Grupo reúne clubes ibero-americanos de Star Trek

Em celebração ao dia 17 de janeiro (1701, o número do registro da USS Enterprise), fã-clubes trekkers espalhados pela América Latina e península Ibérica anunciaram neste domingo a criação da Federación Iberoamericana de Star Trek (ou Federação Ibero-Americana de Star Trek).

A ideia do grupo é dar visibilidade maior a comunidades locais de fãs e já inclui 19 representantes de 12 países, dentre eles Espanha, México e Argentina. Do Brasil (único membro de língua portuguesa no momento) já participam, deste a estreia, os grupos NovaFrota, Star Trekkers, e Base Estelar 47.

O projeto lembra um pouco a antiga International Federation of Trekkers (IFT), que operou nos anos 1990 e chegou a ter a USS Brazil, grupo coordenado por Ralfo Furtado, como representante nacional.

O site da nova organização (startrekiberoamerica.org) diz:

“Nossa missão é oferecer um lugar comum para tod@s @s trekkies de língua espanhola e portuguesa. Aqui você poderá encontrar todas as informações de clubes, associações, podcasts, rádios e outros meios de língua espanhola e portuguesa relacionados a Star Trek.”

Novos grupos que queiram se associar podem fazê-lo, por ora, pelo e-mail [email protected]. O plano é em breve ter um formulário online para facilitar cadastramentos. A Federação Ibero-Americana realizou um evento online neste domingo, que você pode ver abaixo. O próximo deve ocorrer em 5 de abril (data que celebra o primeiro contato entre humanos e vulcanos, dentro da mitologia de Jornada).