CBS está preparando uma série do Sisko?

O Alerta do Badgey Brasilis é uma coluna do Trek Brasilis que visa checar fatos e combater notícias falsas.

Olá, pessoal. Eu sou o Badgey Brasilis. Posso te ensinar uma lição? Um rumor que tem circulado pelo fandom chegou até mim, com um pedido de checagem.

É verdade que a CBS está estudando uma nova série solo do Benjamin Sisko, personagem de Deep Space Nine?

Impossível refutar essa afirmação, mas é altamente improvável.

A “notícia” foi publicada no site estrangeiro Giant Freakin’ Robot, conhecido por publicar notícias falsas e explorar clickbait (chamadas sensacionalistas com o objetivo de atrair a audiência, sem se preocupar com a veracidade do conteúdo). O site pegou carona num rumor publicado pelo We Got This Covered (fonte também pouco confiável, como mencionamos aqui) 2 semanas atrás sobre um possível retorno de Sisko à franquia, sem necessariamente ser com uma série própria.

A informação também foi divulgada pelo site brasileiro Meio Bit, que mescla notícia com opinião e aponta como fonte a matéria original do Giant Freakin’ Robot.

O portal americano não tem o selo de aprovação do Rotten Tomatoes. Os reviews do GFR só podem ser publicados no RT após passarem pelo crivo de três jornalistas especializados do site, ao contrário de reviews de outros portais de entretenimento de credibilidade.

Além disso, vale lembrar que a possibilidade de um retorno do ator Avery Brooks é muito baixa. O intérprete de Sisko já está aposentado e nem ao menos deu as caras no recente documentário What We Left Behind, sobre os bastidores de Deep Space Nine.

Por todas essas razões, embora seja impossível demonstrar que se trata de notícia falsa, podemos concluir que é altamente improvável que uma série focada em Sisko e estrelada por Avery Brooks esteja sendo produzida pela CBS.

O que, no fim das contas, é uma pena. Quem não gostaria de ver novamente o icônico Benjamin Sisko em tela em uma aventura solo? Porém, serve também como lembrete: notícia falsa nem sempre é negativa. Muitas vezes pode ser positiva também, com o objetivo de gerar audiência ou criar frustração posterior, quando a “notícia” positiva não se confirma. É muito importante, portanto, estar de olho na credibilidade de quem traz a informação, no quanto ela errou no passado e se seu modus operandi a cada nova publicação segue o mesmo padrão característico de informação não verificada ou clickbait.

Você tem alguma “notícia” que gostaria de ver checada pelo Badgey Brasilis? Mande para a gente, clicando aqui!

E siga o Badgey Brasilis no Twitter.