Doug Jones fala sobre a face humana de Saru

No mais recente episódio de Star Trek: Discovery, “Su’Kal”, vemos o Capitão Saru mudar sua aparência, transformando-se em humano, em razão de um programa sofisticado de Holodeck. Num bate papo com o site TrekMovie, o ator Doug Jones fala sobre este desafio na atuação como Saru de face humana e como ele se sente na cadeira de capitão da USS Discovery.

Doug Jones começou explicando como foi trazer para sua performance como humano o lado original de Saru.

Bem, esse foi o truque e a confusão para mim pessoalmente. Fiz muitos humanos ao longo dos anos, mas nunca interpretei Saru como humano. Eu queria ter certeza de manter sua persona intacta, embora sua aparência tivesse mudado muito. Então, seu padrão de fala e voz, isso já era uma parte de mim. Então eu entendi. Seus gestos cavalheirescos talvez e uma fluidez nas mãos. Mas o calçado muda tudo. Quando estou com minhas botas de casco, isso muda minha postura, meu porte de quadril, meu passo. Então, quando eu tive que andar, foi quando eu pensei, “Ok, o que eu faço aqui? Oh puxa”. Porque estou de botas baixas. O que eu vou fazer? Então eu tentei dar a ele um escorregar suave que era o estilo Saru, mas ainda tinha que ser humano. Tentei criar um híbrido. Não sei se funcionou ou não.

O ator Bill Irwin veio como convidado especial para fazer o Kelpiano Su’Kal. Anteriormente, a produção queria que o próprio Jones fizesse Su’Kal, mas o ator achou que seria trabalho demais.

Nunca tínhamos nos encontrado antes. Mas tínhamos ouvido pessoas falarem muito um do outro ao longo dos anos. Houve alguma conversa sobre este Kelpiano. Alex Kurtzman me ligou para perguntar, “Você estaria interessado em interpretar esse personagem? Então você pode fazer contra você mesmo?” E já fiz isso antes, onde interpretei dois personagens ao mesmo tempo. Mas eu disse: “Oh, uh, NÃO”. Isso daria uma tonelada de trabalho.

STAR TREK: DISCOVERY Review: “Su'Kal" • TrekCore.com

Então, Kurtzman disse: “Bem, eu tenho um relacionamento com Bill Irwin, posso ligar para ele”. Se você conseguir pegar o Bill, essa é a resposta. A discussão acabou, chame Bill Irwin! Eu tenho sido um grande fã dele. Como performer e ator, ele é muito fundamentado e preciso. Oh, eu sabia que ele iria conseguir. Então, felizmente, quando Bill estava sendo cortejado para ser Su’Kal, eles nos colocaram no telefone, antes que ficasse fechado o convite, para falar sobre todas as coisas do Kelpiano. Bill e eu fomos capazes de falar um com o outro ao telefone, e foi muito, muito doce. Felizmente, fecharam o negócio e acho que o que ele fez com Su’Kal foi mágico. Ele trouxe uma qualidade tão infantil para ele. Eu realmente acredito que era um Kelpiano que nunca tinha visto outro ser vivo que respirava desde que era criança.

Jones comentou como Bill trabalhou na performance de seu Kelpiano.

Eu tinha falado com ele ao telefone e como Bill já é um mestre, fisicamente, ele mesmo, eu realmente não precisei trabalhar pessoalmente com ele. Ele tinha visto uma filmagem minha; eles mostraram a eles alguns episódios antigos. E então ele viu o que é um Kelpiano. E havia confiança absoluta de que ele sabia o que estava fazendo para receber essa informação. Mas ele também estava fazendo isso sozinho. Ele não estava imitando outro Kelpiano. Ele se tornou seu próprio Kelpiano, com os traços da espécie, mas com sua própria personalidade, e sua própria aparência infantil … ele tinha uma postura que eu não tinha que eu achava que realmente funcionava para ele.

A cadeira de capitão para Saru

Antes do início da terceira temporada, chegou a ser comentada a questão sobre a cadeira de capitão da nave Discovery, que poderia ser uma disputa entre Saru e Michael. Jones avalia a situação do capitão Saru e o seu comando na terceira temporada.

Acho que ele está bem. [risos] Oh, ele ainda se questiona o tempo todo, embora tenha confiança e não viva o medo que vivia. Acho que a realidade de qualquer posição de liderança é: você está sempre tomando a decisão certa sem questionar? Não creio que ninguém seja jovem e Saru está muito ciente disso. Então, quando o almirante o puxa para um canto para ter uma pequena sessão de treinamento sobre o que você pode querer considerar fazer de forma diferente, Saru compreende tudo isso. Há espaço para melhorias? Claro.

E a questão é que Burnham e Saru tiveram um respeito um pelo outro que cresceu como um irmão e uma irmã teriam. Quando você os encontra no início da série, eles são como um irmão e uma irmã adolescentes brigando um com o outro. Agora somos irmão e irmã adultos e realmente não há outra pessoa mais importante no mundo do que essa outra pessoa. Então, nós dois estamos torcendo um pelo outro. Confiamos na liderança um do outro. Agora, ela fica um pouco desonesta. E Saru está ciente disso. Mas quando ela fica desonesta, sempre tem um resultado muito positivo, onde ela enxerga através dos problemas para encontrar a resposta. Então, eu não sei. Os capitães da nossa série sempre foram uma cadeira musical. Então, ninguém sabe ao certo por quanto tempo eles vão ter. Mas Saru se sente confortável o suficiente lá, mesmo com tudo o que ele ainda precisa aprender.

Jones ainda falou a respeito de sua frase de efeito como capitão, assim como Kirk, Picard, Pike. Esse trabalho ainda estaria em andamento?

[Risos] Oh, gostaria que fosse uma resposta sim ou não. Depois de passarmos pelo “executar” e “continuar”, acho que pousamos no “continuar” e as pessoas pareceram concordar com isso. Não sei se voltamos a revisitar isso. Não me lembro porque filmamos há mais de um ano. [Risos] Não consigo me lembrar do que disse desse ponto em diante.

No episódio, Saru desce com o grupo avançado para a nave Kelpiana, e em certo momento Michael usa a frase “emocionalmente comprometido”. Jones explica se isso pode realmente comprometer sua performance como capitão.

STAR TREK: DISCOVERY Review: “Su'Kal" • TrekCore.com

Bem, eu acho que ele está amarrado a casa, de certa forma emocionalmente. E finalmente vendo um Kelpiano passando necessidade, sua nostalgia é muito forte por casa. Ela está ciente disso. Ninguém o conhece melhor do que Burnham. Ninguém mais detectou realmente que ele pode estar emocionalmente comprometido agora. Ela sabe disso. Então, ele pode trabalhar com isso? Aqui está a questão. Ele pode tomar decisões intelectuais sem se envolver muito emocionalmente neste ponto para o aprimoramento da galáxia e da Federação? Isso será resolvido.

Por falar em emocional, Jones brincou sobre um suposto interesse romântico entre Saru e a presidente do planeta Nivar, T’Rina.

[risos] Esse foi o acidente feliz, na verdade. Quando T’Rina apareceu no roteiro, foi a nossa cena de despedida quando ela estava saindo da nave e Saru perguntou se, além dos negócios, eles poderiam continuar conversando. E ela disse que gostaria disso. Isso foi uma dica para mim, como ‘Oh!’ Quando perguntei isso aos escritores, eles disseram que isso realmente não tinha ocorrido a eles. Como não poderia? Então, eu joguei meio que com um pequeno brilho em meus olhos. Qualquer uma das minhas negociações com T’Rina foi como, ‘Oh, lá está ela, de novo. Ahhhh’. E veremos para onde isso vai.

Numa entrevista recente, Jones havia dito que nós ouviríamos uma canção Kelpiana nesta temporada (anteriormente foi no funeral de Airiam). E o ator explica como foi feita na língua de Saru.

Oh! Fiquei apavorado. É a segunda vez que leio um roteiro e aqui está Saru cantando. Não! Não! Em Kelpiano? Não. [Risos] Temos dois grandes cantores em nosso elenco. Anthony Rapp e Wilson Cruz tocaram na Broadway. Então, vamos fazer Doug Jones cantar em vez disso, é uma ideia melhor. [Risos] Não, não, não, não. não! E em Kelpiano, que é uma questão de memorização muito, mais difícil. Felizmente, eles seguiram a minha ideia nas duas vezes que eu vi na câmera agora que eu pré-gravo aqueles vocais com o roteiro em mãos e com meu diálogo Kelpiano na minha frente. Para que eu possa cantar com um treinador vocal que me ajude a me manter no campo. Então, eu posso colocar tudo isso em uma trilha de áudio que eles tocam no set para o qual eu sincronizo os lábios. E isso me ajuda na memorização do diálogo porque o Kelpiano está vindo de forma audível. Isso me ajudou imensamente. Fizemos isso nas duas vezes. Para o funeral de Airiam e para esta canção de ninar.

Trabalhando com Michelle Yeoh.

Doug Jones comentou sobre seu trabalho com Michelle nos episódios finais da atriz na série.

Foi divertido e diferente ser o capitão Saru se despedindo dessa Georgiou, que vinha irritando seus nervos durante a maior parte de sua existência desde que a trouxemos do Universo Espelho. O relacionamento era, ela olhou para ele como um jantar e ele está ciente disso, mantendo um ao outro à distância e jogando farpas para frente e para trás. Mas ele encontrou seu olho por olho em tudo isso. Fiquei muito orgulhoso de como ele lidou com ela.

Mas, então, voltando para o Universo Espelho. Este era uma nova Georgiou, voltando. Ela era uma Georgiou informada sobre o Universo Prime e identificável com um novo coração e alma. E voltando a este mundo de banho de sangue que é o Império Terráqueo. Então, quando ela vê seu escravo Saru, é diferente desta vez. Ela não está apenas com fome de seus gânglios para um lanche. Ela sabe que ele vai passar pelo Vahar’ai e há mais coisas reservadas para ele e seu povo. Ela pode fazer algo bom, pelo menos uma vez na vida, para realmente ajudar outra pessoa? E ela fez a escolha certa. E ele ficou bastante surpreso com isso, porque era um comportamento terráqueo que ele NUNCA tinha visto antes. Então, voltar para aquele lugar humilde de reverência na hora certa ou você perderá sua vida foi uma transição e tanto emocional para mim no mesmo episódio. Sim.

Filmagens na quarta temporada

Doug Jones revelou que está agora com cerca de seis semanas de filmagens na quarta temporada e disse como tem sido este trabalho na situação de Pandemia em que vivemos.

Bem, estamos caminhando com dificuldade. Estamos filmando as coisas e está indo muito bem. Só está indo um pouco mais lento, por causa dos protocolos COVID. Existem mais alguns obstáculos para resolver para terminar o dia. Então, com esse ritmo mais lento, ainda estamos fazendo isso. E eles estão nos mantendo muito seguros. Tudo vale a pena no final.

Uma das novidades da quarta temporada é a tecnologia AR Wall, da qual Alex Kurtzman falou. Jones comentou sobre esta nova tecnologia de filmagem.

Qualquer uma das cenas que envolvem a parede AR ainda não foi filmada. Porque eles ainda estão juntando tudo isso. Quando voltarmos depois das férias de Natal, estaremos entrando nessas cenas. Vamos recuperar as cenas que faltam nos episódios um e dois com essa tecnologia. Mal posso esperar para ver como isso funciona. Estou muito animada.

A tecnologia AR Wall é uma técnica de produção em estúdio usando tecnologia de mecanismo de jogo combinada com telas de LEDs do tamanho de uma parede para criar ambientes virtuais que reagem aos movimentos da câmera. O uso de AR Wall pode criar efeitos visuais superiores e permitir que os atores vejam realmente os ambientes em vez de telas verdes. E, em muitos casos, essas paredes de LED podem substituir a necessidade de ir ao local. A tecnologia foi usada em alguns projetos recentes da Disney, incluindo a série, The Mandalorian.

Kurtzman disse, em entrevista recente, que essa nova tecnologia seria instalada em Ontário, Canadá, para Discovery e futuramente para Star Trek: Strange New Worlds. É possível que também possa ser usada para Star Trek: Picard, que é filmado no sul da Califórnia, embora seu custo seja bem salgado.

Fonte: TrekMovie