Os easter eggs do trailer e das fotos de Lower Decks

Mike McMahan, showrunner de Star Trek: Lower Decks, afirmou que “se você sabe tudo sobre Star Trek e assiste ao seriado, ele se encaixa totalmente no cânone e não quebra Star Trek, na verdade, faz crescer”. Apenas pelo trailer, podemos acreditar que isso é verdade, devido aos inúmeros easter eggs encontrados no mesmo.

A ponte de comando (imagem acima) e os corredores da USS Cerritos têm características semelhantes à Enterprise 1701-D de A Nova Geração e à USS Voyager da série Voyager.

Corredor da USS Cerritos

Corredor da USS Enterprise

A nave USS Cerritos, da classe California, tem o nome de uma cidade neste estado americano. Um dos shuttles tem o nome Yosemite, um parque nacional que também fica na Califórnia. Neste parque fica a formação rochosa El Capitan, que o capitão James T. Kirk estava escalando no filme Star Trek: The Final Frontier.

Entre os tripulantes principais da USS Cerritos, temos uma orion, a cadete Tendi (na voz de Noël Wells), um bajoriano, tenente Shaxs e uma caitiana, Dra. T´Ana.

As mulheres orion tem a pele verde e são dançarinas que seduzem os machos. Apareceram em vários seriados de Star Trek.

O tenente Shaxs (na voz de Fred Tatasciore) é um veterano da Frota da raça bajoriana. Os bajorianos vivem no planeta Bajor. São humanóides que apresentam uma série de quatro a sete dobras horizontais em seus narizes e foram mostrados na série Deep Space Nine. A major Kira Nerys, uma das protagonistas de Deep Space Nine, era bajoriana.

A médica da Cerritos é a Doutora T’Ana (dublado por Gillian Vigman). Os caitianos são humanóides que parecem felinos. Foram vistos pela primeira vez em Star Trek: A Série Animada, com a personagem M’Ress e também podem ser vistos nos filmes Star Trek IV: The Voyage Home e Star Trek: Into the Darkness. O produtor da série, McMahan, descreveu T’Ana como “uma boa médica, mas uma gata desagradável”. Talvez uma mistura da Dra. Pulaski de A Nova Geração com McCoy da série original.

Na ponte de comando, um dos tripulantes é um napean, uma espécie parcialmente empática dos quadrantes Alfa e Beta. Sua aparência física era semelhante à maioria dos humanoides, exceto por sua crista na testa em forma de folha. O tenente Daniel Kwan, do episódio “Eye of the Beholder”, da sétima temporada de A Nova Geração. era meio napean, meio humano.

Um tripulante boliano aparece sendo atacado por aliens na cena de luta. Ele é bem parecido com o barbeiro Mot, de A Nova Geração. Os bolianos são nativos do planeta Bolarus IX.

Outro tripulante mostrado no trailer vem de uma raça bem conhecida de Star Trek, os andorianos. Em 2161, os andorianos participaram da fundação da Federação Unida de Planetas e apareceram em todos os seriados da franquia.

Temos também um tripulante vulcano. O mais famoso vulcano em Star Trek é o Sr. Spock, da Série Clássica.

Um dos tripulantes é klingon, tendo inclusive a mesma faixa no uniforme que o Worf, de A Nova Geração.

Temos um vislumbre ainda de um planeta do Império Klingon, que no século 24 formou uma aliança com a Federação. Um fato engraçado é que na inscrição do portal de entrada foi traduzido como “Little Qo’noS” (Pequeno Kronos).

Lower6

A alferes Tendi luta com um romulano, que veste um uniforme semelhante aos romulanos de A Nova Geração.

Nesta cena de luta, Mariner usa uma veste tática, como a usada por Picard, Worf e Beverly no episódio “Chain of Command” da sexta temporada de A Nova Geração.

Falando de luta, temos o primeiro oficial da Cerritos, o comandante Jack Ransom (na voz de Jerry O’Connell) com um estilo meio Kirk e Riker, incluindo um visual sem camisa.

Os tripulantes usam aparelhos bem conhecidos de todas as séries de Star Trek, como a alferes Tendi, da área médica, que utiliza um tricorder e a alferes Mariner usando um phaser tipo 2, usado desde a primeira temporada de A Nova Geração.

No início do trailer, no armário onde estão os cadetes Mariner e Boimler, existem marcadores de transporte como os utilizados por Geordi no episódio “The Enemy”, da terceira temporada de A Nova Geração.

Quando os alferes Mariner e Boimler caem no corredor, há um baú de armas onde podemos ver um bat’leth, arma klingon e uma arma lingoriana, como a usada por Tasha Yar no episódio “Code of Honor” da primeira temporada de A Nova Geração.

No trailer, encontramos o alferes Brad Boimler (Jack Quaid), um jovem ansioso para agradar seus superiores. No começo do trailer, ele está fazendo um “diário do capitão” e é impiedosamente ridicularizado por outra alferes, Beckett Mariner (Tawny Newsome). Mais tarde, temos a sensação de que Boimler quer desesperadamente uma promoção, e está até considerando um penteado diferente para fazer isso acontecer. Esse comportamento de Boimler é semelhante ao que acontece no episódio “Lower Decks”, da sétima temporada de A Nova Geração, onde o tenente Sam Lavelle também está desesperado para conseguir uma promoção e está até cruzando os dedos e fechando os olhos enquanto deseja isso em voz alta.

O alferes Boimler é visto no shuttle e também na entrada da cidade klingon Little Qo’nos, usando um uniforme de gala, semelhante ao usado por Picard em A Nova Geração.

Na vista em corte da nave USS Cerritos aparece um veículo semelhante ao Argo, que foi utilizado por Picard em Nemesis.

No PADD (Personal Access Display Device) utilizado por Mariner, além das funções a serem executadas, como lubrificar o turbolift, remover o lixo do holodeck e manutenção dos filtros de carbono, no canto superior direito aparecem as iniciais LCARS (Library Computer Access and Retrieval System), que é o computador principal utilizado em todas as naves de Federação no século 24. A data estelar que aparece, 57438.2, equivale ao ano 2380, confirmando que o seriado ocorre entre Nemesis e Picard.

O engenheiro da USS Cerritos, Rutherford, aparece consertando algo na nave, manipulando chips isolineares. Esse chips foram utilizados em muitos episódios de Star Trek, Por exemplo, Data no episódio da primeira temporada de A Nova Geração“The Naked Now”, salva a Enterprise rearranjando estes mesmos chips.

A alferes Mariner usa um uniforme que parece ser parte de um traje espacial, utilizado em muitos episódios e filmes, como por exemplo, o utilizado por Worf no exterior da Enterprise no filme Star Trek: First Contact.

No episódio de A Nova Geração“Deja Q”, depois de temporariamente se tornar humano, Q encomendou dez sundaes de chocolate no Ten Forward. O uniforme das pessoas que servem os sundaes é semelhante ao encontrado na foto dos tripulantes no bar panorâmico, que pode ser vista aqui.

O copo hexagonal que o cadete Rutherford usa no bar é semelhante aos utilizados no Ten Forward da Enterprise.

E aí, achou mais algum easter egg no trailer ou nas fotos? Deixe nos comentários abaixo os que você encontrou!