O que ocorreu no painel de Discovery na Paleyfest, Parte 2

Na semana passada tivemos o painel Star Trek Discovery no PaleyFest LA em Hollywood, trazendo novidades sobre a série e seus personagens. Veja agora o que disseram  Anthony Rapp (Stamets), Wilson Cruz (Culber) e Shazad Latif.

 Final da temporada vai “fechar o círculo”

Durante o painel, Anthony Rapp abordou as preocupações que os fãs tem quanto ao fechamento de questões abertas nesta segunda temporada:

Eu acho que os últimos episódios realmente fecharão o círculo para as pessoas. Se fizemos o nosso trabalho, o que estava na página … ainda não (os episódios), mas o que estava na página nos scripts fecha o círculo; responde às questões que permanecem para as pessoas de como nos encaixamos. E acredito fortemente que isso deixará as pessoas satisfeitas. (…) Como alguém que se preocupa com a continuidade, até certo ponto, eu dizia: ‘Se isso não faz as pessoas felizes, não sei o que mais podemos fazer’.

Entrevista concedida ao site TrekMovie durante o evento.

o TrekMovie teve a chance de conversar com o ator Anthony Rapp sobre o motor de esporos, o que vem depois para Stamets, e como ele vê a segunda temporada se encerrando, levando à terceira temporada.  

Qual é o problema com a unidade de esporos? Ainda está doente a rede micelial? É totalmente funcional?

Meu entendimento é o que estava acontecendo com o jahSepp por causa da presença de Culber na rede micelial. Que houve uma espécie de “o que está acontecendo?” Quando chegamos e “o que é isso?” E então o estrago que estava sendo feito é que Hugh estava lá e se cobrindo com casca. Então, foi um mal-entendido, como Trek faz tantas vezes quando você pensa que uma coisa é o problema e acontece que não é o problema. Então, esse é o meu entendimento. Passar pela rede micelial não está causando nenhum dano, desde que não façamos nenhuma das coisas que Hugh estava fazendo.

E quanto ao dano ao Stamets, não estava enlouquecendo na primeira temporada?

Bem, não tenho certeza. É uma experiência intensa, mas o que foi realmente intenso na primeira temporada foram os 135 saltos. Isso foi uma loucura, fazer 135 saltos foi uma loucura. Eu acho – não sei ao certo – mas meu entendimento é que fazer saltos individuais em uma situação controlada, isso em si não é uma coisa prejudicial.

No início da temporada, Stamets não tinha nenhum propósito na Discovery e partiria para Vulcano. Isso agora está resolvido e o Stamets está de volta no Team Discovery?

Eu acho que neste momento da história é como – não necessariamente um pé dentro e um pé fora, mas não totalmente resolvido perfeitamente. Mas, inclinando-se para mais e mais perto dessa equipe novamente.

Você está trazendo de volta um pouco da primeira temporada, especialmente quando Stamets estava lidando com Jett Reno? Você ficou legal até o final da primeira temporada, mas ainda há alguns Stamets rabugentos?

Há Stamets rabugentos, mas Stamets rabugento só está lá quando há trabalho a ser feito. O Grouchy Stamets não tem paciência, nem desperdiça tempo. Então, não é como ser apenas aleatório para as pessoas. Se você está interferindo com minha capacidade de fazer meu trabalho, posso ficar um pouco rabugento com você.

O que você pode dizer sobre os últimos quatro episódios e os desejos da terceira temporada?

O que posso dizer sobre os quatro finais é se fizemos nosso trabalho – com base no que estava na página e com base no trabalho que fizemos no set – deve ter uma sensação de conclusão poderosa em todas as histórias e todos os tópicos nós carregamos para estas duas primeiras temporadas. E então isso nos levará a algo muito legal para a terceira temporada.

Culber precisa de tempo para se acostumar

Quando perguntado sobre o rompimento pós-ressurreição de Hugh Culber com seu parceiro Paul Stamets, o ator Wilson Cruz forneceu algum contexto, com um pouco de leveza:

Eu vejo isso como este homem que voltou dos mortos está tentando descobrir como viver. Eu só acho que ele está tentando salvar Paul Stamets um pouco do trauma dizendo: “Você sabe que eu preciso de um minuto para descobrir o que esta coisa faz.” [Aponta para seu corpo] Porque é intocado, eu não sei se você percebeu.

Anthony Rapp, também falou sobre esse assunto, dizendo:

Ainda estamos no meio disso e as coisas continuam a evoluir. Somos gratos por termos nos dado algo autêntico, complicado e rico. Se você voltasse, você apenas lavaria suas mãos daquilo e terminaria. Esse é o jeito antigo de fazer TV. As coisas aconteceriam e os personagens não seriam alterados por isso.

O tópico terminou com Cruz notando que Culber está adotando uma abordagem de Marie Kondo para sua nova vida:

Eu amo o fato de que nós – os escritores e Alex – aproveitamos a oportunidade para dizer quem é essa pessoa? Vamos descobrir e acabar com ele. Eu adoro que Hugh esteja olhando para sua vida e veja o que faz a alegria. Eu tenho essa segunda chance na vida. O que funcionou antes e o que poderia ter sido melhor. Talvez haja algumas coisas que não funcionam mais porque esta é uma nova vida e uma nova oportunidade.

Shazad fala sobre Tyler na Seção 31

Como convidado da semana passada no The Ready Room, Shazad Latif explicou as motivações de Ash Tyler na segunda temporada, e por que ele entrou para a Seção 31:

No episódio 10 ele disse que não acredita nas táticas de Leland, mas acredita em sua causa. E acho que esse é o ponto principal. Ele está tentando fazer as coisas para o bem maior e tentando não ferir as pessoas. E se eles tiverem que fazer alguma coisa, talvez um pouco desonestoa, vale a pena pelo bem maior … Ele não quer ser o cara mau de novo.

No entanto, em “Infinito Perpétuo”, Tyler acaba confrontando Leland, que foi tomado pelo Controle, levando-o a questionar algumas de suas escolhas:

Eu acho que ele pensa agora: “Oh, vamos lá, eu pensei que isso era uma boa organização”. Ele quer sangrar essa bondade naquele lugar, mas isso é muito difícil se o Controle estiver lá. Eu acho que ele está em choque. Eu acho que no último momento ele estava tentando salvar todo mundo.

Ash é um cara solitário

Shazad continuou explicando como sua história lhe deu um novo foco, mas isso resulta em uma vida solitária:

O principal é a limitação de danos para ele. Ele acumulou esses danos colaterais prejudicando as pessoas ao longo do caminho. Na vida, nós apenas tentamos machucar as pessoas menos … Eu acho que ele está dizendo: “Eu estou tentando não machucar mais a Michael, eu não quero mais machucar a L’Rell. Eu quero fazer o bem como soldado”. Ele só quer fazer menos e ter esperança. Porque ele passa muito tempo agora sentado sozinho no refeitório. Ele é apenas alguém deixado de lado por conta própria. Ele é muito solitário.

No episódio “The Red Angel” houve um momento em que Michael e Ash puseram de lado suas diferenças com um beijo, mas Latif ressalta que isso não era um verdadeiro reviver de seu relacionamento. Ele explica porque Michael fez isso dizendo:

“Eu preciso dizer adeus no caso de você morrer”, essa é a coisa especial, eles encontram tempo para isso e sempre vão. Mas como ele quebrou essa confiança, eu não acho que ele possa voltar a certas coisas. Especialmente pelo que eles passaram.

Latif continuou dizendo que agora vê Tyler mais como guardião de Burnham do que como namorado:

Eu acho que eles sempre vão ter um lugar no coração um do outro. Existe um amor lá, mas desde que essa confiança foi quebrada, eu acho que é difícil voltar. Mas eu acho que eles sempre vão encontrar tempo … Ela está passando por tantas coisas emocionais, como sua mãe voltando dos mortos. Eu acho que é demais para alguém lidar. Mas ele sempre tentará protegê-la agora. Ele é mais como um guardião agora. Ele sempre fará com que ele não a machuque mais … Mas se eles ficarem bêbados juntos, quem sabe o que vai acontecer?

A barba de Tyler

Uma das grandes mudanças na segunda temporada foi a barba e o cabelo de Tyler, que começou bastante grande em “Point of Light”. O ator revelou que o cabelo foi ideia dele, e algo que ele queria fazer na primeira temporada:

Cheguei com cabelos longos com a primeira temporada. Eu meio que “pegue isso”, porque quando eu faço a barba e meu cabelo é curto, eu olho para as nove. Eu disse a mim mesmo: “Este é um visual melhor”. Nós acabamos fazendo a barba e fazia sentido quando Ash Tyler estava crescendo, mas eu pedi para fazer meu cabelo crescer porque se ele estivesse com os Klingons por seis meses, ele não teria tempo para ir ao cabeleireiro. Ele está se concentrando. E também os klingons em tempos de paz cultivam seus cabelos. Ele queria assimilar. Ele queria dizer: “Olha, eu sou um klingon”. Ele estava tentando ser um embaixador: “Eu sou um de vocês, eu não me pareço mais com você, mas vou crescer meu cabelo”. Voltando para a Frota Estelar, ele volta ao barbeiro, e vai dar uma aparada.

Mary Chieffo fala sobre L’Rell e o Império Klingon

Em “Point of Light”, vimos muitas mudanças para os klingons tanto fisicamente quanto em sua sociedade. Você pode nos contar como você se sentiu sobre essas mudanças, e se mudou como você interpreta L’Rell?

Eu realmente gostei de como consegui explorar um lado mais suave de L’Rell, a metáfora dela literal e metaforicamente deixando-a cair. Dentro do episódio, você tem que ver um pouco mais em seu mundo. Eu realmente gostei da mudança estética como chanceler. Essa é uma das minhas coisas favoritas, porque eu sou uma mulher curvilínea de quase dois metros de altura e Gersha [Phillips] e sua equipe estavam projetando essas roupas de alta costura para mim. Foi uma grande emoção ver o processo de construí-la e torná-la funcional. Eu digo que Ginger Rogers falou sobre fazer tudo para trás nos saltos e eu estava fazendo tudo para trás nos saltos com duas espadas e próteses. Então, tem sido um desafio muito divertido e acho que levou tudo para o episódio 11.

Como atriz era mais fácil para você trabalhar principalmente em inglês, ou isso lhe dava mais distância de ser Klingon?

O falar em inglês e falar em klingon é algo em que nós celebramos os dois atores. É muito bom mergulhar e trabalhar muito e fazer Klingon. Mas eu vou dizer que todos nós sentimos um certo alívio por realmente podermos nos engajar uns com os outros mais rapidamente. Ken [Mitchell] e Shazad [Latif] e eu somos muito próximos e adoramos sair. Eu brinco que esse episódio foi como o Acampamento de Verão Klingon, porque estávamos lá praticamente por um mês, por causa de acessórios e tudo mais. Nós estávamos todos ficando no mesmo lugar e corríamos filas e havia um aspecto mais lúdico de como ensaiamos, em oposição a ter que de ser muito disciplinado em bater em cada [som klingon]. Obviamente, nós trabalhamos muito duro na última temporada e estamos muito orgulhosos de todos os klingons que falamos,

E as mudanças na maquiagem mudaram sua interpretação do personagem?

Sim, acho que ela está se aproximando cada vez mais do meu rosto. Mas ainda é muito diferente. Mas acho que isso me lembrou, o que eu sempre achei ser verdade, é que o coração dela e a alma dela são muito parecidos com os meus, são apenas as circunstâncias externas que moldaram quem ela é. Então, foi apenas um bom lembrete para eu realmente deixar a L’Rell ter elementos das minhas vulnerabilidades e do meu coração.

Você espera estar de volta para a terceira temporada?

Eu gostaria. [risos]

Fonte: Trek Movie