Easter Eggs e referências em “The Impossible Box”

Enquanto você aguarda o sétimo episódio de Star Trek: Picard veja os easter eggs e curiosidades do episódio anterior, “The Impossible Box”.

Todo episódio de Picard apresenta referências e informações escondidas das séries e filmes anteriores.

Você conseguiu descobrir todas elas? Confira a nossa lista!

Imagens no computador de Picard

Quando Picard pede ao computador para procurar as palavras “the artifact, treaty and the borg” aparecem algumas imagens de borgs do filme Star Trek: First Contact e do episódio de A Nova Geração, “The Best of Both Worlds”, onde Picard também vê, em flashbacks, sua imagem como Locutus, logo que chega ao cubo.

Interessante observar que a interface usada por Picard e rotulada como “Sistema de acesso / recuperação de computadores em bibliotecas”, tem semelhança ao sistema LCARS usado em A Nova Geração. Foram desenhados originalmente por Michael Okuda.

Outra imagem conhecida que aparece na tela do computador é a do jovem Hugh como “Três de Cinco”, sua designação borg no episódio de A Nova Geração, “I, Borg”.

Resultado de imagem para Romulan Continuing Committee star trek picard

Assim como um vislumbre do “Romulan Continuing Committee”. Este comitê era um dos mais altos órgãos de governo do Império Romulano. Liderado pelo Pretor, o Comitê era formado por membros do Senado e por outros funcionários de alto escalão. O comitê da foto foi mostrado no episódio da série Deep Space Nine, “Inter Arma Enim Silent Leges”.

Figuras de madeira no quarto da Soji

São figuras usadas como modelo para pintura e podem ser uma referência ao Data, que frequentemente pintava em A Nova Geração.

Adventures of Flotter

Quando Soji procura seus pertences no quarto, ela encontra uma lancheira com a inscrição “The Adventures of Flotter”. Esta era uma série de holoprogramas infantis, utilizados por Neelix nos episódios da série Voyager,  “Once Upon a Time” e “Lineage”, ambientados na Floresta da Eternidade, onde personagens coloridos como Flotter, Trevis, Stinger e Ogre of Fire , que representavam elementos naturais ou forças da natureza), ajudavam a ensinar habilidades de raciocínio dedutivo.

Pinochio

Quando Soji está interpretanto seu sonho, ela se vê como um boneco de madeira, que lembra Pinochio. No episódio de A Nova Geração, “Measure of a Man” Riker desliga Data e diz “Pinochio está quebrado”.

Latinum

Na cena em que Rios conforta Raffi, a bordo da nave La Sirena, ele diz que ela perdeu a aposta ao afirmar que Soji não estava viva. Rios diz que Raffi lhe deve duas barras de latinum. O latinum era a base de moeda usada nas negociações que ocorriam no bar do ferengi Quark na série Deep Space Nine.

Omicron Radiation

Narek obtem a informação que ele precisava de Soji, e depois a tranca na sala de meditação, deixando lá a caixa de brinquedo, que abre e solta radiação omicron. Esta radiação é uma forma de energia que pode ser criada por reações matéria-antimatéria e que pode ser tóxica para certas formas de vida humanoide. Isso foi mostrado ou mencionado nos episódios de Enterprise “Cogenitor” e “Regeneration”; em Deep Space Nine “Shadowplay”; e em Voyager “The Cloud” e ” Nemesis”)

Sikariano

Quando Hugh abre o portal na sala da Rainha Borg, ele revela uma nova tecnologia, adquirida pelos borgs ao assimilarem os sikarianos. Os sikarianos eram uma raça tecnologicamente avançada, tendo produzido tecnologias incomuns, como o sensor atmosférico e a trajetória espacial (“spacial trajector”), que podia transportar instantaneamente uma pessoa até quarenta mil anos-luz de distância. Em 2371, tripulantes do USS Voyager tentaram comprar essa tecnologia, mas não conseguiram. De qualquer maneira, foi feita uma troca secreta, mas o aparelho se mostrou incompatível com a tecnologia da Federação devido à emissão de anti-neutrinos. Isso ocorreu no episódio de Voyager, “Prime Factors”.

Soji menciona que este aparelho pode transportar pessoas até 40 mil anos luz de distância. De onde ela tirou essa informação ainda é um mistério.

 Nepenthe

Jean-Luc Picard, antes de entrar no portal, pede a Chris Rios para encontrá-lo em Nepenthe. Este é o título do próximo episódio. A palavra literalmente significa “aquele que afasta as dores” e era uma planta que aliviava melancolia. É mencionada na mitologia grega, com suposta origem no Egito. A primeira referência a esta droga surge na Odisseia de Homero, onde é uma poção que Helena de Troia dá a Telêmaco para que este esqueça a dor e a desgraça. Muitos estudiosos acreditam que nepenthe poderia ser uma preparação à base de ópio, talvez semelhante ao láudano; os efeitos do nepenthe, descritos na literatura são semelhantes aos dos opiáceos.

Um sistema planetário com um nome semelhante, o sistema Nepenthe, foi introduzido pela primeira vez no videogame “Star Trek: Bridge Commander”.

E aí, você encontrou mais alguma outra referência?