Elenco diz como seria a 5ª temporada de Enterprise

Durante a convenção 55-Year Mission Star Trek em Las Vegas tivemos a realização de vários painéis referentes as antigas séries. Um desses painéis teve a presença de parte do elenco da série Star Trek: Enterprise. Anthony Montgomery (Travis Mayweather), Connor Trinneer (Charles ‘Trip ”Tucker III), Dominic Keating (Malcolm Reed) e John Billingsley (Dr. Phlox) conversaram com o público, comentando sobre seus trabalhos atuais, e lembranças do tempo a bordo da NX-01, especialmente sobre como tudo terminou e onde poderia ter continuado.

Enterprise foi cancelada em sua quarta temporada. O episódio final, “These Are the Voyages”, causou grande incômodo para os fãs, ao incluir elementos de A Nova Geração. Quando questionados sobre este final, os atores deram suas opiniões e fizeram críticas.

Disse Anthony Montgomery:

Eu amo Jonathan [Frakes] e Marina [Sirtis]. Eles são pessoas maravilhosas, mas Scott Bakula é meu capitão … Archer. Eu não os teria permitido, porque eu nem sabia que fazíamos parte do holodeck até ler aqueles episódios. E isso me fez pensar: “Espere, então aqueles outros 96 episódios nunca aconteceram de verdade?”

Ele também sentiu que o final da série deveria ter sido mais longo:

Dê-nos duas horas, como fizeram para o piloto. Dê-nos um final de duas horas. Assim poderíamos ter amarrado muitas coisas.

John Billingsley concordou com Montgomery nesse ponto:

Eu acho que todos nós ficamos um pouco desapontados que a série não teve uma conclusão de vários episódios. É terrivelmente difícil tentar concluir uma série em um único segmento de 15 minutos, independentemente de você gostar do dispositivo de enquadramento de Riker e Troi. Acho que a grande questão era, só precisava de uma tela maior. Então, eu pessoalmente teria dito para lançá-lo em três episódios.

Quanto ao que ele teria feito por Phlox se estivesse recriando o final, Billingsley brincou:

Phlox teria feito sexo! Posso dizer-lhe isso!

Em “These Are the Voyages” vemos o destino final dos personagens da série, onde Charles Trip Tucker morre devido aos ferimentos em uma explosão. O ator Connor Trinneer, que interpretou o personagem, disse que o trabalho ao longo dos quatro anos foi gratificante, pois deram “muito o que fazer e deram corpo ao personagem”, mas quanto ao final particular de Trip, Connor não se mostrou crítico. 

Fiquei muito satisfeito com isso, e direi por quê. Trip foi o único personagem do programa que conseguiu completar o arco. Você não precisa se perguntar o que aconteceu com ele. E isso foi satisfatório, como ator. Teria sido bom saber o que aconteceu com ele se ele não tivesse salvado a nave. Mas, eu não tenho nenhum problema com isso.

Billingsley acrescentou sobre a morte de Trip no final:

A única coisa que me incomodou não foi tanto se Connor morreu, tudo bem, mas o fato de ele ter morrido impedindo um roubo de joias de segunda categoria parecia bastante trivial. Tinha que salvar o universo, pelo menos!

Após o encerramento da série, o produtor Rick Berman revelou que se Enterprise tivesse uma nova temporada, Trip não teria morrido.

Por falar em nova temporada, os atores foram questionados se tinham algum conhecimento dos planos potenciais para o que teria sido a quinta temporada da série. Embora tenham afirmado que não sabiam sobre qualquer plano para a sequência, Dominic Keating observou que os escritores planejaram apenas “três ou quatro episódios à frente”. Já Anthony Montgomery disse que ouviu que Manny Coto (showrunner na quarta temporada) tinha algumas ideias:

Quando Manny Coto entrou e o que ele fez com a quarta temporada … aqueles dois ou três episódios arcos que vocês viram na quarta temporada, que tantos de vocês vieram e nos disseram que amavam, eles disseram que Manny iria nos levar de volta ao Universo Espelho e que eles tinham muitas coisas divertidas reservadas.

John Billingsley entrou na conversa, e disse ter ouvido a mesma coisa:

Eu tinha ouvido, porém, que eles tinham alguns planos, e isso incluía voltar ao Universo Espelho. Não creio que houvesse ninguém do escalão superior que nutrisse qualquer noção realista de que voltaríamos. Portanto, não tenho certeza de como esses planos foram concretizados.

Billingsley deu sua opinião a respeito do que ele queria ver em Dr. Phlox numa suposta quinta temporada:

Eu gostaria de fazer sexo. Sempre que eu sentia um pequeno cheiro de sexo, não funcionava. Ou minha esposa estava se jogando em cima de Connor ou algo dá errado. Todo mundo, na época em que a quarta temporada terminou, eu acredito, teve um pouco de sexo.

Perguntado qual seria o fechamento do médico denobulano na série, se pudesse opinar, Billingsley disse que só consegue enxergar o velho e gordo Phlox sentado em uma cadeira de balanço e contando histórias sobre o que aconteceu no passado.

A esposa de John Billingsley é a atriz Bonita Friedericy, que teve participação em Enterprise no episódio “Regeneration”.

Quanto a Anthony Montgomery, ele estava desesperado por qualquer coisa. O ator disse que se tivesse havido outra temporada, ele só queria explorar mais o Travis:

Você viu o Travis? Eu só posso fazer isso [imitando os movimentos do painel de controle]. Eu gostaria de ter aprendido mais sobre meu personagem. Vocês viram Enterprise, nossa série se tornou como a série original. Era sobre o capitão, o engenheiro e a vulcana. Fiquei animado quando fizemos “Horizon” e aprendemos sobre Travis. Eu queria ver mais sobre sua família. Isso teria sido divertido.

Comentando sobre um possível arco no Universo Espelho, Connor Trinner deixou claro que não gostou do episódio duplo “In A Mirror, Darkly” da quarta temporada e não gostaria de voltar a fazê-lo, dizendo que não gostaria de interpretar um “pirata”.

O ator revelou que sua interpretação exagerada de Mirror Trip foi devido à falta de direção para o personagem e que ele estava realmente “brincando” com sua interpretação, mas o diretor aprovou, para seu desgosto.

Billingsley tem um ponto de vista diferente sobre o Mirror Phlox:

Gosto desses episódios porque tenho que ser alegre. Eu era aquele que dissecava um animal vivo de forma alegre … Ambos os personagens [Prime e Mirror] eram alegres. Essa foi a minha linha central. Não importa em que universo eu estivesse, estava feliz. Não importa o que eu esteja fazendo.

Montgomery novamente esperava por algo mais sobre seu personagem, até mesmo a versão Mirror:

Disseram-me que voltaríamos ao Universo Espelho. Haveria a Imperatriz Sato e, embora meu personagem fosse do tipo silencioso e forte, eu estava curioso para ver aonde ele iria. Foi divertido interpretar um cara mau.

Fonte: TrekMovie