TNG 3×07: The Enemy

Worf e Geordi entre o ódio e a cooperação numa grande trama romulana

Sinopse

Data estelar: 43349.2

Atendendo a um pedido de socorro, Riker, Worf e La Forge descem à superfície de Galordon Core, planeta assolado por tempestades eletromagnéticas no espaço da Federação, próximo à Zona Neutra Romulana. Worf encontra uma nave acidentada e um sobrevivente romulano. Ele e Riker voltam à Enterprise com seu prisioneiro, mas La Forge cai num buraco e se perde. A janela disponível para o transporte se fecha e ele fica preso no planeta.

A Enterprise capta uma transmissão vinda do espaço romulano e direcionada à nave perdida, de um comandante Tomalak. Picard ordena que eles não entrem no espaço federado. Tanto Tomalak quando o prisioneiro romulano dizem que só havia um tripulante em Galordon Core. Os ferimentos do detido, contudo, são mortais, e sua sobrevivência depende de uma doação de sangue de Worf. O klingon tem os romulanos como inimigos jurados e se recusa.

No planeta, La Forge cria estacas de metal com seu feiser e consegue escalar o buraco. Ele vê uma fonte de neutrinos recém-lançada ao planeta — plano de Wesley Crusher para ajudar o engenheiro a sinalizar sua localização a fim de que a Enterprise possa transportá-lo — e começa a segui-la, mas é capturado por um segundo romulano, o centurião Bochra.

A exemplo do outro sobrevivente romulano, Bochra está extremamente debilitado, e Geordi também começa a sentir os efeitos do planeta sobre sua neurofisiologia. O engenheiro convence o romulano a cooperar para escaparem juntos, mas então ele perde a visão. Os dois precisam improvisar uma conexão entre o visor de Geordi e o tricorder, a fim de encontrar o emissor de neutrinos.

Enquanto isso, o comandante Tomalak decide cruzar a Zona Neutra e ir a Galordon Core. A situação escala ainda mais quando ele é informado de que o sobrevivente romulano morrera. A ave-de-guerra romulana e a Enterprise estão preparadas para entrar em batalha, quando surge uma mudança na modulação do emissor de neutrinos — sinal de que Geordi o encontrara. Uma janela de transporte se abre e os sensores identificam duas formas de vida.

Picard aposta que é um segundo romulano e confronta Tomalak. Diz que fará um gesto de boa vontade baixando os escudos para transportar os sobreviventes. La Forge e Bochra são transportados diretamente para a ponte. O centurião diz que deve a vida ao humano, e Picard se compromete a enviar o sobrevivente à nave romulana, desescalando a situação.

Comentários

“The Enemy” mostra, em um só episódio, as duas atitudes possíveis para com aqueles que são vistos como hostis. Uma é manter as hostilidades — é o que Worf e o primeiro sobrevivente romulano fazem, de maneira claramente mútua. Outra é tentar cooperar — algo que Geordi consegue convencer o segundo sobrevivente romulano a fazer. No primeiro caso, temos uma morte evitável. No segundo, não só a salvação dos dois que cooperaram, mas o desarmamento de uma bomba que podia levar a uma guerra interestelar entre duas potências.

O episódio faz tudo isso tratando o incidente de forma madura e sofisticada, sem nada a dever, em termos de realismo, a conflitos e tensões internacionais vistos na Terra dos nossos dias. Tanto que acabamos com uma solução imperfeita e questões não respondidas de ambos os lados. O que os romulanos faziam em Galorndon Core? O prisioneiro morto revelou ou não informações secretas à Federação?

O desfecho, por sua vez, enfatiza uma grande diferença entre Star Trek e franquias espaciais mais orientadas à ação: o sucesso aqui não vem com uma baita batalha espacial (embora a saga tenha tido algumas fantásticas sequências desse tipo, sobretudo em Deep Space Nine), mas com o desescalar das hostilidades. A Nova Geração é mais sobre a vitória da diplomacia do que a conquista pelas armas.

Ao mesmo tempo, a trama oferece papéis saborosos e importantes para Geordi La Forge e para Worf. E os dois atores, LeVar Burton e Michael Dorn, entregam muito bem o que se espera deles. O episódio é especialmente marcante para o klingon, que tem uma oportunidade de ouro para tomar uma decisão controversa e mostrar que sua moralidade é diferente da dos humanos com que convive.

O Picard de Patrick Stewart tem sua presença de costume, com a imponência que cabe ao comandante da nave capitânia da Frota Estelar. E Andreas Katsulas faz sua estreia como o deliciosamente malicioso comandante Tomalak, personagem que voltaria a aparecer mais adiante na série.

Infelizmente, os valores de produção é que nos fazem sofrer um pouco, impostos pelas limitações orçamentárias da série. Bem que o competente diretor David Carson tenta fazer o melhor com o restrito cenário do planeta, e a iluminação em particular, com a simulação de relâmpagos, ajuda a vendê-lo, mas é tudo muito claustrofóbico. Felizmente a trama também não exige muito do ambiente, o que torna o resultado passável.

A despeito disso, temos aqui uma excelente hora de Star Trek, misturando de forma efetiva a aventura a um tema claro e bem escrito, num roteiro levado à sua forma final pelo showrunner Michael Piller.

Avaliação

Citações

“Welcome to Galorndon Core. Where no good deed goes unpunished.”
(Bem-vindo a Galorndon Core. Onde nenhuma boa ação passa sem punição.)
La Forge

Trivia

  • Nas versões iniciais deste episódio, Troi desceria ao planeta e ficaria presa com Geordi em Galorndon Core. Marina Sirtis ficou frustrada quando chegou o roteiro final e isso havia sido modificado.
  • Michael Piller acreditava na força deste episódio, a ponto de destacá-lo, entre outros, em um memorando a John Wentworth, presidente do departamento de publicidade de televisão de rede da Paramount. Mais tarde, ele apontaria três episódios da terceira temporada como os mais memoráveis: este, “The Bonding” e “Yesterday’s Enterprise”.
  • De acordo com LeVar Burton, este episódio é uma homenagem ao filme Acorrentados, de 1958. Estrelando Tony Curtis e Sidney Poitier e dirigido por Stanley Kramer, o longa conta a história de dois prisioneiros fugitivos, um negro e o outro branco, que acorrentados um ao outro tentam escapar de seus perseguidores e vencer a luta contra o ódio racial que os devora.
  • Partiu de Piller a ideia de fazer com que Worf não salvasse o romulano, algo que incomodou alguns dos roteiristas e principalmente Michael Dorn, que temia gerar antipatia irremediável a seu personagem. Após a exibição do episódio, Dorn mudou de ideia e aprovou a decisão da produção.
  • Michael Piller comentou a decisão: “Rick Berman soube instantaneamente que era a coisa certa a fazer. E assim que ele me apoiou, se tornou uma corrida até a linha de chegada. E era absolutamente a coisa certa a fazer. Você sabia que a audiência estava esperando que Worf mudasse de ideia, porque eles sempre fazem isso em televisão. Mas o personagem se recusou a fazer isso e acho que tomamos uma decisão muito boa. De início, claro, foi um choque e uma decisão controversa. Mas você acaba falando de sobrevivência e de sobrevivência entre inimigos. Acho que foi um desenvolvimento natural do personagem.”
  • Este foi o episódio de estreia de David Carson como diretor de Star Trek. Ele assumiria o comando de vários episódios de A Nova Geração e Deep Space Nine, coroando sua contribuição com a direção de Jornada nas Estrelas: Generations.
  • Há um bocado de reciclagem nas tomadas espaciais. O disparo da sonda veio de “Where Silence Has Lease”, e a partida da Enterprise e da nave romulana saiu de “Contagion”.

Ficha Técnica

Escrito por David Kemper e Michael Piller
Dirigido por David Carson

Exibido em 6 de novembro de 1989

Título em português: “O Inimigo”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado

Colm Meaney como Miles O’Brien
John Snyder como Bochra
Andreas Katsulas como Tomalak
Steve Rankin como Patahk

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio