca e “cheio de alegria e vida”, diz ele.

Ele escreveu recentemente um livro de memórias, Leonard: Meus cinquenta anos de amizade com um homem notável, sobre o seu “querido amigo” Nimoy, que morreu em fevereiro passado. “Eu estou me referindo ao irmão que você viu crescer, sobre quem você pode se apoia, ou quando ele desemparado, pode confiar em você”, disse Shatner.

Em 8 de maio, Shatner estará em uma turnê por 100 cidades com seu Star Trek — The Ultimate Voyager, que celebra a música da franquia e seus compositores, incluindo Gerald Fried, Jay Chattaway, Dennis McCarthey, Mark Mckenzie, Cliff Eidelman, Ron Jones e o falecido Jerry Goldsmith – com apresentações de uma orquestra sinfônica ao vivo emparelhada com filmagens da franquia. ( “É uma experiência extraordinária”, promete Shatner).

Em parte da conversa, Shatner aborda seu desejo, desde jovem, de se apresentar ao público, “Eu nunca fiz outra coisa senão atuar, escrever, dirigir, de alguma maneira a entretê-los.”

O velho Bill realizou alguns trabalhos no rádio, apresentações no teatro e pequenos papéis em séries de TV dos anos 50 e 60 e até mesmo participações em filmes como Os irmãos Karamazov, O Julgamento de Nuremberg. Mas sua carreira veio a dar um grande salto, embora isso não fosse percebido de início, a partir de um convite de Gene Roddenberry para participar da reinicialização de um piloto chamado Star Trek. “Tudo se cristalizou – tudo veio junto – nesse segundo ataque (a TV)”, e a série seguiu.

Shatner lembra da experiência de fazer a série original, que foi ao ar na NBC entre 1966 e 1969, como um algo especial. “Havia três ligações na série e nós três nos dávamos muito bem”, diz ele. “Era uma parte bem escrita – eu tive que fazer um monte de coisas, um monte de coisas maravilhosas, como ator. Foram formidáveis três anos para um ator.”

Após a série ser cancelada, na verdade, a vida de Shatner tomou um rumo obscuro. Seu amado pai morreu. Seu casamento terminou. E, estereotipado como Kirk, ele lutou para encontrar trabalho e viveu em seu carro por 13 semanas, enquanto atuava em produções de verão. Desse tempo, ele mais se lembra de seu “desespero para ganhar a vida, para manter meus filhos, para pagar a pensão alimentícia, e ser capaz de comer sushi ocasionalmente”, diz ele. “Eu estava fazendo tudo que podia para vender entretenimento.”

Então, “sai da toca”, disse o ator. A série original retornou à TV em syndication e Shatner voltou para a popularidade, numa extensão maior do que nunca. “Quando ela entrou em syndication”, lembra ele, “mais pessoas assistiram, e estava em um melhor time-slot e nós fomos elogiados”. Logo, a recente popularidade da série, bem como o grande sucesso de George Lucas com Star Wars (1977), estimulou a Paramount Pictures a fazer o Star Trek: The Motion Picture (1979), seguido de seus demais filmes e séries.

Mas em 1994, no filme Star Trek Generations, para tristeza dos fãs, Shatner se despede da franquia com a morte do capitão Kirk. Isso não foi porque Shatner queria sair da franquia. Ele faz uma divertida comparação com Harrison Ford e o destino de seu personagem Han Solo. “Harrison Ford poderia ter pulado fora”, Shatner diz com uma risada, “mas Harrison Ford aceitou o trabalho. Ele precisava de um novo avião depois que caiu!”

Abrams chegou a reunir-se com Shatner sobre o filme Star Trek de 2009, mas não deu em nada – e Shatner, que se refere a Abrams como “um mestre”, entende completamente o porquê. “Eu não sei o que eles fariam comigo”, diz ele. “O que seria 20 anos depois, quando terminamos nossos filmes? Os seis filmes que fiz – estávamos colocando Kirk de óculos, cabelos grisalhos, um pouco velho … Claro, os outros dois personagens – os atores – não estão mais aqui, por isso me permite voltar. E como eles iriam lidar com isso, em termos de ficção científica? Eu estou mais velho, eu estou mais pesado, eu estou.. todos esses problemas da idade. Então, o que fez o capitão Kirk? morreu e envelheceu? Não soa bastante science-fiction. Eu não sei. Pareceu ter rondado a imaginação Abrams”. E acrescenta: “Gostaria de fazer um velho Capitão Kirk, mas você teria que ter um personagem interessante, não uma ponta. Aqui estou, não sou interessante!'”. Quanto ao filme dirigido por Justin Lin, ele diz, “Eu não sei de nada”.

Shatner esbanja seu bom humor quando refere-se aos velhos companheiros de Jornada. “Estou em contato com DeForest Kelley. Eu faço sessões em torno de nossa mesa de jantar, e ele está muito bem – o seu espírito está no sul, está assombrando uma mansão do sul, mas ele está muito feliz. Quanto a Leonard, ele ainda não entrou em contato comigo”. E sobre os atores coadjuvantes, como George Takei, com quem ele teve uma briga longa? “Para falar francamente, eu não os vi”, diz ele, antes de cair em risos, acrescentando: “Você pode dizer que eu nunca os vi”.

Quanto à sua vida hoje, Shatner é casado com Elizabeth, sua quarta esposa, e tem três filhos, está trabalhando em vários livros e histórias em quadrinhos – ele chama de Zero G, que escreveu com Jeff Rovin, “um grande romance de ficção científica”. Ele ainda anda de moto por longas distâncias, assiste a filmes (ele tinha uma pilha de documentários sobre a mesa) e tem opiniões fortes sobre eles. Ainda não viu A Força Desperta, está animado para ver Brooklyn e chama Mad Max: Fúria sob Rodas de apenas “um grande golpe”. É ativo no Twitter , às vezes atraindo fãs de Star Wars com imagens sugestivas de Star Trek, dizendo: “Todas as coisas que está no Twitter é apenas para nos divertir. Star Wars é melhor do que Star Trek? Quem se importa?”, disse o capitão, afinal: “Eu sou totalmente grato – tenho sido sempre grato”.

Essa palavra já passou pela sua mente? “Aposentadoria?” ele pergunta. “Não”. Em vez disso, está fazendo planos para o futuro. “O que eu gostaria que eles dissessem daqui a 50 anos” – quando Jornada chegar ao seu 100º aniversário – “é, – Eu não posso acreditar que ele ainda esteja vivo!'”