Kate Mulgrew explica por que retornou a Star Trek

A atriz Kate Mulgrew retorna com a voz da almirante Kathryn Janeway, sua personagem de Voyager, na próxima série de animação Star Trek: Prodigy. Anunciada pela primeira vez para a Nickelodeon, a série vai estrear no Paramount+ (não há confirmação para o Brasil), depois passará para o canal infantil. A série terá 10 episódios em sua primeira temporada. Esta produção será lançada no fim de 2021 e se junta à outra animação, Lower Decks, que está prevista para agosto.

Mulgrew estreou como Janeway na série Voyager, onde ficou de 1995 a 2001, com uma breve aparição no filme Nemesis em 2002. A atriz conta como foi o convite e a aceitação de reprisar o personagem. Disse ao site CBR.

“Janeway está sempre presente na minha vida. Não passa um dia sem que eu tenha algum lembrete ou pedido sobre Janeway ou algo a ver com o futuro de Janeway. E quando o produtor executivo Alex Kurtzman se aproximou de mim – eu estava fazendo Sr. Mercedes, foi quando ele me ligou – eu estava curiosa sobre isso; um pouco confusa por ser uma série de animação, eu não entendi muito bem”

Em 2019, a atriz revelou em uma entrevista, que estava cética quanto à ideia de retornar como Janeway, pelo menos em uma produção live-action. Por que então ela decidiu reprisar o papel numa animação da franquia?

“Isso foi explicado para mim em detalhes e eu pensei comigo mesmo: ‘Uau, será ótimo trazer isso para os jovens que podem estar assistindo com suas mães que me viram como o Capitão Janeway em live-action e vai trazer toda a família na órbita de Star Trek e isso é algo que eu quero muito fazer.’”

Para Mulgrew, fazer um trabalho de voz para uma animação não é problema, já que ela cedeu sua voz em outra série animada, Batman: The Animated Series e em vários video games, incluindo “Star Trek Voyager: Elite Force” na voz da própria Capitã Kathryn Janeway.

“Além disso, adoro usar minha voz, adoro a solidão da cabine de gravação; adoro a liberdade dela. Star Trek é realmente o presente que continua sendo oferecido.”

Durante o evento GalaxyCon Live, em janeiro, Mulgrew elogiou o  trabalho que estava fazendo para Star Trek: Prodigy.

“Eu acho que vocês vão gostar. Eu certamente gostei de fazer isso e acho que entraremos na próxima temporada muito em breve”.

Em outra resposta a um fã na Live, Mulgrew acrescentou:

Estou gostando muito de gravar esse desenho animado. É muito sofisticado. É qualidade de longa-metragem. Os irmãos Hageman [co-criadores] são gênios. E Alex Kurtzman é um ótimo líder. Um visionário. Acho que é hora dos pequenos entrarem no rebanho.

Os produtores da série Dan e Kevin Hageman também elogiaram, via twitter, o trabalho do produtor e diretor Ben Hibon, que está como o líder criativo da nova série de animação.

Kate Mulgrew e o ator Billy Campbell (reprisando o papel do capitão Thadiun Okona) são, no momento, os únicos artistas convidados para o elenco de vozes. Os produtores entendem o questionamento quanto a demora em anunciar o elenco principal, mas explicaram, em sua página no Twitter, que preferem deixar a nova equipe para o seu “devido tempo …”. Na opinião dos criadores, mostrar Mulgrew junto com o restante do elenco, poderia ofuscar a importância do grupo principal.

Uma vez que Star Trek: Prodigy é para crianças, numa brincadeira a respeito disso, os criadores ofereceram uma equipe “alternativa” mostrando o elenco da série original transformado em crianças.

Após a estreia de Star Trek: Lower DecksStar Trek: Prodigy será a segunda série de animação para o novo Star Trek Universe e a terceira de toda a franquia (a primeira foi a Star Trek: The Animated Series de 1973).

Fonte: TrekMovie e ComicBook