Easter eggs e referências de “Mugato, Gumato”

ATENÇÃO: ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

Mugato, Gumato é o 4º episódio da segunda temporada de Star Trek: Lower Decks, disponibilizado dia 2 de setembro nos Estados Unidos e Canadá. Alguns easter eggs e referências aos outros seriados já foram publicados aqui no Trek Brasilis, pois apareceram no trailer do seriado. Mas vamos repeti-los aqui, com mais detalhes. Os easter eggs e referências, como sempre, são apresentados na ordem que aparecem no episódio, para facilitar seu encontro.

O episódio foi escrito por Ben Rodgers, que também escreveu o episódio “Crisis Point” da 1ª temporada de Lower Decks e faz a voz do tenente comandante Steve Stevens neste episódio e em vários episódios da primeira temporada. O episódio foi dirigido por Jason Zurek.

O título é uma referência à nomeação confusa do mugato no episódio “A Private Little War” da Série Clássica. A criatura foi nomeada gumato no roteiro, mas DeForest Kelley não conseguiu pronunciar a palavra gumato, por isso foi alterada para mugato (que Kelley e William Shatner começaram a pronunciar mugatu). No entanto, Janos Prohaska foi creditado no episódio como gumato. Agora todas as pronúncias e formas do mugato são cânone: mugato, mogatu, gumato, mugutu.

O mugato era um grande animal carnívoro que se assemelhava a um gorila com chifres, que habitava as regiões de savana subtropical do planeta Neural. No 2º episódio da 2ª temporada, os alferes encontraram um esqueleto de mugato na nave do colecionador.

O episódio começa com os alferes lutando anbo-jyutsu , um tipo de artes marciais humanas praticadas no século XIV. William Riker lutou anbo-jyutsu com seu pai, Kyle Riker no episódio “The Icarus Factor” de A Nova Geração. A armadura protetora e o capacete com uma viseira sólida usada pelos alferes é igual à utilizadas pelos Rikers no episódio citado.

O símbolo central no tapete de anbo-jyutsu foi replicado exatamente como apareceu em “The Icarus Factor”. O símbolo significa hoshi/sei (estrela).

No planeta, dois denobulanos conversam sobre raktajino, o café klingon, servido quente ou gelado. A bebida era eminentemente popular entre os membros da Frota Estelar em Deep Space Nine, especialmente com a equipe sênior da estação, como o Dr. Bashir em “Dax”.

O médico em Star Trek: Enterprise, Dr. Phlox era denobulano. Os denobulanos têm capacidade de inchar seus rostos, quando se sentem ameaçados, como no episódio “Home” de Enterprise e ocorre também nesse episódio, quando encontram o mugato.

Este episódio marca a primeira aparição de um kzinti em Star Trek desde o episódio “The Slaver Weapon” da Série Animada. O kzinti pode ser visto no bar da Cerritos. Os kzinti foram mencionados no episódio “Nepenthe” de Star Trek: Picard.

Aqui está outra olhada no tripulante kzinti e alguns kzinti do episódio “The Slaver Weapon”, da Série Animada, mostrando suas costas e pernas.

O jogo nerd de Boimler e Rutherford, Diplomath, que junta diplomacia e matemática, parece ser o equivalente da Federação do jogo ferengi Tongo.

Mariner manipula uma faca klingon, chamada d´k tahg. No episódio “Envoys”, da primeira temporada, Mariner luta com o general K’orin usando uma faca d´k tahg, que depois vai parar no console LCARS do shuttle. Esse tipo de arma foi usado por Worf no episódio “Night Terrors” de A Nova Geração, quando ele se sentiu impotente, devido a problemas de falta de sono rem e foi para o seu quarto fazer o ritual de suicídio.

Boimler mencionou que a Inteligência da Frota Estelar frequentemente colocava agentes de inteligência em suas próprias naves. Ele apontou Tuvok, que recebeu ordens da capitão Janeway a se infiltrar na tripulação da nave maquis Val Jean, comandada por um ex-oficial da Frota Estelar, Chakotay, como visto no episódio “Caretaker” de Voyager. E ele observou: “Havia uma tonelada durante a Guerra do Domínio”, como quando Miles O’Brien se infiltrou no Sindicato Orion para a Inteligência da Frota Estelar no episódio “Honor Among Thieves” de Deep Space Nine. Mais tarde, quando eles confrontam Mariner com suas suspeitas, Rutherford a acusa de fazer parte da Seção 31, a organização supostamente supersecreta que apareceu pela primeira vez em Deep Space Nine.

No registro de Mariner, ela está usando o uniforme da Frota Estelar do filme Jornada nas Estrelas:  Primeiro Contato, que também a vimos usando no episódio “Cupid´s Errant Arrow” da primeira temporada de Lower Decks.

Mariner foi tripulante da USS Atlantis. Uma delas, a NCC-32710, foi comandada por Dick Brownfield. A nave foi designada para uma missão diplomática em Alderaan e apareceu em um gráfico de status de implantação de nave estelar, em exibição no tribunal da Base Estelar 173, no episódio “The Measure of a Man” de A Nova Geração. Outra Atlantis, a NCC 72007, era comandada pela capitão Jana Park e apareceu no episódio “Conspiracy” de A Nova Geração. O tenente comandante Data leu um ordem para essa nave, durante uma investigação sobre uma suposta conspiração nos mais altos níveis do Comando da Frota Estelar.

Os ferengis deste episódio provavelmente serão familiares para os fãs dos primeiros episódios de A Nova Geração, pois eram muito parecidos com os duendes gananciosos introduzidos pela primeira vez no episódio “The Last Outpost” de A Nova Geração.

Os ferengis estão armados com chicotes de energia, armas usadas por essa espécies de orelhas grandes no mesmo episódio de A Nova Geração. Eles só foram vistos mais uma vez em “Acquisition”, episódio com um ferengi solitário de Enterprise.

O sangue dos ferengis foi estabelecido como vermelho em “The Ascent” e “The Emperor’s New Cloak” de Deep Space Nine (como sangue de Brunt na faca). Apenas os pirócitos, um tipo de célula que ocorre naturalmente no sangue ferengi e kazon, são amarelos no episodio “The Price”, de A Nova Geração. Neste episódio, o sangue dos ferengis é amarelo.

As interfaces ferengi apresentam as mesmas cores e padrões das interfaces ferengi anteriores, vistas em episódios como “Ménage à Troi” de A Nova Geração e “Business As Usual” de Deep Space Nine.

Parece que essa interface ferengi também está sendo executada nos tricorders/PADDs dos denobulanos.

Um shuttle ferengi é visto em Frylon IV. Um já havia sido visto em “Veritas”, da 1ª temporada de Lower Decks. Shuttles desse tipo apareceram pela primeira vez no episódio “The Price” de A Nova Geração.

As presas do mugato contêm uma neurotoxina mortal que é fatal para humanoides em poucas horas de infecção. Quando o capitão Kirk foi mordido por um mugato, ele foi salvo por uma xamã alienígena indígena que realizou um ritual e aplicou plantas locais à ferida, no episódio “A Private Little War” da Série Clássica. Quando Shaxs foi mordido por um mugato. Mariner esfaqueou sua ferida, e sugou o veneno, assim como é recomendado para picadas de cobra.

Temos uma homenagem a Star Wars com os dados do Sr. Hyde, semelhantes aos dados dourados da sorte de Han Solo, que supostamente ganhou a Millennium Falcon com esses dados.

Quando o mugato está perseguindo Boimler e Rutherford, há uma homenagem direta ao Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel: a cena icônica onde os hobbits estão escondidos do Cavaleiro Negro nas raízes de uma árvore.

O biólogo Patingi é um tellarita. O sangue tellarita contém hemeritrina, transportador comum de oxigênio em alguns invertebrados marinhos na Terra, como visto no episódio “Brother” de Discovery, citado por Jett Reno (Tig Notaro). A hemeritrina é incolor quando desoxigenada, mas transforma-se em violeta-rosa no estado oxigenado, como aparece no episódio, quando o mugato ataca o tellarita.

Patingi fala com sotaque australiano, o que faz lembrar o famoso australiano Steve Irwin, o Caçador de Crocodilos, um naturalista australiano especialista em animais selvagens e celebridade televisiva, que morreu após ser atingido fatalmente por um aguilhão de raia.

Quando Tendi vai atrás de Jet para seu exame médico, embora Jet e Kayshon não estivessem usando toucas, o resto dos alunos estavam. Isso sugere que eles estavam treinando aikido, como Tasha Yar fez no episódio “Code of Honor” de A Nova Geração.

O programa de holodeck do chefe Lars Lundy é baseado em filmes como Gidget Goes Hawaiian, de 1961, estrelando James Darren, que fazia o cantor Vic Fontaine no holodeck do bar do Quark, em Deep Space Nine.

Aqui está uma comparação do gráfico do shuttle tipo 6A da USS Cerritos e o gráfico do shuttle 6A da USS Titan, visto no episódio anterior, “Kayshon, His Eyes Open”. As naceles e os pilares das naceles são diferentes e, além disso, há uma caixa adicional levantada no topo do shuttle da Titan.

O esquema de um shuttle tipo 6A parece ser baseado no gráfico do shuttle tipo 6, que vem com o modelo da @HeroCollector, pois apresenta termos técnicos vistos apenas nesse gráfico.

Mariner diz que os ferengis são “algum retrocesso assustador, estilo ‘Último Posto Avançado’ Ferengi – Last Outpost. A escolha dos roteiristas de ter um personagem falando o nome do episódio “The Last Outpost” é interessante. É possível que o incidente tenha sido mencionado como “O Último Incidente do Posto Avançado” nos relatórios da Frota Estelar. No entanto, parece um pouco meta demais ter um personagem fazendo referência a um nome de episódio.

Independentemente disso, a avaliação da Mariner está correta. Ela continua perguntando se esses ferengis “já ouviram falar de Quark”. O comentário serve como uma comparação direta entre os primitivos, estúpidos e egoístas ferengis de A Nova Geração e o inteligente, conivente e super capitalista ferengi Quark, de Deep Space Nine.

A bazuca de bambu que foi usada como projetor por Rutherford e Boimler, traz à mente a arma que o capitão Kirk usou para lutar contra o Gorn, no episódio “Arena” da Série Clássica.

Estes foram os easter eggs que encontramos. Se você achar mais algum, coloque nos comentários.

Fontes: Jörg Hillebrand, Trekmovie, Trekcore, Reddit, Memory Alpha, Heavy.com, Trek Central