TNG 1×20: The Arsenal of Freedom

Episódio dá chance a Geordi de crescer ao assumir comando da nave

Sinopse

Data estelar: 41798.2

A Enterprise visita o planeta Minos para investigar o desaparecimento da USS Drake. Ao chegar, a tripulação é contactada por uma mensagem gravada de um vendedor de armamentos avançados.

Um grupo avançado é enviado à superfície, onde Riker, Data e Yar são atacados por uma sonda. A tenente destrói a máquina, mas não antes de Riker ser preso em um campo de força. Picard decide descer com a dra. Crusher, e a dupla acaba caindo em uma caverna subterrânea. Na queda, a doutora é gravemente ferida.

Data consegue libertar Riker, mas o grupo avançado não consegue localizar Picard e Beverly. Enquanto isso, a Enterprise é atacada por um inimigo camuflado, que La Forge tenta conter. Como parte de sua estratégia, ele decide separar a seção disco.

No solo, o grupo avançado se reúne e descobre que os ataques estão vindo de um sistema de defesa automático que saiu do controle e destruiu a civilização que o criou. Felizmente, Picard é capaz de desligá-lo.

Enquanto isso, La Forge bola um meio de localizar e destruir seu atacante, induzindo-o a entrar na atmosfera do planeta. Batalha vencida, o piloto traz de volta o grupo avançado e devolve o comando ao capitão Picard.

Comentários

“The Arsenal of Freedom” consegue sobreviver à tendência da primeira temporada de histórias permeadas por uma “moral” – não porque o episódio não tenha essa característica, mas por ir além dela.

O tema do episódio é simples: o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Naquele planeta, os sistemas de defesa se tornaram tão eficientes que destruíram seus criadores. História improvável, é verdade, mas que funciona enquanto metáfora da relação entre o homem e suas máquinas.

A trama que se desenrola na superfície do planeta não é lá grande coisa. Riker passa metade dela preso em uma redoma, após ter alguns diálogos sem sentido com uma projeção de seu ex-colega de Academia, o capitão Paul Rice. Data e Yar gastam o mesmo tempo tentando tirar o primeiro oficial de sua clausura, enquanto Picard e Beverly Crusher aproveitam um pouco mais o tempo, ao serem obrigados a conversar enquanto estão presos em uma caverna.

O brilho do episódio fica com Geordi La Forge. O então piloto é deixado no comando por Picard e acaba se vendo em uma situação delicada. A confrontação dele com o engenheiro-chefe Logan ajuda o personagem a se firmar perante a audiência.

A indecisa, mas precisa, atitude de La Forge ganha vida em uma boa atuação de LeVar Burton. A sequência em que ele separa a nave e leva a seção de engenharia de volta a Minos, na tentativa de resgatar o grupo avançado, com a posterior tática para destruir a sonda que atacava a nave, foi o ponto alto do episódio.

Também é razoavelmente interessante, pela simplicidade, a solução da trama no planeta: simplesmente desligar o sistema. E a incoerência maior é o fato de a sonda espacial não sumir, como fazem suas correspondentes terrestres, quando da finalização do “teste”. O erro é perdoável, entretanto, se lembrarmos que isso tiraria totalmente o brilho de Geordi. Por outro lado, não seria difícil corrigir tudo, com mera edição (colocando a ação de Geordi antes e o desligamento depois).

Avaliação

Citações

“What happened to all the people?”
“War?”
“Disease?”
“A dissatisfied customer?”
(O que aconteceu a todas as pessoas?)
(Guerra?)
(Doença?)
(Um cliente insatisfeito?)
Troi, Worf, Data e Geordi

“Mister La Forge, when I left this ship it was in one piece. I would appreciate you returning it to me in the same condition.”
(Senhor La Forge, quando saí da nave ela estava inteira. Apreciaria que o senhor a devolvesse nas mesmas condições.)

Picard

Trivia

  • Este episódio foi originalmente concebido como uma história de amor entre Picard e a dra. Crusher, mas Gene Roddenberry mudou de ideia e optou por fazer uma história sobre moralidade.
  • A areia da caverna cenográfica estava infestada de pulgas, o que tornou a experiência de filmagem torturante para Patrick Stewart e Gates McFadden.
  •  Marco Rodriguez, que aqui interpreta o capitão Paul Rice, voltaria como um cardassiano em “The Wounded”, da quarta temporada. E Julia Nickson apareceria mais tarde como Cassandra em “Paradise”, de Deep Space Nine.
  • A separação do disco da Enterprise, ocorrida neste episódio, só seria vista novamente no quarto ano da série.
  • A nave USS Drake é uma homenagem ao astrônomo Frank Drake, um dos pioneiros em projetos de busca de inteligência extraterrestre (SETI).
  • Dan Curry, supervisor de efeitos visuais, criou a sonda alienígena com uma embalagem de meia-calça afixada a uma garrafa de xampu.

Ficha Técnica

História de Maurice Hurley e Robert Lewin
Roteiro de Richard Manning e Hans Beimler
Dirigido por Les Landau

Exibido em 11 de abril de 1988

Título em português: “O Arsenal de Liberdade”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William T. Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher
Denise Crosby como Natasha “Tasha” Yar

Elenco convidado

Vincent Schiavelli como o vendedor
Marco Rodriguez como capitão Paul Rice
Vyto Rugins como engenheiro-chefe Logan
Julia Nickson como tenente Lian T’Su
George De La Pena como tenente Solis

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria-Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio