Bastidores de maquiagem, novos e velhos aliens para 2ª temporada

Imagine que você vai trabalhar às 4 da manhã, e seu dia começa sentado em uma cadeira, por uma hora e meia a duas horas, e tendo alguém o tempo todo colando coisas na sua cara. Assim é a vida para Doug Jones, Mary Chieffo e os outros atores que interpretam alienígenas em Star Trek: Discovery. Veja um pouco dos bastidores dessa produção e o que teremos para a segunda temporada.

Algumas semanas antes da produção começar na segunda temporada, o site IndieWire visitou o estúdio Alchemy, em Toronto, para uma turnê e uma visão detalhada de como esses efeitos ganham vida na tela.

Glenn Hetrick é o chefe do departamento de efeitos de maquiagem e conta com uma equipe bem qualificada, como James MacKinnon, sete vezes indicado ao Emmy (e quatro vezes vencedor) por seu trabalho de maquiagem em “Nip-Tuck”, “CSI: New York” e “American Horror Story. A primeira indicação de MacKinnonao Emmy foi para o episódio Apocalypse Rising” de Deep Space Nine, onde ajudou a compor de 15 a 20 Klingons numa cena.

O ambiente no trailer de maquiagem tem de ser o mais tranquilo e alegre possível entre profissionais e atores, afinal, eles passam a maior parte do tempo juntos, como observa Doug Jones.

“Como um ator passando por esse processo, meu dia começa mais cedo do que um personagem humano. E meu dia termina mais tarde do que um personagem humano por causa do tempo de desmontagem e limpeza. Então, isso significa que eu me apoio nesse homem. Quer dizer, você tem que ser amigo do maquiador quando está nesta situação, porque passa mais tempo com ele do que qualquer outra pessoa.”

MacKinnon acrescentou: “Somos um pouco psicólogo e maquiador. Escutamos seus problemas e os ajudamos, porque queremos que eles sejam felizes. E as horas são muito ruins – estamos trabalhando 100 horas por semana – então queremos que seja o mais divertido possível para nós mesmos. ”

Mas nem tudo é assim tão simples. Como explicou Jones,

“uma resposta humana normal ao uso de uma maquiagem protética é medo e claustrofobia. E todos nós temos que passar por um lifecast (processo de criar uma cópia tridimensional de um corpo humano) onde você está sob alginato e gesso, e enquanto isso está se pondo, e tudo que você tem são buracos no nariz. É o seu único portal para o mundo exterior”.

Na verdade, ao longo da temporada, MacKinnon refinou o processo para produzir Saru, assim como transformou James Frain em Sarek. Como Frain não raspa as sobrancelhas, MacKinnon teve que cobrir a sobrancelha existente, depois aplicar meticulosamente as novas sobrancelhas inclinadas e as orelhas Vulcanas para que possam aguentar os detalhes exigidos das câmeras 4k.

Já o design de Saru passou por várias iterações (incluindo uma com uma dúzia de olhos que teriam coberto a maior parte da cabeça de Jones) antes de chegar a uma versão que realmente permitisse a atuação de Jones. Mas no primeiro dia de filmagem, eles descobriram um ajuste necessário.

“As narinas de Saru estavam aqui em minhas bochechas”, disse Jones, apontando para os lados do rosto. “Então meu próprio nariz ficou completamente ligado, nenhum ar poderia ir ou vir. Então eu soava extremamente estranho no meu primeiro dia de trabalho, no set, e quando nós estávamos filmando, tivemos que voltar e dar um loop de voz ADR naquele dia.”

Solução de MacKinnon? “Ele escavou um par de canais de minhas narinas para cada uma dessas narinas nas bochechas, para que eu pudesse realmente respirar. Permitiu que o ar entrasse e saísse e o som do nariz diminuiu um pouco”, disse Jones.

Se fazer Saru era uma tarefa árdua, a maquiagem Klingon era muito mais complicada para os atores.

A maquiagem de L´Rell impedia Mary Chieffo de usar o banheiro com facilidade, usar seu telefone, ou comer algo. Mas Chieffo fez um esforço para que as próteses fossem uma ferramenta para ela.

A maquiagem de Chieffo era limitada em grande parte à cabeça e às mãos, mas para criar a prótese, Chieffo teve que fazer um molde corporal.

Chegar a mostrar L’Rell como um ser sexual foi um momento fortalecedor para Chieffo como atriz. De fato, lhe foi oferecido um dublê para essas cenas, mas ela recusou.

“Eu me movo da maneira que L’Rell se move. Eu não quero mais alguém fazendo uma versão de L’Rell. Eu precisava encontrar o que isso é para ela e o que é essa experiência. Particularmente porque o sexo klingon é algo que tem sido iludido há muito tempo e é algo que nunca vimos neste nível. Descobrir o que isso poderia ser foi muito importante para mim. Senti um enorme entusiasmo e respeito de todos os envolvidos em todos os lados da câmera”.

Em uma discussão num vídeo da CBS pelo Facebook Live (não disponível) a dupla de maquiagem e prótese Neville Page e Glenn Hetrick respondeu algumas questões enviadas por fãs sobre o que virá para a segunda temporada.

Fuller queria Saru com múltiplos olhos

Neville comentou um pouco mais sobre o projeto Saru e a ideia inicial de Fuller sobre o Kelpiano.

Brian Fuller tinha essa visão de fazer um personagem de vários olhos, que tinha uma forma de V específica para ele. O que isso significava era que precisávamos criar algo que tivesse muito aumento de [pós-produção] em CG, particularmente nos olhos. Nós também queríamos mudar a forma da cabeça de Doug [Jones] para torná-la muito estranha.

Muitos fatores tentaram fazer com que isso funcionasse, e eu pessoalmente nunca fui fã de criar criaturas com múltiplos olhos. A razão pela qual eu sinto que devo responder honestamente a uma questão biológica – haveria tantos olhos redundantes?

Então, para reconciliar esse desejo foi um verdadeiro desafio – mas com o tempo que tivemos para explorá-lo, e com a vantagem absoluta de ter Doug Jones nele, realmente meio que fez desta versão do Saru muito esperançoso.

Mais Klingon na 2 ª temporada

Ao discutir como eles abordaram os klingons, Hetrick prometeu que haverá mais exploração das várias casas na segunda temporada:

Quando você olha para os amados Klingons da série original e A Nova Geração e para a série de filmes, e a maneira como o visual evolui, a única coisa que sempre me incomodou é que o guarda-roupa deles é quase sempre o mesmo. O visual é quase sempre unificado. Então, esse é um dos nossos maiores objetivos. Se você pensar sobre a pátina cultural que é a espécie humana que está neste planeta por um período de tempo relativamente curto e quão diferentes nossas culturas parecem… o Império Klingon, claro que nem todos cresceram em Qo’noS, mas todos esses diferentes planetas, as Casas ficariam incrivelmente diferentes. E estamos realmente apenas começando, espere até ver a segunda temporada. Nós estamos realmente apenas começando nessa estrada e há muito mais que temos desenvolvido e que ainda não foi descompactado.

Personagens de fundo mais interessantes na 2ª temporada

O assunto de personagens de fundo surgiu e Hetrick falou um pouco sobre um dos seus favoritos, o personagem de Troy Januzzi, que foi visto nos dois primeiros episódios a bordo do USS Shenzhou:

Houve algo que fizemos na primeira temporada, nós o vemos no episódio 1 e 2 no leme … Nós chamamos de “LEAL” que é uma unidade projetada por Neville, que é uma espécie de disco rígido aumentado para um humanos usar, e facilita o trabalho deles em uma nave da Federação. Este é um desses tipos de personagens. Não há enredo para seguir com isso ainda. Pessoas ostensivamente diferentes podem usá-las e podem ter cores diferentes e fazer coisas diferentes.

 

Eles falaram também sobre o personagem ser um pouco parecido com Lobot de Star Wars: O Império Contra-Ataca , e como ter personagens de fundo interessantes para “tornar o mundo mais rico”. Hetrick prometeu que há desenhos de personagens co-adjuvantes mais interessantes para a segunda temporada:

Nós já estávamos brincando com a ideia de onde iria a tecnologia, o próximo tipo de wearable (“tecnologias vestíveis”) seria quase como um segundo cérebro e fazer sentido estar perto do seu córtex cerebral. Então, tentamos fazer pequenas coisas assim. Há mais na [temporada] dois. Então, a grande coisa de definir o nosso mundo na temporada [1], é que temos muitas espécies principais, e podemos brincar mais na segunda temporada e fazer mais coisas menores. Então, você tem que realmente manter os olhos abertos, quando a segunda temporada estrear.

Um alienígena canônico fazendo seu retorno

Em resposta a uma pergunta dos fãs sobre se há algum clássico alien Trek que eles queiram fazer para a segunda temporada, mencionaram um em especial, que será “incrível”:

Temos a sorte de trabalhar no que é o programa mais colaborativo que já ouvi falar. Os executivos estavam conversando conosco [no início da temporada] sobre se há espécies que ainda não haviam sido filmadas do cânon que nós gostaríamos de fazer.

Nós voltamos com toda essa lista, e fomos para o Memory Alpha e puxamos um monte de imagens e bios … uma dessas coisas aconteceu, e tem um papel substancial na segunda temporada. E isso é incrível.

Quando foi lançado recentemente o teaser de bastidores da produção para a segunda temporada, uma das imagens que chamou a atenção foi esta abaixo. O que parece ser uma nova versão de um Sauriano. Teremos a volta do clássico Gorn? 

Esses caras realmente querem fazer Borgs

Quando perguntados sobre como eles poderiam abordar o redesenho do Borg, os dois designers  deixaram claro que eles pensaram muito sobre isso e esse alien está no topo de sua lista de desafios que desejam receber. Neville observou a princípio que é primordial manter as coisas importantes sobre os borgs, observando:

Tem que parecer um borg. Isso foi estabelecido. Houve uma escolha estética particular que foi feita … mas para mim o desafio mais legal é entender essas escolhas. Como engenharia reversa, por que esses tubos entram e saem das coisas. Seria tentar dar sentido a isso e, então, contemporizar a estética com as audiências que hoje exigem e esperam.

Glenn então compartilhou alguns de seus pensamentos sobre como ele abordaria os borgs e como a tecnologia moderna poderia desempenhar um papel na atualização do coletivo clássico:

Vá para o estilo do pintor [HR] Geiger e ao steampunk e encontre uma maneira de combiná-lo e talvez brincar com as cores e trazer a paleta dos tons de cinza e preto e encontrar alguns tons metálicos enferrujados e começar a definir a carne de uma maneira diferente. Se alguns desses membros são necróticos, alguns desses tubos estão bombeando a vida de volta para eles? Eles mudam de cor dependendo de quanto tempo eles estão no coletivo? O corpo fica vivo?

Há tantas coisas para brincar. É uma espécie de brincar com o que está lá e brincar com ele. Michael Westmore Jr. fez todos os lasers e luzes dentro e componentes de LED. Isso é algo hoje em dia com a impressão 3D, podemos avançar infinitamente mais. Podemos fazer muito mais iluminação e peças móveis.

Vendo os Breens por dentro?

Mais tarde Hetrick também pegou em uma sugestão de fã que ele concordou, dizendo que esperava ver o Breen em Star Trek: Discovery . Ele adicionou:

Ninguém no universo, conforme disse Worf, já viu o que aparece sob os trajes de refrigeração. Então, isso é definitivamente – quantas vezes eu puder colocar para fora – eu quero tirar uma daquelas roupas de refrigeração e ver como é um Breen.

Fonte: TrekMovie e TrekCore