Elenco de Discovery fala sobre sexualidade na série

Star Trek Discovery foi a primeira série a apresentar um casal de personagens abertamente homossexual, o tenente Stamets, interpretado por Anthony Rapp e o Doutor Culber por Wilson Cruz. Já nesta quarta temporada, mais dois personagens foram inseridos ao elenco: Adira, sendo não-binário (interpretação de Blu Del Bario) e Gray, transgênero (por Ian Alexander).

O site oficial de Star Trek, via Zoom, entrevistou estes atores, que comentaram sobre a evolução de seus personagens, e a importância da representação LGBTQ+ na franquia.

Assim como seu personagem, Rapp disse que sentiu uma ligação semelhante ao trabalhar com Blu del Barrio na quarta temporada.

“Eles são incríveis, e sem nenhuma experiência nesta arena, em treinamento e experiência em atuação. Estar em um set pela primeira vez quando eu tinha 15 anos: é um pouco estranho. E então, há todos os tipos de coisas estranhas acontecendo. É facilmente intimidante, estranho e bizarro, e você precisa absorver muito. Eles simplesmente saíram do parque imediatamente e chegaram lá com uma incrível energia humana e fundamentada. Então eu me apaixonei por Blu naquele momento.”

Anthony dad Tumblr posts - Tumbral.com

O papel paternal que Rapp desempenhou na preparação para o final da temporada não está apenas na tela, disse ele. E isso pode ser visto no Twitter também.

Nas últimas três temporadas, Rapp despontou em Star Trek: Discovery, sendo um modelo para os telespectadores LGBTQ que nunca antes tinham visto personagens como ele e Wilson Cruz, interpretando um casal comprometido cuja orientação não era um enredo ou algo isolado, mas apenas um aspecto da vida a bordo de uma nave estelar.

Também participaram do bate papo Blu del Barrio e Ian Alexander, que tiveram seus personagens confirmados para a quarta temporada, cuja produção está em andamento, em Toronto.

Del Barrio disse que além de compartilhar uma jornada de autodescoberta de gênero com seu personagem, existem outras semelhanças.

“Também sou semelhante a Adira no sentido de que sou uma pessoa muita introvertida. Eu gosto de ficar só. Gosto de ter tempo para mim para recarregar as baterias. Adoro assistir filmes. Eu amo video games.”

No Ready Room, Del Bario disse que o elenco de Discovery é diversificado e foi ainda mais longe por ter dois personagens trans diferentes, e todos interagindo um com o outro.

Observou também que a cena mais marcante foi quando Adira diz a Stamets para usar o pronome “eles” e não “ela”, e isso foi importante porque Del Bario ainda lutava muito com seu próprio gênero, quando começou a série, tentando descobrir coisas sobre si. Na época da filmagem, estava tentando revelar para sua família e foi uma sensação estranha e maravilhosa, porque isso combinou exatamente com a situação pessoal. Toda vez que terminava sua cena com Anthony Rapp, o ator olhava como se dissesse: “Você está bem?”.

“Espero que tudo que eu estava sentindo (e passado para Adira) seja percebido, porque eu estava sentindo muita turbulência, muito estresse e muito alívio

Del Bario também tem paixão por fotografia, tanto é que pediu permissão à CBS Studios para compartilhar em seu instagram as fotos que estava tirando nos bastidores da série.

Alexander também é ativo nas redes sociais e frequentemente revela seus pensamentos por meio de tweets e postagens que ressoam com os jovens de sua idade, compartilhando, e não escondendo, sua acne com uma hashtag #acnepositividade, experimentando moda, acessórios e maquiagem.

“Estou realmente deixando de lado meus últimos pedacinhos de autojulgamento. O ator usa os pronomes eles e ele alternadamente, correspondendo à sua identidade transgênero não binária. “Estou totalmente vestindo e fazendo o que quero, o que me faz feliz. Porque, por que não? Eu acho que, mesmo que seja apenas para me vestir e, você sabe, tirar fotos porque quero ficar bonito, isso é ótimo também.”

No Ready Room, Alexander disse estar feliz por ser o primeiro personagem trans em Star Trek e que pode haver jovens trans que finalmente tem um personagem para fazerem cosplay. Ressalta que Sonequa e os demais colegas de elenco foram as primeiras pessoas a estenderem a mão para que ambos se sentissem bem-vindos à família.

Alexander deu este conselho para aspirantes a atores, especialmente jovens LGBTQ, que desejam seguir seus passos: “Eu diria, coloque-se lá fora, mesmo que seja memorizando monólogos que você escreveu, ou um amigo escreveu, e postando no seu Instagram. Coloque sua atuação lá fora! Não precisa ser em um filme ou show”.