Nick Meyer dá dicas sobre o “projeto Star Trek”

O escritor e diretor,  Nicholas Meyer, conhecido dos trekkers pelo roteiro e direção do filme Star Trek II: A Ira de Khan, anunciou no início deste ano, que estava trabalhando em um projeto “secreto” Star Trek, sem relação com a série atual Discovery. Após um tempo de silêncio, Meyer revelou, esta semana, mais detalhes deste projeto num evento na Califórnia.

Nick Meyer escreveu e dirigiu o melhor filme de Jornada considerado pelos fãs, Star Trek II: A Ira de Khan. Ele também escreveu os roteiros para Star Trek IV: A Volta Para Casa e Star Trek VI: A Terra Desconhecida e atuou como produtor consultor na primeira temporada de Star Trek: Discovery desde Bryan Fuller, mas não sabemos se ele ainda está trabalhando para a série.

Numa entrevista ao TrekMovie, este ano, Meyer revelou seu projeto secreto pela primeira vez:

Uma coisa que não tem nada a ver com Discovery é que estou trabalhando em outro projeto Star Trek, mas também não posso discutir isso.

A notícia soou como uma bomba no fandom e gerou muitas especulações a respeito de ser uma série, minisérie, ou mesmo um filme para o cinema. No entanto, após a revelação, Meyer manteve-se em silêncio e nada mais falou sobre o assunto, até agora.

Falando em um evento, esta semana, sobre Star Trek e Shakespeare na UC Irvine, Meyer foi questionado sobre este tal projeto secreto Star Trek, por um membro da platéia, e ele confirmou que, de fato, há um projeto de TV.

O TrekMovie obteve uma transcrição da conversa (cortesia do autor Hugo Hugo Zinos-Amaro que participou do evento):

Há algum tempo, havia relatos de que você poderia estar trabalhando em uma minissérie de Star Trek. Há alguma verdade nisso? Você está autorizado a dizer alguma coisa sobre isso?

Nicholas Meyer: Não, mas eu posso dizer alguma coisa. Fui contratado para escrever uma trilogia independente sobre Star Trek, que não posso discutir ou teria que matar você. E o que aconteceu foi que eu estava escrevendo para a CBS [All] Access… E no momento a CBS está em guerra com a Paramount / Viacom. Shari Redstone, que na verdade controla as duas empresas, quer voltar a fundi-las e elas estão em uma luta pelo poder, que se tornou realmente algo desagradável na semana passada, quando a CBS decidiu processar a Viacom.

Então, não acho que meu projeto vá a qualquer lugar com pressa. Porque tudo está em espera, enquanto não resolvem esse negócio de fusões. Essa é a minha história, eu estou aderindo a isso.

A guerra a que se refere Meyer é sobre a situação da batalha judicial entre as empresas CBS e Paramount, que começou na segunda-feira, quando a CBS entrou com uma ação contra a National Amusements para tentar se livrar do controle gerencial. A National Amusements é um conglomerado que detém a maioria acionária na CBS Corporation e Viacom e produção e distribuição de filmes da Paramount Pictures.

A discussão sobre reunificação da CBS e da Viacom, que traria todo Star Trek de volta a uma corporação única, ganhou força no início deste ano, mas questões pessoais, decisões de poder, interesse dos acionistas tem deixado longe uma solução a curto e médio prazo.

O projeto do Meyer está “em modo de espera” provavelmente mais devido à questão da situação financeira e organizacional e que talvez envolva elementos dos dois modelos de entretenimento: cinema e televisão.

O roteirista e editor de Discovery, Bo Yeon Kim, disse, recentemente, que os escritores da atual série estão limitados no uso de elementos e personagens dos filmes Star Trek, por questão de direitos corporativos da empresa Paramount.

Então, é de se presumir que uma “trilogia autônoma”, dita por Meyer, poderia envolver também uma variedade de material dos filmes, incluindo até mesmo o universo Kelvin.

Chegou até a surgir um rumor, não confirmado, a respeito de uma história contando sobre a vida de Khan e seu surgimento no universo de Jornada.

Estaria a CBS disposta a adicionar ao universo de Discovery mais conteúdo vindo dos filmes?

Aguardemos os próximos capítulos.

Fonte: TrekMovie e TrekCore