Star Trek concorre a duas premiações em abril

Abril é o mês de torcida para Star Trek. A Sociedade de Efeitos Visuais (VES Awards) indicou o episódio “Su’Kal” de Star Trek: Discovery na categoria de Outstanding Visual Effects in a Photoreal Episode (Efeitos Visuais Excepcionais em um Episódio Fotoreal). O supervisor de Efeitos Visuais de Discovery, Jason Zimmerman, também foi indicado ao prêmio juntamente com Aleksandra Kochoska, Ante Dekovic, e Ivan Kondrup Jensen. Discovery está concorrendo com Lovecraft Country, The Mandalorian, Timmy Failure, e Westworld na categoria.

Picard foi indicada para Melhor Efeitos Especiais de Maquiagem pelo Make-Up Artists & Hair Stylists Guild. O chefe de maquiagem da série, James MacKinnon está concorrendo ao prêmio juntamente com Richard Redlefsen, Alexei Dmitriew, e Vincent Van Dyke. Nesta categoria, Picard está competindo com Hollywood, Lovecraft Country, The Mandalorian e Westworld.

A premiação da VES Awards ocorrerá virtualmente em um evento de streaming em 6 ou 7 de abril. Já a cerimônia de premiação do Make-Up Artists & Hair Stylists Guild ocorrerá em 03 de abril.

A Pixomondo é a empresa alemã que hoje responde pelos efeitos visuais de Star Trek: Picard e Star Trek: Discovery. Ela conta com estúdios em Frankfurt, Stuttgart, Vancouver, Beijing, Toronto, Montreal, Shanghai e em Los Angeles onde é feito o trabalho de produção de Picard.

Jason Zimmerman trabalhou pela primeira vez na franquia em Star Trek: Discovery e depois com os Short Treks, antes de seguir para Star Trek: Picard. Ele também possui créditos em séries e filmes como NCIS, Pushing Daisies, Lost, Terra Nova, Jogos Vorazes, Hawaii Five-0,  entre outros.

A Pixomundo empresa responsável pelos efeitos visuais da série, vários vídeos com os efeitos utilizados.

Numa entrevista ao site Deadline, Jason fez uma comparação entre o trabalho de Picard e Discovery.

Sou um grande fã de Star Trek com certeza, por isso foi definitivamente algo importante quando recebi a ligação e a oportunidade que não poderia deixar passar. Do ponto de vista dos efeitos visuais, o que era atraente em Picard era, diferente, estilisticamente, em Discovery. Eu também estava empolgado por poder esticar as pernas, como uma equipe de efeitos visuais, e tentar coisas diferentes.

A primeira temporada Star Trek: Picard esta disponível no Brasil pelo Amazon Prime Video. Os três primeiros anos de Star Trek: Discovery estão disponíveis no Brasil pela Netflix. A quarta temporada já está em produção.

Fonte: TrekMovie