Will Smith pode protagonizar um filme de Star Trek?

O Alerta do Badgey Brasilis é uma coluna do Trek Brasilis que visa checar fatos e combater notícias falsas.

Olá, pessoal. Eu sou o Badgey Brasilis. Posso te ensinar uma lição? Um rumor que tem circulado pelo fandom chegou até mim, com um pedido de checagem.

É verdade que a Paramount está estudando trazer Will Smith para protagonizar um filme de Star Trek?

Impossível refutar essa afirmação, mas é altamente improvável.

A “notícia” foi publicada no site estrangeiro We Got This Covered, reconhecido por publicar notícias falsas e explorar clickbait (chamadas sensacionalistas com o objetivo de atrair a audiência, sem se preocupar com a veracidade do conteúdo).

No Manual de Redação do Trek Brasilis, usado pelos nossos colaboradores como referência para a produção de conteúdo para o site, o We Got This Covered é listado como uma fonte não confiável. Isso significa que jamais publicaremos algo que saiu por lá, a não ser que outra fonte, confiável, tenha fiado aquela informação.

A estratégia que o We Got This Covered usa para tentar emular confiabilidade baseado em fake news aparece com clareza na publicação sobre Will Smith. O site não cita fontes (o que em princípio não seria problema, afinal, é possível que jornalistas tenham fontes que precisam se manter anônimas), mas atribui a “novidade” à mesma pessoa que teria reportado um rumor que mais tarde se confirmou como verdadeiro.

No caso em questão, o tal “rumor verdadeiro” foi o anúncio da série do capitão Pike, Strange New Worlds, uma bola cantada há mais de ano, convenhamos. Ainda assim, essa referência faz parecer que há credibilidade quanto à nova informação. Mas cuidado. Uma olhada mais atenta mostra que não é esse o caso.

Primeiro, porque a Paramount e a CBS continuam com planos separados para Star Trek. Apesar da fusão corporativa e da criação da ViacomCBS, os estúdios de cinema e TV continuam tendo gestões separadas, e é pouco provável que a tal “fonte” tenha o mesmo nível de informação interna nas duas pontas.

Segundo, porque a tal “fonte” já serviu de suporte a várias outras “notícias” que não se confirmaram, como a de que o estúdio estava planejando um filme de cinema baseado em Star Trek: Discovery, ou que Jennifer Lawrence, Robert Downey Jr. e Brie Larson também estivessem na mira da Paramount para um filme da franquia.

Também fica evidente que o We Got This Covered está mais preocupado em gerar audiência do que em bem informar seus leitores pela enorme quantidade de notícias patentemente falsas que ele publica, atribuídas a fontes anônimas em fóruns de internet. Alguns exemplos: que a CBS teria decidido cancelar Discovery, Lower Decks, Short Treks e Picard, ou que Patrick Stewart não estivesse querendo retornar para a segunda temporada de Picard (repare que eles também não têm o menor problema em divulgar boatos que são inconsistentes entre si, nem parecem dispostos a checar boatos de terceiros com as tais “fontes boas” que dizem ter).

Por todas essas razões, embora seja impossível demonstrar que se trata de notícia falsa, podemos concluir que é altamente improvável que a Paramount de fato esteja sondando Will Smith para um papel em Star Trek.

O que, claro, é uma pena. Trata-se de ótimo ator, que ficaria muito bem num uniforme da Frota Estelar. Mas serve também como lembrete: notícia falsa nem sempre é negativa. Muitas vezes pode ser positiva também, com o objetivo de gerar audiência ou criar frustração posterior, quando a “notícia” positiva não se confirma. É muito importante, portanto, estar de olho na credibilidade de quem traz a informação, no quanto ela errou no passado e se seu modus operandi a cada nova publicação segue o mesmo padrão característico de informação não verificada ou clickbait.

Você tem alguma “notícia” que gostaria de ver checada pelo Badgey Brasilis? Mande para a gente, clicando aqui!

E siga o Badgey Brasilis no Twitter.