Entrevista com Jonathan Frakes

Jonathan Frakes chegou a dirigir 14 episódios de Jornada, abrangendo A Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager, além dos filmes Primeiro Contato e Inssurreição. Frakes dirigiu três episódios da primeira temporada de Discovery e agora está também na segunda. Num recente bate papo com o site StarTrek.com, Frakes falou sobre sua experiência na Escola de Direção e seus trabalhos na franquia.

Como foi dirigir A Nova Geração?

Eu acho que aconteceu muito cedo na primeira temporada. Usei muitas visitas, e sempre fui atraído, ficava admirado, passeava, assistia, e estava curioso sobre uma posição de direção … No início da segunda temporada, expressei interesse ao Rick (Berman) por dirigir, e pude sentir seus olhos revirarem. Ele e eu éramos amigos, além de sermos companheiros de trabalho, e ele dizia: “Bem, você sabe o quê? Você vai ter que eventualmente treinar. Você não sabe nada sobre edição”. Ele vem de um fundo de edição, da Big Blue Marble , quando era produtor e editor. Então a maior mudança na minha vida foi obter a permissão e endosso de Berman e Bob … Não consigo me lembrar do sobrenome dele (Bob Lederman).

Que elementos de direção no início foram os mais difíceis de entender?

Decidir sobre os tamanhos das lentes foi mais difícil porque estava no filme. Quando você filma agora em digital, você pode literalmente alterar o tamanho de uma foto em, talvez, até 50%. Então, se a sua foto for muito ampla, você pode melhorar a pós-produção. Se a sua foto era muito ampla nos anos 80, você perdia a cobertura certa. Eu amo grandes closes na hora certa, então aprendi a ter cobertura suficiente para montar a cena com alguma elegância. Uma das coisas que Ed Brown, que foi o Diretor de Fotografia na primeira temporada, disse: “Nunca repita uma tomada em uma cena, se você puder ajudar, quando estiver cortando”. Isso me encorajou a obter mais tamanhos. Eu adoro perfis, então eu gostava de ter perfis, eram os anos 50 e eu era um grande fã do swingle, onde você vai e volta entre dois atores, uma vez para pegar o diálogo deles e uma vez para ter suas reações.

É muito importante, especialmente no início de sua carreira, quando você está tentando conseguir esses empregos, já que você não se encontra na sala de edição, ou o produtor não se encontra na sala de edição, depois de você vê que virou seu corte à procura de fotos que você não tem. “Bem, onde está o close nesta cena?” E os editores dizem: “Ah sim, eu não usei. Está bem aqui. ”Isso é o que você quer ter. O que não funciona bem é: “Onde está o close nesta cena?” “Ah, ele não filmou um.”

Quem foram os diretores que você viu e por quê?

Eu segui ver Cliff Bole. Eu segui ver Bob Scheerer. Rick Kolbe e segui ver Corey Allen, mas Corey não estava conosco muito depois do piloto. Eu lembro quando Corey estava fazendo um episódio. Eu acho que foi um dos nossos jogos de swing, e literalmente era apenas cavernas. Era apenas paredes cinzentas, e ele se sentava em uma cadeira dobrável e olhava para a parede, depois virava 45 graus e olhava para outra parede. Eu pensei: “Para que ele está olhando? Ele realmente vê uma diferença entre essas paredes?” Eu acho que, no fundo do seu coração, ele via. Mas sua paixão pelo artesanato foi o que mais tirei do Corey.

Para o seu primeiro episódio, você recebeu “The Offspring”. O quão útil foi para você, A, que foi um ótimo roteiro, e, B, que o episódio de muitas maneiras, não inteiramente, foi de duas mãos?

Eu tenho tido muita sorte toda a minha vida – e ser abençoado. Na televisão episódica, você está no capricho do episódio. Nós fizemos 26 por ano. Eles nem todos vão ser home runs. Haverá alguns verdadeiros fedorentos. Quando eu peguei “The Offspring”, Foi uma situação de agendamento, porque eu tive uma atuação leve no episódio anterior, então tive tempo de me preparar. Eu tinha finalmente, acho que em virtude da persistência, quebrado a resistência do Rick. Este foi o meio da terceira temporada, então eu estava sombreando por quase dois anos. Pacientemente, consistentemente. A vantagem de tudo isso foi que eu estava super preparado, e a empresa, na maior parte do tempo, apoiou muito minha tentativa de fazer isso. O departamento de som me deu um grande megafone que todos assinaram, me desejando sorte. Todos os atores me irritaram no set. Mas quanto a sua pergunta, foi um episódio de Data. Eu diria que sua média de acertos com episódios de Data é tão alta quanto qualquer personagem. A segunda grande coisa foi o roteiro de Rene Echevarria. Foi um roteiro de especulação, seu primeiro roteiro que havia sido comprado. Ele passou a um sucesso incrível. Eu trabalhei com ele novamente em Castle, onde ele estava dirigindo a série. Ele se tornou um dos nossos escritores. Ele se tornou parte dessa grande formação – Brannon, Ron, então nós vamos Rene, Shankar, Coto – que continuaram a ser grandes jogadores na televisão.

Então, este foi o primeiro de Rene, este foi o meu primeiro, e este foi um episódio de Data. Havia a magia de Hallie Todd como Lal, que me disse no primeiro dia: “Como devo fazer isso?” Eu disse: “Se eu estivesse fazendo isso, eu literalmente observaria Brent ser Data”. Você podia ver a lâmpada acesa e foi exatamente o que ela fez. Seus movimentos, gestos, linguagem corporal, ritmos, penso eu, foram influenciados pelas escolhas de Brent que fez como Data. Era específico para o fato de Data estar construindo Lal em sua própria imagem. Seja qual for a versão do androide. Além disso, foi um episódio de Whoopi, e Whoopi sempre adicionou um maravilhoso novo elemento a nossa série. Nós amamos tê-la. Nós amamos estar no set do bar panorâmico. O episódio teve a quantidade certa de drama e comédia. Foi muito emocionante, apenas em virtude de ser um episódio familiar. E as pessoas sempre dizem que sentiram mais emoção em torno de Data, que era o menos humano de qualquer um de nós. Eu sempre achei que era um grande crédito para Brent e um grande crédito para a escrita.

Então, a resposta curta é que todas as estrelas pareciam se alinhar. Patrick foi muito favorável. Eu tive um grande elenco de convidados. Os departamentos de câmera, iluminação e aderência, eu tinha relações de trabalho muito boas com eles. Lembro-me de que Bob Sordal, o responsável pelo set na época, que estava prestes a se aposentar, disse: “Sabe, Frakes, você me diz o que quer. Vamos construir o que quiser. Qualquer coisa”.

Isso é certamente boa vontade que você criou como ator …

Eu acredito nisso, sim. Também acredito que não fui arrogante e certamente me senti preparado. Então, eu acho que definitivamente tomei a decisão certa de seguir a direção. Na verdade, foi uma das melhores decisões que já tomei, porque tenho outro ofício. Eu gosto disso e sou melhor em dirigir do que em atuar.

Você passou a dirigir mais sete episódios de A Nova Geração. Em que momento você se sentiu em casa no set como diretor, como fez como ator?

Desde o começo.

Mesmo?

Sim. Sim. E eu tenho outras histórias interessantes. “Reunion” foi o maravilhoso, centrado em Worf com ele e seu filho. “The Drumhead“, eu tive Jean Simmons, que estava lá porque ela era uma Trekkie enorme. “Cause and Effect”, eu achei que Braga estava me irritando quando ele escreveu o roteiro e cada ato era a mesma coisa. Isso acabou sendo como um teste de direção, ou direcionando quebra-cabeças, ou direcionando desafios, o que eu realmente gostei. Eu também fiz “Sub Rosa”, aquele tipo selvagem de show com Gates e Duncan Regehr como Ronin, com a vela e o fantasma. Eu cometi um erro cardinal em “The Drumhead” como diretor, o que vou compartilhar com você.

Por favor faça.

Michael Dorn, em algum momento, disse que tinha que sair, então ele sussurrou em meu ouvido: “Existe alguma maneira que você poderia me tirar dessa cena? Eu disse: “Claro”, porque eu pensei que poderia obter todas as tomadas. É uma regra não escrita que você nunca deixa ninguém em cena sair antes de você passar para a próxima cena, literalmente. Mesmo se eles estão do outro lado da sala, qualquer coisa, você literalmente não deve deixar nenhum ator sair até que a cena esteja completa. E eu, claro, pensei: “Eu sei como fazer isso. Vou fotografar as tomadas de Dorn e tudo ficará bem”. E não é como se você tivesse um ator para quem você pudesse ligar de volta e dissesse: “Volte para cá”, porque era Turtle Head, e tinha 2 horas e meia de maquiagem.

Dorn já tinha ido há muito tempo e estamos fazendo uma tomada, onde Dorn estava de pé e não poderia ficar mais claro que o veríamos. Não apenas vê-lo, veríamos seu rosto. Então, o inteligente e talentoso Marvin Rush, com quem estou trabalhando agora em The Orville, e contei a ele a história. Eu disse: “Eu estraguei tudo. Deixei Dorn ir”. Ele disse: “OK, eu sei isso”. Nós chutamos isso, e ele conseguiu a tomada. Eu acho que foi de Jean, na verdade. Simmons estava falando, e conseguimos mover a câmera de um jeito onde nós entramos, pegamos um pedaço de alguém na fantasia de Dorn e depois voltamos para a próxima pessoa. Então nos retiramos, e pensamos que nos sentíamos Dorn na cena, mas nunca tivemos que ver seu rosto. Marvin Rush me salvou, e eu nunca soltei um ator até que uma cena foi feita desde então.

Além da A Nova Geração, você dirigiu Deep Space 9, Voyager, First Contact, Insurrection e agora Discovery, além de tudo o que você fez em sua carreira. Quão grato você é para Rick e A Nova Geração por começar tudo para você?

Rick mudou todas as nossas vidas quando começamos em A Nova Geração, para melhor. Rick especificamente mudou minha vida, permitindo-me, encorajando-me e apoiando-me como diretor. Quando ele me escolheu para fazer First Contact, nós realmente conseguimos fazer isso juntos. Televisão, ele estava na sala dos escritores e eu estava no set. Mas quando estávamos fazendo Primeiro Contato e Insurreição juntos, foi o melhor dos tempos criativos porque tivemos uma sensibilidade semelhante e um senso de humor similar, e gostamos do mesmo tipo de música. Eu falo com ele sobre isso toda vez que o vejo. E, às vezes, quando sinto algo em outro lugar, envio uma mensagem para ele e agradeço. Se não fosse por ele, você e eu não teríamos essa conversa.

Fonte: Star Trek.com