Shatner faz uma reflexão sobre a série original

bill“Espaço. A fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise … “. Quem não se lembra dessa abertura icônica da série Jornada nas Estrelas na voz de William Shatner? Sob o comando do capitão Kirk a série levou a franquia audasiosamente por meio século de existência. No ano do seu cinquentenário, Shatner faz uma reflexão sobre o que representou o seu trabalho na série original e a surpreendente repercussão na cultura pop.

“Eu nunca consegui dizer exatamente certo”, disse Shatner sobre o seu monólogo de abertura.

“Eu não sei porque nunca tocaram as notas certas para mim… Audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve. Eu nunca consegui encontrar o tom certo ao meu ouvido. Ficou bom o suficiente, eu suponho, para o povo ouvir. Eles não seriam tão críticos como eu seria. Mas eu gostaria de poder fazer isso de novo”.

Mesmo após seis séries e 13 filmes, Shatner diz que está “espantado” com a amplitude e profundidade da influência de Jornada, mas ele entende a razão, “Nós lidamos com guerra, raça, decadência ambiental e desigualdade social, questões que permanecem tão desafiadoras hoje”.

“Dizem estar tomando lugar à frente de seu tempo, mas no seu melhor foi lidar com as questões da época”, diz ele.

Shatner assinala que a influência está na nossa cultura: Incentivo a exploração espacial. A ideia de povos, nações e planetas trabalhando juntos. O comunicador, replicou anos mais tarde o telefone flip flop. “Essas são coisas práticas”, diz ele.

Para Shatner há também o desejo da humanidade de saber o que há fora da Terra.

“O que está lá fora? O que é isso? Eles estão vindo para cá? Será que vamos dessa maneira? “, Pergunta ele, fazendo uma pausa para considerar. “Noventa por cento do universo é desconhecido. Desconhecido! E, em seguida, a ficção científica sugere o que poderia ser. Por que não é uma explicação razoável, desde que você não sabe o que é, afinal? Aceitá-la na fé. A magia do universo foi trazida para um monte de olhos e ouvidos de pessoas por causa de Jornada”.

Aos 85 anos, o velho Bill disse que lhe foi oferecido o papel de Kirk por Gene Roddenberry, depois de um piloto inicial não vender e a série ser reformulada. “Eu vi o piloto e achei que foi ótimo”, diz ele, creditando a Roddenberry com “grandes ideias”.

Embora tenha ouvido muitas análises sobre a franquia, Shatner considera Jornada mais uma entidade viva que evolui com cada novo capítulo, incluindo o próximo filme e série de TV do que uma peça de museu.

“Cada vez que alguém escreve sobre Jornada ficcionalmente, torna-se parte da história, um novo aspecto de Jornada”.

Se havia alguma dúvida de que a influência de Jornada vai além do mundo das convenções, Shatner viu a prova disso quando ele estava planejando filmar The Captains, um documentário em 2011 sobre os atores que já comandaram uma nave estelar, incluindo Patrick Stewart, Avery Brooks, Kate Mulgrew, Scott Bakula e Chris Pine.

A necessidade de um avião para acompanhar a produção teria consumido um orçamento alto no filme de Shatner, então ele perguntou a Bombardier, empresa aeroespacial em sua cidade de Montreal, se eles poderiam emprestar um avião.

Então, o executivo Steve Ridolfi o chamou e disse: “Você terá um”, lembra Shatner. “Quando o avião me pegou e me levou para Toronto para pegar a tripulação, ele me encontrou na pista e disse: “A razão que eu estou fazendo isso é porque eu sou um engenheiro aeronáutico por causa de Jornada. Devo-lhe isso. Esta é a minha maneira de pagar”.

Fonte: USA Today