Review da HQs Star Trek “O Legado de Spock”

star-trek-capaJá no final da coleção em quadrinhos Star Trek The Five Year Mission, a editora IDW lançou uma história que celebra a vida do personagem mais icônico de todos, Spock Prime, interpretado por Leonard Nimoy. Você verá um resumo da saga “Legacy of Spock”, onde ficamos sabendo como o velho vulcano ajudou os últimos sobreviventes de sua raça na busca por um novo mundo.

Como já noticiado no TB, a IDW anunciou o fim da coleção The Five Year Mission, que mostra as viagens da nave Enterprise, no universo Kelvin, até o filme Star Trek Sem Fronteiras. Em seu lugar teremos uma outra coleção que retratará o seguimento dos personagens após o último filme.

The Five Year Mission encerrou na edição de número 60, mas não poderia deixar de falar de seu personagem mais épico.

“O Legado de Spock” é a penúltima saga da coleção, contada em quatro partes (edições 55 a 58), sobre os últimos momentos de Spock Prime no universo Kelvin e sua contribuição para esta linha de tempo.

A história é de Mike Johnson, arte de Tony Shasteen e Davide Mastrolonardo.

idw-spocks

Estamos no ano 2258, no universo Kelvin. Os eventos do filme Star Trek tomam lugar. Spock Prime aparece olhando para a ponte Golden Gate em um monólogo de recordações antes do seu encontro frente a frente com o outro Spock.

Enquanto, no Império Romulano, dois membros do senado discutem a viabilidade de eliminar o que sobrou da raça vulcana. Foi detectada a presença de micro partículas da matéria vermelha ainda no sistema de Vulcano. Esta porção é insuficiente para destruir um planeta, mas o bastante para causar sérios danos em várias naves.

Spock Prime segue a bordo da USS Mueller, ele vai para as coordenadas de Regula 1 onde se encontrará com o restante da Frota Vulcana. Sarek o adverte sobre a rejeição dos vulcanos quanto a sua presença.

Spock se apresenta ao Conselho na nave Forge of Surak, escolhida como a nave capital. Ele tenta convencê-los de que o sistema Ceti Alfa não é uma boa escolha. Mas o Conselho o julga em parte responsável pela destruição do planeta e o condena ao exílio.

Na prisão Klingon de Rura Penth, dois remanescentes da tripulação de Nero conseguem escapar.

idw-nero

Sarek acompanha Spock de volta a USS Mueller e lamenta a decisão do Conselho. Spock pede a Sarek que tente fazer o Conselho desistir de Ceti Alfa V.

A USS Mueller faz uma parada na estação K-7, fronteira com o Império Klingon. Spock Prime passeia pela estação trazendo-lhe recordações de seus amigos. Mas ele agora tem outros planos e negocia com o mercador Cyrano Jones para levá-lo clandestinamente a Romulus. Spock Prime quer tentar obter um pequeno movimento de paz Romulano, um pontapé inicial para o episódio “Unification”.

idw-k7

Ao mesmo tempo em que Spock chega ao planeta, uma nave de transporte Klingon é capturada dentro do espaço Romulano, e os dois tripulantes de Nero se apresentam as autoridades. Eles são trazidos ao Senado e tratados como soldados de grande valor para o futuro do Império.  Nesse momento, os dois senadores vêem a oportunidade para erradicarem os Vulcanos de uma vez.

Spock Prime procura pelo senador Pardek e o pressiona, revelando que conhece seu plano de resistência ao atual governo, e de ser simpático a união romulano/vulcana. Spock força uma aliança entre os dois para salvação dos seus povos. No entanto, a conversa não dura muito. Soldados romulanos invadem a casa de Pardek prendendo ambos sob a acusação de conspiração contra o Império.

idw-julgamento

Spock é levado ao senado Romulano para julgamento. Ele revela o destino de Romulus pela estrela Hobus, mas o senado está convencido de que é responsável por planejar a destruição de seu mundo nesta linha de tempo. Com o testemunho dos tripulantes de Nero, Spock é julgado culpado e sentenciado à morte, assim como Pardek.

Durante o transporte para a prisão, os seguranças da nave revelam serem partidários de Pardek e fogem com os prisioneiros para um local seguro.

Pardek conduz Spock até Cyrano Jones. O mercador vem ajudando a resistência por uma boa quantia e atualizou sua nave com um sistema de camuflagem. Seus negócios não estão sendo lucrativos com este governo.

O senador avisa Spock de que há um plano romulano para atacar a frota vulcana enquanto estiver em Ceti Alfa V, e usar o que resta da matéria vermelha. A nave de Cyrano carrega Spock para fora do planeta, enquanto Pardek continuará atuando na resistência, à sombra de Romulus.

idw-cyrano

O senado acredita que Spock avisará a frota Vulcana do ataque. Os tripulantes de Nero são convencidos a fazerem um sacrifício final, pilotarem uma nave diretamente no centro da frota e explodiem a matéria vermelha. Ambos concordam que não há nada para eles neste universo e terminam com um pacto amizade.

Sarek avisa ao membro do Alto Conselho, T’Pah, do plano romulano e ela se vê obrigada a ouvir Spock mais uma vez.

T’Pah põe a frota Vulcana em alerta na órbita de Ceti Alfa V. Fugir seria um disperdício de recursos e de tempo. Ela recusa a ajuda da frota Estelar por acreditar que a Federação não atuou como deveria para evitar a destruição de Vulcano. Spock acha uma decisão ilógica.

Guerra na órbita de Ceti Alpha V. O império enviou sua frota para eliminar os últimos vulcanos sobreviventes. A batalha prossegue com a frota Vulcana em desvantagem.

Mas uma ajuda chega inesperada. Naves federadas, lideradas pela Enterprise, retomam a vantagem na batalha. Kirk disse que a Frota estava monitorando a entrada dos Romulanos na Zona Neutra.

idw-batalha

A nave suicida Romulana é lançada em direção a frota Vulcana. As naves Romulanas se afastam do local. Kirk, alertado por Spock, detecta a nave solitária e vai em perseguição.

Mas uma decisão surpreende a todos. Um dos tripulantes de Nero derruba seu companheiro e muda a rota, indo para longe dos Vulcanos.

“A história e circunstâncias ditam que vamos entrar em guerra”, disse o tripulante em comunicação a Enterprise. “Mas não sou guerreiro. Sou um simples minerador. Tive uma família e uma casa. Já testemunhei muito mais mortes do que poderia imaginar. Minha escolha é clara. Não haverá mais tragédias hoje. Pode atirar em mim, capitão, mas não fará diferença”, disse em sua mensagem final, explodindo a matéria vermelha longe de todos.

A frota Romulana volta a Zona Neutra. Fim da ameaça.

Spock convence T’Pah e o Conselho a fazerem um elo mental a fim de que tenham conhecimento do que disse sobre Ceti Alfa V.

Um ano mais tarde, um planeta do sistema Simon-316 é escolhido para ser Nova Vulcano, com características similares a sua terra natal.

No futuro, vemos em Nova Vulcano uma estátua erguida em homenagem a Spock Prime.

idw-estatua

Enquanto gigantescas estátutas lendárias são construídas em homenagem aos grandes personagens da história vulcana, a de Spock é em tamanho natural.

“Por que sua estátua é em tamanho natural?”, perguntou a jovem vulcana. “Porque, quando foi decidido construir uma estátua em sua homenagem, ele sugeriu que fosse em tamanho natural. Para ele, ser do tamanho dos lendários personagens da história, seria ilógico”, disse seu pai.

Aguarde o resumo da duas últimas edições da coleção The Five Year Mission com um encontro insólito entre as duas tripulações da Enterprise, na história “Altered Encounters”.