Easter eggs de “An Embarrassment of Dooplers”

ATENÇÃO: ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

An Embarrassment of Dooplers é o 5º episódio da segunda temporada de Star Trek: Lower Decks, disponibilizado dia 9 de setembro nos Estados Unidos e Canadá. Alguns easter eggs e referências aos outros seriados já foram publicados aqui no Trek Brasilis, pois apareceram no trailer do seriado. Mas vamos repeti-los aqui, com mais detalhes. Os easter eggs e referências, como sempre, são apresentados na ordem que aparecem no episódio, para facilitar seu encontro.

O episódio começa com um jantar em homenagem ao Doopler, que está sendo transportado para a Base Estelar 25. A mesa do jantar é semelhante à mesa do jantar oferecido por Saru, no episódio “Forget Me Not” de Discovery.

Os garfos usados na mesa de jantar se assemelham aos usados em Deep Space Nine e Voyager.

Tendi e Rutherford estão construindo um modelo da Cerritos, em uma coincidência impressionante, poucas horas depois que o modelo da Eaglemoss foi anunciado. Os construtores de modelos de naves anteriores incluem Miles O’Brien em sua juventude, Joe Carey em “Friendship One”, Geordi La Forge em “Elementary Dear Data” e Worf em “Peak Performance”. Na primeira cena de “Broken Bow”, episódio piloto de Star Trek: Enterprise, o garoto Jonathan Archer está montando um modelo da nave de seu pai.


A Base Estelar 25 da Federação, que parece ser baseada na base estelar 6 do episódio “The Ultimate Computer” da Série Clássica ou Starbase 47, da série de livros Star Trek: Vanguard.

Chegando à Base Estelar 25, ancorados na estação, há duas naves andorianas baseadas no cruzador de batalha andoriano visto em Enterprise (#1); uma nave que parece a Cerritos (#2): uma nave batedora maquis (#4), como a nave de Chakotay do episódio “Caretaker”, de Voyager“. Duas naves da Frota Estelar são semelhantes à classe Parliament (#3), do episódio “Cupids Errant Arrow”, da 1ª temporada de Lower Decks, e há duas naves semelhantes às da classe Daedalus (#5)! Esta classe só foi vista até agora como um modelo de exibição no escritório de Sisko, em Deep Space Nine.

O capitão da base estelar John Anderson exibe em sua estante alguns artefatos antigos da aviação em seu escritório, incluindo representações de biplanos e hidroaviões, e o que pode ser um retrato de Amelia Earhart, que dizem, foi abduzida por alienígenas em 1937 e encontrada viva no episódio “The 37’s” de Voyager.

Inclui também o que parece ser o modelo de um obelisco Preservador, semelhante ao visto no episódio “The Paradise Syndrome” da Série Clássica.

Tem também uma escultura da América Central na estante que é muito semelhante à vista nos aposentos de Kirk em vários episódios da Série Clássica, como “Mudd’s Women”.

O enredo da nave sendo invadida por Dooplers se assemelha a “The Trouble with Tribbles” da Série Clássica, que retratou a situação oposta, de uma nave sendo contaminada a partir de uma base estelar.

Boimler considera usar um “skant” no estilo do uniforme da Cerritos. Esse estilo de uniforme era popular entre a equipe da Enterprise-D durante as duas primeiras temporadas da A Nova Geração. Os uniformes da época também incluíam uma túnica que Worf considerava um vestido.

Mariner fala a frase “Caos na ponte (Chaos On The Bridge)”, que é o título de um documentário, apresentado por William Shatner, que narra a turbulência da produção da primeira temporada de A Nova Geração, já que o controle da franquia foi arrancado de Gene Roddenberry.

Uma nave é vista voando perto da Base Estelar; sua seção de popa parece ser baseada no Delta Flyer. Parte de uma nave deste tipo também é vista estacionada, durante a perseguição de carros.

“Eles têm um Quark’s agora” solidifica ainda mais a ideia de que Quark franqueou seu bar. Este parece ser provavelmente uma filial. Já vimos um Quark em Freecloud, no episódio “Stardust City Rag” de Star Trek: Picard e em “We Always Have Tom Paris”, desta temporada de Lower Decks.

O tellarita que vê Mariner na base estelar sinaliza a seu contato usando um comunicador klingon da era de Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock”.

O dono da loja, Malvus, é um mizariano, espécie nativa do planeta Mizar II, introduzida pela primeira vez em “Allegiance” de A Nova Geração., como uma raça de pacifistas que foi conquistada seis vezes. Picard ficou em uma prisão com um mizariano chamado Kova Tholl, nesse episódio.

Os itens na loja de presentes incluem:

  • Tricorders e PADDs
  • A túnica ridícula do Riker de “Angel One”

  • Outra túnica de Riker de Jornada nas Estrelas: Nemesis
  • Um jogo de xadrez tridimensional visto em vários episódios da Série Clássica
  • Pingos (tribbles) vistos em “The Trouble With Tribbles” da Série Clássica
  • Um lirpa vulcana de “Amok Time” da Série Cássica
  • Um rifle feiser introduzido em “The Mind’s Eye” de A Nova Geração e usado em Deep Space Nine
  • Um rifle feiser de compressão de Voyager, como visto nos episódios “Caretaker”, “Equinox” e “Message in a Bottle”.

  • Um bat´leth klingon
  • A ponta de um rifle de feiser usado pelo Kirk na Série Clássica

  • Alguns computadores

O console de tubo piscante, visto em inúmeros episódios e filmes de Star Trek e visto pela última vez no episódio “Strange Energies” da 1ª temporada de Lower Decks (última imagem à direita), também é visto na loja de Malvus, logo atrás do caixa futurista.

Depois que vimos a parte inferior do Nomad no episódio “Second Contact” da 1ª temporada de Lower Decks em um armário de armazenamento, vemos a parte superior na loja de Malvus.

Malvus reclama que ficou preso em Ceti Alfa IV. Em “Space Seed” Khan ficou preso em Ceti Alfa V.

Boimler reclama de ter ficado preso em Rubicun III; este era o planeta sexual com leis de invasão excessivamente draconianas em “Justice” de A Nova Geração.

Malvus está vendendo o banho de espuma Data (e Lore), que parece ser uma referência ao produto licenciado Borg Bubble Bath, lançado em 1996. E sim reparem bem que temos Lore também.

A perseguição de carro passa por:

  • um cassino de dabo, um jogo de sorte no estilo roleta desenvolvido pelos Ferengi. Quark tinha um na Deep Space Nine. Quando alguém ganha, é costume gritar “Dabo!”, como fazem no episódio.
  • uma barbearia boliana, como a de Mot, na Enterprise-D.
  • uma loja de roupas, Garak tinha uma em Deep Space Nine ); a loja inclui tecidos armazenado em tubos longos, que vimos na Estação Farpoint, no primeiro capítulo de A Nova Geração.

Falsos uniformes da Frota Estelar, como os usados Enterprise de Pike na 2ª temporada de StarTrek: Discovery parecem estar na moda no final do século 24, pois estão à venda na loja de roupas. Ou será  que essa é uma loja vintage, ou de roupas de segunda mão?

Na loja de roupas, dois chapéus estilo Guinan/El-Aurian são vistos em poucos quadros enquanto o buggy passa.

Quando saem pela janela, passam por um gorn.

Outras espécies vistas durante a perseguição incluem: ferengi, andoriano, lurianos e benzitas.

Ferengi

Andoriano

Luriano

Benzita

Durante a perseguição, Mariner desvia e os policiais quase atropelam um homem em uma cadeira de rodas no estilo da cadeira do capitão Pike, após o acidente, vista no episódio “The Menagerie” da Série Clássica. A pessoa na cadeira parece demais com o Alex Kurtzman, deve ser uma homenagem a ele. Ele faz dois bips, que significam “não”, acho que Alex não queria ser atropelado.

A dupla passa por uma coleção do que Boimler chama de “pessoas peixe”, formalmente conhecidas como antedeanos, como visto no episódio “Manhunt” de A Nova Geração. Uma delas diz que eles não são pessoas!

A nave vulcana que os alferes atravessam é da classe D’kyr, do século 22, como vista nos episódio “Shockwave, Part I” e “Shockwave, Part II” de Enterprise. Quando eles passam, um dos vulcanos fala: “Fascinante”, como o Sr. Spock falava frequentemente na Série Clássica.

No aviário, podemos ver aurelianos com plumagens em cores diferentes e abrindo as asas Nos créditos do episódio, são identificados como aurelianos, como os do episódio “Yesteryear” da Série Animada, mas compartilham várias semelhanças com os skorrs, visto no episódio “The Jihad”, também da Série Animada.

O jardineiro que quase é atropelado é uma homenagem a Boothby, o jardineiro chefe na Academia da Frota Estelar em São Francisco, na Terra, visto em “The First Duty” de A Nova Geração.

Mariner, Boimler e todos na festa estão usando um uniforme branco com bordados dourados e vermelhos que parecem inspirados nos uniformes vistos no filme Jornada nas Estrelas: Insurreição. O uniforme da Cerritos é no mesmo estilo, mas diferentes dos demais, que são iguais ao do filme.

O porteiro/segurança insetoide de voz profunda na festa da Frota Estelar e os garçons e bartenders são da mesma espécie de Em de “The Jihad” da Série Animada.

Mariner afirma que ela serve na “Voyager-D”. É improvável que tenham construído mais quatro Voyagers nos três anos, desde que a original voltou para casa, mas a Voyager-J foi vislumbrada em “Die Trying” de Discovery.

Boimler cita a capitão Shelby, que foi introduzida em “The Best of Both Worlds”, de A Nova Geração, como a potencial substituta de Riker após sua promoção provisória. Ela também foi uma personagem principal na série não-canônica New Frontier.

O Número Um da capitão Shelby é um multi-olhos, baseado em um design inicial para Saru, de Discovery.

Uma oficial da Frota Estelar da mesma espécie que a primeira oficial de Riker na USS Titan, vista em “Kayshon, His Eyes Open” é vista na recepção da Frota Estelar.

Os quadros no bar incluem:

Na primeira cena da Mariner no bar:

  • 1. Uma nave de vela solar de Bajor de “Explorers” de Deep Space Nine
  • 2. A Voyager
  • 3. Um membro da espécie abaddon de “Alice” de Voyager
  • 4. Morn, um luriano que estava sempre no bar do Quark em Deep Space Nine (também vemos um luriano dormindo no bar)


Quando Boimler entra no bar (da esquerda para a direita)

  • 5. Eva, Ruth e Magda de “Mudd’s Women” da Série Clássica.
  • 6. Maab e Duur de “Friday’s Child” da Série Clássica
  • 7. O antropoide taureano de “The Galileo Seven” da Série Clássica
  • 8. A criatura salgada M-113 “The Man Trap” da Série Clássica
  • 9. O fantoche de Balok de “The Corbomite Maneuver” da Série Clássica

  • 10. Lokai em “Let That Be Your Last Battlefield” da Série Clássica
  • 11. Kirk em um traje espacial em “The Tholian Web” da Série Clássica
  • 12. Galt, Shahna e Tamoon de “Gameters of Triskelion” da Série Clássica
  • 13. Ruk de “What Are Little Girls Made Of” da Série Clássica
  • 14. A Horta saindo do túnel de Devil in the Dark ” da Série Clássica
  • 15. A frente da mansão de Trelane  em Squire of Gothos” da Série Clássica

  • 16. Apolo de “Quem Chora por Adonais” da Série Clássica
  • 17. Um grupo de 4 talosianos (“The Cage”)
  • 18. A Enterprise em órbita de um planeta vermelho
  • 19. Duas imagens de Arex, um com uniforme vermelho, da Série Animada
  • 20. M’Ress da Série Animada

Atrás da jukebox

Spock vestindo a viseira vermelha e fazendo a saudação vulcana, visto no episódio “Is There in Truth No Beauty” da Série Clássica.

Atrás do benzita dormindo

Uma nave de classe Constitution em dobra

Atrás do bar:

Um alienígena que fez experimentos em Picard no episódio “Allegiance” de A Nova Geração

Um Bzzit Khaht de Jornada nas Estrelas: A Volta para Casa. Só vimos o alienígena claramente em fotos publicitárias (a esquerda). As imagens inferiores mostram tudo o que foi visto do alienígena em Jornada nas Estrelas: A Volta para Casa.

No bar, podemos observar vários objetos:

  • Um modelo do Guardião da Eternidade
  • Um modelo da Phoenix, a primeira nave de dobra tripulada da Terra
  • um modelo do assassino de planetas de “The Doomsday Machine” da Série Clássica

Thadiun Okona é o DJ da festa. Okona era um conquistador desonesto em “The Outrageous Okona”. A melhor parte é que Freeman diz: “Ele nem está na Frota Estelar. Isso é ultrajante (outrageous)!”. Então, mais uma citação para o episódio “The Outrageous Okona”.

Okona agora usa um tapa-olho. Este poderia ser o personagem que o showrunner Mike McMahan disse que a equipe Lower Decks teve que alterar a aparência, para acertar com o que vamos ver em Prodigy.

A barraca em que um gorn vende churrasquinho em frente ao bar chama Mr. Krada Leg. Krada era um animal originário do espaço klingon e suas pernas eram comidas. O restaurante klingon em Deep Space Nine servia pernas de krada grelhadas, como citado por Kira Nerys no “The Sound of Her Voice” de Deep Space Nine.

Os modelos de naves que Rutherford e Tendi montam são da marca “Quark”. Quark virou mesmo um empreendedor.

O modelo da Deep Space Nine inclui “uma Jadzia e uma Ezri”. Ambas foram anfitriãs do simbionte Dax.

Fontes consultadas: Jörg HillebrandTrekmovie, Trekcore, Reddit, Memory Alpha