Kenneth Mitchell fala sobre Lower Decks e Discovery

Em entrevista ao site SciFiWire, o ator Kenneth Mitchell falou sobre suas participações no oitavo episódio de Lower Decks e na terceira temporada de Discovery e também sobre sua vida com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O capitão Seartave, um inseto estranho no episódio “Veritas” de Star Trek: Lower Decks, foi dublado por Mitchell, que também emprestou sua voz a dois papéis adicionais: um guarda da Federação no museu e um soldado romulano. Em Star Trek: Discovery, ele interpretou três klingons diferentes, elevando assim seu número total de papéis em Star Trek para seis, representando quatro espécies diferentes.

Mas para a comunidade de fãs de Star Trek, Mitchell é muito mais do que um ator talentoso, que pode atuar em uma variedade de papéis. Ele também é alguém querido pelos fãs, por sua força diante das adversidades da vida real. Em 2018, Mitchell foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma aflição debilitante, que obriga Mitchell a usar uma cadeira de rodas motorizada desde 2019. E ainda assim, como os nobres guerreiros klingons que ele interpretou, Mitchell continua trabalhando e suas últimas participações em Lower Decks são apenas o começo.

Segundo ele:

Trabalhar em Lower Decks é a última vez em que me lembro de andar, antes de estar em uma cadeira de rodas motorizada. Lembro-me de subir as escadas para entrar no estúdio e na cabine de gravação, e lembro de ter me divertido muito com Mike McMahan, o showrunner, e com a equipe. E então, eu me lembro de descer as escadas, mas ter problemas para descer. Mas, para ser honesto, essa é a minha última lembrança de andar sozinho. E, como esta é a última memória, ela é muito especial.

Mitchell tem clareza sobre o que significa a doença, não só para sua vida, mas para a vida de sua família. Ele é pai de dois filhos e diz que é egoisticamente grato pelo tempo extra que as quarentenas do COVID lhe deram com seus filhos.

Felizmente, sinto que vivi uma vida e um mantra do qual, antes do diagnóstico, me orgulhava. Mas é certamente difícil e criou uma mudança no meu foco. Estou mais do que nunca focado na minha família. Meus filhos são tudo para mim. Pensar neles tem sido a parte mais difícil. Eu não quero deixá-los.

Afirmou ainda que seu último papel em Discovery estava ligado ao que ele estava passando quando foi filmado. No episódio de 2019, “Through the Valley of Shadows”, Mitchell interpretou o klingon guardião do tempo Tenavik, que dá ao capitão Pike (Anson Mount) uma escolha terrível: comprometer-se com um futuro no qual Pike está permanentemente aleijado ou perder toda a galáxia.

Kol, Kol´Sha e Tenavik

Para os trekkies, esta história adicionou outra camada ao eventual destino de Pike na Série Clássica, transformando a tragédia em algo que Anson Mount descreveu como uma vitória.

Quero dizer, essa foi uma experiência muito especial para mim. Foi também um dos papéis que fiz quando fui diagnosticado. Então, fazer parte da expansão da história de Pike foi uma experiência realmente incrível. Sua história vendo seu futuro e as escolhas que ele tem que fazer são muito paralelas ao que estou passando. Foi muito significativo nesse nível.

Começando com Kol na primeira temporada de Discovery e depois com Kol’Sha e Tenavik, na segunda temporada, nos acostumamos a ver Kenneth Mitchell como um klingon. Mas, como noticiamos no Trek Brasilis, na terceira temporada de Discovery, ele estará de volta, só que desta vez, ele vai interpretar um humano. Ele admite que está triste por não ter sido capaz de “ter a mesma camaradagem com o departamento de próteses”, mas também está feliz por ter “mais três horas de sono pela manhã”, porque ele não precisava estar em uma cadeira de maquiagem, entrando nos personagens klingons.

“Para o novo personagem da 3ª temporada de Discovery, trabalhei muito com Mario Moreira, no departamento de adereços e com o departamento de efeitos especiais. Você pode pensar o que quiser disso”, brinca Mitchell, sem falar muito do novo papel.

Eu só vou dizer que é muito legal e muito único e algo que não aconteceu muito em Star Trek. Acho que foi especial eles adaptarem esta parte para mim. Eu acho que será significativo para a comunidade trekkie e além.

Depois da 3ª temporada da Discovery, Mitchell diz que não tem certeza do que vem a seguir. Ele diz que está encontrando muito com Anson Mount e Ethan Peck e não está descartando aparecer em Star Trek: Strange New Worlds. E termina dizendo:

Fazer parte de Star Trek me deixa inspirado e me dá um propósito. Espero que isso continue.

A terceira temporada de Discovery estreia no dia 15 de outubro, pela CBS All Access, nos Estados Unidos e dia 16 no Brasil, pela Netflix.