Cinzas de James Doohan foram levadas à ISS

James Doohan, o Montgomery Scott da Série Original, teve o espaço como sua fronteira final. O empresário Richard Garriott revelou ter levado em segredo as cinzas do ator para Estação Espacial Internacional (ISS). Fã incondicional de Jornada, Garriott transportou as cinzas para a ISS em sua missão de 12 dias no espaço como astronauta particular no ano de 2008, a pedido do filho do ator, Chris Doohan. Garriott revelou a informação em uma entrevista de natal ao The Times

Chris Doohan também comentou que era um sonho de seu pai conhecer a Estação Espacial Internacional. Pedidos oficiais para que as cinzas de James Doohan fossem mandadas para ISS foram infelizmente negados. Todavia, Garriott, astronauta que iria ir para a estação, levou as cinzas do ator canadense para o espaço de forma escondida.

Richard Garriott durante sua passagem pela Estação Espacial Internacional em 2008

“A família dele ficou muito grata pelas cinzas dele terem chegado lá, mas ficamos desapontados por termos tido de esconder isso por tanto tempo”, disse o astronauta. “Agora já se passou tempo suficiente para contarmos. Até onde eu sei, ninguém viu ou tirou do lugar. James Doohan está descansando entre as estrelas”.

As cinzas de Doohan foram colocadas dentro de um cartão laminado e escondidas sob o revestimento da Estação Espacial Internacional

Chris Doohan também comentou sobre ter que manter segredo tanto tempo:

O Richard disse que teríamos que manter isso em segredo por um tempinho e aqui estamos, 12 anos depois. O que ele fez significou muito para mim, muito para a minha família e teria significado muito para o meu pai.

Garriott também contou que colocou uma foto de James Doohan junto às cinzas. Ninguém sabia da história até então, tirando ele e a família do ator. Segundo ele foi completamente clandestino.

Não foi a última vez que as cinzas do ator visitaram o espaço. Em 2012, parte das cinzas viajaram ao espaço a bordo do Falcon 9, da SpaceX.