Star Trek: Discovery ganha seu primeiro Emmy

A Academia de Artes e Ciências Televisivas dos EUA apresentou neste fim de semana os chamados Emmys Criativos, os prêmios técnicos daquele que é o Oscar da TV americana, e Star Trek: Discovery faturou sua primeira estatueta. Foi pela maquiagem com próteses do episódio “If Memory Serves”, que trouxe de volta os talosianos à franquia, repaginados para o século 21.

Foi uma das quatro indicações que a série teve em sua segunda temporada. Discovery também disputou o Emmy de melhor sequência de abertura, melhores efeitos visuais (pelo episódio “Such Sweet Sorrow, Part II”) e melhor edição de som (pelo episódio “Such Sweet Sorrow, Part II”). Nesses três prêmios, foi batida por Game of Thrones, que, por sinal, também disputou o prêmio de melhor maquiagem com próteses (mas não levou!). A série da HBO que teve sua última temporada exibida em 2019 foi naturalmente a grande vencedora do fim de semana.

Na primeira temporada, Discovery havia sido indicada a dois Emmys, melhor maquiagem e melhor edição de som, mas não levou uma estatueta para casa. Agora, com a vitória do segundo ano obtida pela equipe de maquiagem de Glenn Hetrick, James Mackinnon e Neville Page, a série se junta a praticamente todas as suas antecessoras na franquia, que também foram premiadas com Emmys. Apenas a Série Clássica, apesar de ter recebido indicações de peso, como melhor série dramática e melhor ator coadjuvante (Leonard Nimoy), nunca venceu um Emmy. A primeira vitória de Star Trek no Emmy foi com a Série Animada, em 1975.

Desde então, A Nova Geração faturou 18 Emmys, Deep Space Nine conquistou 4, Voyager levou 7 e Enterprise levou 2 — em todos os casos, em categorias técnicas. A única vitória da franquia entre as categorias principais foi com mesmo com a Série Animada, como melhor programa infantil.

A cerimônia dos prêmios principais do Emmy deste ano será realizada no dia 22 de setembro, sem a presença de Star Trek. Discovery, por sua vez, segue na produção de sua terceira temporada, em Toronto, no Canadá, com estreia esperada para 2020.