Entrevista com a figurinista de Discovery, Gersha Phillips

Star Trek Discovery trouxe dezenas de novos trajes como parte da “reinicialização visual” da série, desde o design de novos uniformes da Frota, roupas civis, armaduras do Universo Espelho – e agora os tons vermelhos, azuis e dourados da série clássica. Por trás de todo esse trabalho existe o nome de Gersha Phillips, a figurinista responsável por estes designers.

Durante a convenção Star Trek Las Vegas, o site TrekCore conversou com Phillips que comentou sobre os desafios de combinar o velho visual com os modernos estilos de vestuário para a série.

Que tipo de desafios você teve ao projetar e estética dos figurinos dos anos 1960 – tecidos um pouco mais simples, padrões semelhantes – e adaptá-los ao mundo de Discovery com técnicas e materiais muito mais avançados?

Bem, você sabe, eu pensei um pouco, e finalmente decidimos que manteríamos nossa silhueta do traje de Discovery, e depois levaríamos as cores da série original para a nossa estética. Então, acho que parece que funcionou muito bem.

Nós apagamos nossos metais, e fizemos um tom sobre tom com nossos painéis de compressão, e mantivemos nossa gola, o que eu acho que realmente parece ser um bom aceno para a Série Original. E a calça preta, que é outro aceno, mas também usamos nosso estilo e estética de Discovery .

Eu acho que parece bom e eu acho que funciona bem, e traz os dois juntos muito bem.

Em “The Cage”, onde nos encontramos pela primeira vez com o Capitão Pike – na época, o episódio não tinha o tradicional vermelho, azul e dourado –

Foi mais pastel.

Pastel, sim. Quando você estava desenvolvendo a segunda temporada, isso era uma consideração? Houve um tempo em que você estava procurando ir mais para esse visual de “Cage”?

Eu não pensei assim. Acho que, imediatamente, decidimos que iríamos com as cores tradicionais da série original e ficaríamos com isso. Você sabe, “The Cage”, embora tenha um lugar no folclore Trek, por exemplo, ainda não foi tão longe quanto a série original, e então eu sinto que esse foi o marcador de onde pegaríamos a informação.

Quando você estava trabalhando nos uniformes dos oficiais terráqueos – com o couro preto e assim por diante, o acabamento dourado – que tipo de influência você tirou da Série Original, dos uniformes do Universo Espelho, com as faixas e coletes e tudo mais?

Bem, eu definitivamente olhei para aquela série, aquele episódio, “Mirror, Mirror”. Eu realmente tinha as fotos, e toda a minha equipe olhava para isso também. Mesmo que nossas coisas não pareçam exatamente iguais, acho que há uma parte dela que parece similar. Como, por alguma razão, em minha mente, o look assimétrico vem daí.

Se você pensar em Kirk, você sabe, o colete que ele está usando, eu acho que é o que eu estou pensando também. E o ouro, que era um acerto definitivo para isso também. E então apenas mover algo que se parecia mais com ‘agora’ ou o futuro a partir de agora, como se fosse voltar atrás.

Houve um esforço para torná-los um pouco menos sexualizados? Obviamente eles são ajustados à forma e assim por diante, mas não há barriga nua, ninguém está andando com os braços para fora …

Sim! Não parecia a coisa certa a fazer, com Georgiou ou Burnham. Apenas não parecia certo.

Nós fizemos, na verdade, há uma foto que eu fiz como braços nus, onde eu meio que olhei para essa ideia, mas isso, ainda assim, eu não sei. Ninguém gostou dessas imagens! (Risos).

Como acontece com qualquer fantasia para uma produção filmada, você tem que trabalhar com cenógrafos e designers de produção para alinhar a estética das roupas ao cenário. Que tipo de trabalho você teve a ver com o Império Terráqueo para combinar com os uniformes?

Bem, na verdade, essa é uma ótima pergunta. Eu trabalhei muito com a designer de produção Tamara Deverell, desde o começo, quando tivemos uma reunião conceitual e começamos a falar sobre o Império Terráqueo.

Ela tinha ótimas fotos da arquitetura brutalista, o que me ajudou a informar o que eu faria com o figurino. Nós desenvolvemos uma impressão muito boa que usamos em tudo, que sobrepõe a impressão, e então eles pegaram e colocaram na nave – então é como se um liderasse o outro, o que é muito legal e uma ótima experiência.

Mas eu trabalho muito bem com Tamara e os outros chefes de departamento – Mario Moreira, também. Mas sim, é algo muito de mãos dadas, estamos sempre consultando, você sabe, certificando-se de que nossas coisas vão funcionar bem juntas e nossos figurinos funcionam bem com o departamento de figurinos – e tudo tem relação um com o outro também.

Aqui na convenção de Star Trek, os fãs estão realmente levando a sério todo o trabalho que você fez na última temporada. Como é ver as pessoas fazendo suas próprias versões de suas fantasias?

É impressionante. Muito orgulho … muito tudo. Eu estou tendo muitas emoções diferentes sobre isso. Tem sido uma experiência e tanto. Ver isso online é uma coisa, mas, na verdade, ver as pessoas e conhecê-las pessoalmente é tudo tão gracioso e maravilhoso.

É realmente uma experiência adorável, tenho que dizer. É fabuloso.

Fonte: TrekCore