Personagem Data é rejuvenescido pelo Deepfake

Os cineastas contam cada vez mais com os efeitos visuais (VFX) para nos levar até paisagens fantásticas ou tornar as pessoas mais jovens novamente, como ocorreu com o ator Brent Spiner em Star Trek: Picard. Esse projeto de trazer Data à vida foi uma combinação de trabalho do chefe do Makeup FX, James MacKinnon, e do pessoal dos efeitos VFX.

Mas poderia haver uma nova tecnologia que pudesse substituir o VFX?

Alguns acreditam que sim e citam o Deepfake que é uma nova tecnologia que usa inteligência artificial para criar vídeos ultra realistas, de pessoas fazendo coisas que elas nunca fizeram na realidade, e pode ser usada também com personagens da cultura pop. Você pode ver o uso desta técnica mais recentemente pelo Youtuber Deep Homage, em homenagem ao Data de Star Trek: Picard. 

O Youtuber relatou ser um Trekker de longa data, e queria ver Picard sonhando com Data como ele era na época de A Nova Geração. Para produzir o Deepfake são utilizados softwares baseados em bibliotecas de código aberto voltadas ao aprendizado de máquina. O processo levou mais de uma semana para treinar o modelo do computador para recriar o rosto trocado, depois as imagens foram convertidas de volta em um vídeo com o modelo e editadas em um editor de vídeo. Para o vídeo foram utilizadas mais de 5.000 imagens de dados da Nova Geração, com mais 2.000 imagens de Star Trek: Picard.

Confira abaixo.

Outros vídeos também foram produzidos na mesma técnica usando Data. Confira:

Mas este não é o único trabalho de fã no uso do Deepfake em Star Trek. Ano passado, o YouTuber Jarkan lançou uma série de vídeos Deepfake com diferentes rostos de atores da série original trocados nas cenas do filme Star Trek 2009.

Para os especialistas na indústria do entretenimento, a técnica do Deepfake não vai substituir a necessidade dos estúdios de produção VFX em um filme ou comercial de alta qualidade, mas poderá ser usado para substituições de rosto mais rápido, como colocar o rosto da atriz principal no dublê, em pequenas tomadas de cena.

O problema é que esta técnica tem sido mal utilizada, colocando celebridades em situações constrangedoras, com falsos conteúdos pornográficos ou  servir perigosamente para a desinformação política, através de discursos falsos de políticos importantes. Existem agora muitos debates sobre as consequências da tecnologia, com o intuito de criar mecanismos jurídicos para combater o mal uso dela.