Jason Isaacs e produtores falam sobre Lorca, Georgiou e futuro de Discovery

LOS ANGELES, CA - SEPTEMBER 19: Actor Jason Isaacs arrives for the Premiere Of CBS's "Star Trek: Discovery" at The Cinerama Dome on September 19, 2017 in Los Angeles, California. (Photo by Greg Doherty/Patrick McMullan via Getty Images)

A primeira temporada de Star Trek Discovery já está no fim, mas promete trazer mais reviravoltas em seu caminho. Restando apenas dois episódios para encerrar o primeiro ciclo, Jason Isaacs comentou a respeito de seu personagem e sua impressão deste trabalho, enquanto os produtores Ted Sullivan e Aaron Harberts fazem um balanço da série até aqui, dando algumas idéias e dicas essenciais sobre o que está por vir. Spoilers!

 Jason Isaacs concedeu algumas entrevistas e falou no After Trek sobre todo o caminho de seu personagem, assim como os produtores que revelaram os planos e ideias para o futuro da série. Veja um resumo dos pontos mais importantes do que foi falado até aqui.

O Lorca Espelho está realmente morto?

Jason Isaacs deixou claro em uma série de entrevistas e no After Trek que Lorca realmente encontrou seu fim no episódio de número 13, como esse comentário no Entertainment Weekly.

Eu diria, sim, havia uma finalidade em sua história, o prognóstico não era bom para ele, dado que ele foi dissolvido em um milhão de pedaços diante da câmera. Não há muitas curas homeopáticas que possam ajudar nisso.

Neste momento, vou dizer que Lorca está bem morto. Morto como um presunto. Isso não é um hematoma. Estou incinerado, partícula por partícula. Vai levar muitos fãs ao quebra-cabeças de me colocar de novo junto.

Mas, em seu tweet Issacs pode ser mais poético usando Sheakespere.

Jason Isaacs jogou como Lorca Espelho desde o primeiro dia

Em uma série de entrevistas, o ator Jason Isaacs esclareceu que sabia que Lorca era do universo espelho e que isso ajudou no seu desempenho ao longo da temporada.

Claro que sabia que o Lorca era do Universo Espelho. Eu não poderia ter feito o trabalho (se não soubesse) … As pistas estavam lá desde o primeiro dia, de cada encontro. Qualquer coisa que parecia com que Prime Lorca estava fazendo, Mirror Lorca estava fazendo para voltar para esse universo. Para proteger Michael Burnham, para obter a lealdade da tripulação e servir seus fins nefastos.

E no IGN ele observou:

Eu tive que plantar pequenas sementes e segredos. Eu tinha que ser capaz de dar pistas aqui e ali, e mais importante, eu tinha que tocá-lo honestamente como um cara do Universo Espelho que estava mentindo e escondendo. Então, se eu não soubesse disso, eu não teria podido jogar com o personagem … mesmo quando estava fazendo coisas que pareciam nobres ou heroicas, elas eram sempre apenas para gerar mais lealdade em Michael Burnham, ou para se certificar de que manteria a nave para que pudesse trabalhar na movimentação de esporos e voltar para casa novamente.

Eu gosto do fato de que muitos dos fãs, que eu respeito enormemente, estavam reclamando que Lorca realmente não era material da Federação. E adivinha? Eles estavam certos. Mas por razões erradas.

O resto do elenco não sabia

Falando com TV Line Isaacs também revelou algo nos bastidores:

Supus que eles sabiam que Lorca era do Universo Espelho, mas na verdade, eles não sabiam. E eu tinha soprado para algumas pessoas há muitos meses. Houve um choque horrorizado em alguns de seus rostos, e eu percebi que deveria ter calado a boca. Sonequa sabia. Acho que Michelle sabia. Mas muitas outras pessoas não sabiam, e eu gostaria de não ter contado, porque seria uma surpresa.

Isaascs teve de mentir sobre seu personagem por muito tempo

Para o site IndieWire, Isaacs admitiu que teve de mentir para todos por muito tempo.

“Não fiz nada além de mentir desde setembro. Eu sabia, perfeitamente bem, tudo antes de começarmos. E isso significava que cada entrevista era uma mentira e toda conversa que eu tive com meus amigos … Na verdade, com muitos da minha família, era uma mentira. Qualquer um na rua era uma mentira. Qualquer um em Toronto. Então peço desculpas por tudo isso, mas essa foi a única maneira de contar bem a história”.

Para Isaacs a maior tristeza sua foi ver a reação do elenco ao saber que ele não mais continuaria na série.

 “Muitos outros do elenco não sabiam e eu deixei escorregar em um ponto quando estávamos todos juntos. Foi um daqueles trabalhos muito sociais onde todos nós ficamos reunidos, e ficamos atrás do set em vez de voltarmos para nossos trailers. E eu mencionei isso. E acho que foi realmente perturbador para algumas pessoas. Primeiro, que eles conheceram a história. Isso afetaria a atuação. E segundo, que todos nós estávamos nos conhecendo e gostando uns dos outros do jeito que você faz, e eu claramente iria embora e não faria parte do tecido social, e … Sim, foi um grande erro. Eu não deveria ter dito a eles.

Mas Isaacs deixou em aberto se Lorca Espelho poderia voltar.

 “Eles estão escrevendo isso (a segunda temporada) agora. Então, quem sabe o que eles vão surgir? Se eles vierem com algo que é ótimo para mim, e eu estiver interessado em fazê-lo e eles estiverem interessados ​​nisso, então sempre terei discussões, porque gostei muito de todos e tive um bom momento”.

Plano A para Lorca não era ser do Espelho

A noção de entrar no Universo Espelho foi algo que o co-criador Bryan Fuller planejou desde o início, e ele mesmo queria fazê-lo no início da temporada. Mas, aparentemente, este plano não implicava que Lorca fosse revelado como sendo do Espelho, como explicou Harberts neste trecho da Buzzfeed :

Harberts explicou que os escritores sabiam desde o início, quando o criador Bryan Fuller estava planejando o enredo serializado da série, que a temporada inaugural de Discovery acabaria no Universo Espelho. Fuller eventualmente deixou a série devido a diferenças criativas com a CBS, levando Harberts e Gretchen J. Berg ao status de showrunners. Mas, em primeiro lugar, os escritores planejavam que Lorca fosse um capitão linha dura, com a chance de brilhar graças à guerra da Federação com o Império Klingon. Foi somente depois que os escritores começaram a discutir do por que Lorca ser tão habilidoso com a guerra, que eles chegaram a ideia de que ele seria secretamente do mundo militarista do Universo Espelho.

Dificuldades nas cenas de luta com Michelle Yeoh

Quando se trata da cena da batalha final de Lorca, Isaacs foi sincero sobre o que exatamente significa fazer uma cena de luta com Michelle Yeoh, que tem habilidade em artes marciais.

Yeoh pode fazer o contato mais leve do mundo e fazer com que pareça que ela está martelando você. Eu … Eu estou realmente agarrando seus braços e batendo nela e machucando-a terrivelmente. Então, estava me sentindo como um hipopótamo desastrado e bêbado contra ela, mas ainda estava fazendo uma cena de luta com Michelle Yeoh, o que foi ótimo.

Lorca Espelho destruiu a USS Buran

Isaacs discutiu em várias entrevistas como ele e os espectadores criaram um “modelo” para a história de Lorca e, falando com a EW, revela um detalhe que nunca chegou a série:

Havia um Prime Lorca, ele era o capitão da Buran no mundo Prime. Lorca Espelho trocou com ele e se viu capitão da Buran. Isso nunca saiu, esse detalhe de fundo nunca colocamos no diálogo: embora Lorca conte essa história de sacrificar os homens da Buran e teve que explodi-los para salvá-los da tortura Klingon, na verdade, se eu me lembro corretamente, havia algum tipo de identificação de DNA que teria exposto Lorca como não sendo o Prime Lorca, e então ele explodiu a nave e matou todos.

O status de Lorca Prime

Isaacs foi muito mais vago ao falar sobre Lorca Prime. Aqui está o que ele disse ao IGN:

“Nós não sabemos nada sobre o destino de Lorca Prime. Ele é tão interessante quanto Lorca Espelho? Qual é o seu gosto na moda? Ele usa casacos de couro, ele usa camisas de manga, ele tem um cavanhaque, ele seca o cabelo? Quem sabe? Não sabemos nada. … Ou ele é muito diferente? Francamente, quero dizer, quão diferentes somos da versão Espelho de nós mesmos? Eles dizem que estamos a cinco passos de sermos selvagens. … Esta administração particular na América trouxe algumas das partes mais feias da natureza humana fora das sombras. E quem sabe quais outras exposições o mundo Espelho poderia ter feito. Quem sabe onde ele está?”

O ator acredita que pode voltar como Prime Lorca? Aqui ficou ainda mais vago no EW :

Se o fizesse, você teria que ficar atrás da minha esposa, amigos e colaboradores profissionais para descobrir a resposta. Mantive esse grande segredo por seis meses – certamente vou manter outros.

Perguntado se assinou para a temporada 2, desconversou: 

Me desculpe, mas não é uma pergunta relacionada?

 

O que os produtores falaram no After Trek.

A Imperatriz pode ser reabilitada?

Um dos momentos de surpresa do episódio 13 foi Michael Burnham salvando a Imperatriz Georgiou, que viajou com a USS Discovery de volta ao Universo original. A atriz Michelle Yeoh apareceu no After Trek brevemente para fazer uma pergunta plantada a Sullivan sobre se as pessoas do universo espelho são inerentemente doidas ou “podem ser reabilitadas?” A resposta de Sullivan pode sugerir um futuro de Georgiou na série:

Uma das coisas que eu amo sobre Star Trek é que não acredito no destino, acredito na pessoa individual … Não acho que seja um erro que Burnham tenha agarrado Georgiou e a levado de volta, porque o que eu penso que será interessante é como alguém do Universo Espelho reagirá a um universo de esperança onde as pessoas podem ser as melhores versões de si mesmas. Penso que será uma jornada difícil, mas acho que todos são redimíveis. Eu acho que o que é interessante sobre Georgiou contra Lorca é que ela ouviu Burnham. Tudo estava no termo de Lorca. O que é interessante sobre Georgiou é que ela diz “Qual é o seu plano?”. Essa é uma chance para ela dizer “Estou disposta a ouvir, estou disposta a evoluir”. E é isso que a jornada será.

Esse último esporo será abordado na temporada 2

Um fã no After Trek perguntou a Ted sobre o último esporo verde que aterrissou na Cadete Tilly. Ted não disse nada, mas insinuou que será algo importante.

Mary Wiseman veio até mim no set e perguntou: “O que há com esse esporo?” Eu disse “Aguarde até a temporada 2.”

O discurso de Lorca que Isaacs ajudou a escrever

No After Trek, o ator Jason Isaacs e Ted Sullivan, falaram sobre o objetivo de fazer uma declaração com o discurso de Lorca no episódio 13.

O que Ted fez, o que eu pensei ser tão brilhante, é fazer o universo do espelho tão longe de nós. Então, é um mundo onde as pessoas são um pouco mais darwinianas. Esse “fazer o Império novamente glorioso” e nem todas as raças são iguais. Trabalhamos arduamente sobre esse discurso que o Lorca fez para que não seja tão longe do caminho que muitas pessoas que nos rodeiam pensam. Se você sair da cama no lado errado ou se sentir um pouco egoísta, todos podemos ser as versões de Espelho de nós mesmos. Pode ter um pouco mais de carnificina e um pouco mais violento, mas há muitas pessoas que pensam que, nos últimos dois anos, foi um golpe na civilização e nenhum de nós está lidando com a natureza humana em certo sentido ou de forma prática e retornaremos a isso.

Ted adicionou:

Jason e eu passamos muito tempo falando sobre esses tipos de discursos. E na sala de escritores falamos sobre como fazer o Espelho não ser bobo e como fazermos o Espelho sobre o que está acontecendo agora. Star Trek deve refletir o que está acontecendo no mundo e estamos lidando com um universo de espelhos agora, e não apenas na América, mas na Inglaterra e na Europa e em todo o mundo. Eu acho que se você sente como um Universo Espelho o maior tempo e então você quer se inclinar para isso. Uma das coisas em que Jason era muito bom no set era realmente empurrar-nos e empurrar-me … Nós entramos no [seu] trailer e nos sentamos com um computador e trabalhamos muito nesse discurso. Uma das razões pelas quais fizemos isso é que sentimos que tivemos uma oportunidade única para falar sobre o que está acontecendo no mundo agora. É o que o Star Trek deveria fazer.

Muitas pessoas, quando ouviram que íamos para o Espelho, disseram que não entendiam por que estávamos indo ao Espelho na primeira temporada. Bem, porque é o que está acontecendo no mundo agora. Eu acho que houve uma oportunidade para abordar essas coisas. Estou muito orgulhoso de que Discovery tenha sido capaz de levar essas coisas, onde temos Harry Mudd ou o Universo Espelho, e pensamos: “Como fazemos uma reviravolta sobre isso e como o fazemos funcionar? Como podemos fazer algo que potencialmente poderia ser bobo, ou foi bobo ou divertido, mas bobo, e como ficou legal e interessante.

O discurso de Saru foi criado para exemplificar os valores da Frota e de Star Trek

Também no After Trek, Sullivan falou sobre o discurso de Saru para a tripulação da USS Discovery, explicando a importância dele no arco da série:

Foi especial. Para mim, como um fã de Star Trek por toda a vida, foi uma oportunidade para inclinar para a ideologia da Frota Estelar, a ideologia de que eu amo tanto sobre Star Trek. E, finalmente, após treze episódios, dar aos fãs o momento que dizemos: “Nós entendemos. Nós acreditamos em Star Trek e na Frota também. Nós apenas tivemos que passar por essa jornada de doze episódios”.

A outra coisa que essa cena faz é que eu coloquei Rhys, Detmer, Airiam e Owosekun naquela cena, porque queria mostrar a equipe se juntando … todos se tornando parte da solução. Então, muitas pessoas se queixavam: “Nós não vemos a tripulação da ponte ser a tripulação da ponte”. Porque, nós não começamos com eles como a tripulação da ponte. Estamos fazendo uma Star Trek diferente, que é para mostrar como a equipe se tornou na ponte.

No final, mesmo que Isaac nunca volte a Star Trek, ele se diz feliz pelo segredo da verdadeira natureza de Lorca ter sido mantido, porque “essa é a diversão em contar uma história”.