TNG 3×08: The Price

Uma paixão para Troi e uma disputa comercial, sabor betazoide

Sinopse

Data estelar: 43385.6

A Enterprise está em Barzan II, onde hospedará as negociações pelos direitos de uso do buraco de minhoca local, o único de tipo estável conhecido na galáxia. Participam das negociações os caldonianos, os crisalianos e a Federação. De última hora, surge uma nave ferengi, demandando direito de participar. A primeira-ministra Bhavani concorda.

O representante dos crisalianos é um humano, Devinoni Ral, que parece provocar um caso de amor à primeira vista em Troi. No início das negociações, ele vai visitá-la em seu escritório e os dois começam a ter um caso.

Em paralelo, os ferengis, liderados por DaiMon Goss, envenenam o representante federado, Mendoza, que acaba substituído por Riker. Já Data e Geordi planejam uma expedição ao buraco de minhoca para confirmar os resultados da sonda barzan. Os ferengis decidem mandar sua própria nave auxiliar, em missão equivalente.

Ral revela a Troi que, como ela, ele é empático — um quarto betazoide. Ela questiona a ética de ele usar sua empatia para ganho pessoal em negociações comerciais, sem que os outros saibam dela, e os dois têm uma discussão. O negociador manipula o representante caldoniano a desistir e diz a Bhavani que a Federação tem inimigos, enquanto os crisalianos vivem em paz há dez gerações.

Data e Geordi atravessam o buraco de minhoca em uma nave e constatam que não foram parar no quadrante Gama, como esperado, mas no Delta. Eles descobrem que o buraco de minhoca é instável em uma das pontas e pedem que os ferengis os sigam para voltar a Barzan, antes que seja tarde demais. Eles se recusam e acabam presos no quadrante Delta.

Ral confronta Riker e o provoca sobre o que ambos têm em comum, o amor por Troi, a fim de desestabilizá-lo na rodada final de negociações. Os ferengis atacam a Enterprise sem provocação, e o incidente convence Bhavani a fechar com os crisalianos. Mas Troi revela que a agressão ferengi foi combinada entre Ral e Goss, como parte de um plano para manipulá-la. Ela revela que Ral é empata.

Uma enorme disputa por nada. Data e Geordi revelam que o buraco de minhoca é instável em uma das pontas e, em breve, o será nas duas. Ral terá de cumprir seu acordo com Bhavani, mas não haverá qualquer ganho prático para os crisalianos. Ele ainda tenta convencer Troi a partir com ele, sendo sua “consciência”, mas ela prefere permanecer a bordo, alegando já ter um trabalho como conselheira da nave.

Comentários

“The Price” é um esforço valente de fazer bom uso da conselheira Troi, uma personagem com a qual os roteiristas naturalmente têm dificuldade, em razão de suas habilidades empáticas. Como enredá-la em alguma artimanha se ela pode perceber a enganação na mente dos trapaceiros? A resposta foi colocá-la em um romance — e com alguém que fosse seu igual em matéria de telepatia.

Apesar de todas as boas intenções, o episódio se arrasta, e a primeira metade em particular é sofrível. O romance de Ral e Troi parece brotar do nada e a química entre os dois personagens não convence, a despeito de todos os esforços de Marina Sirtis e Matt McCoy.

Aliás, pouca coisa se salva de Devinoni Ral. Quase tudo no personagem soa picareta, da postura ao sotaque. Um personagem assim pode funcionar se vier com uma pitada de humor e um bocado de carisma, como, por exemplo, um Harry Mudd. Mas aqui ele é interpretado como um presunçoso sem sal e, em nenhum momento, conseguimos nos colocar do lado dele.

A segunda metade do episódio melhora, quando temos uma sequência de cenas fortes, começando pelo rompimento de Troi e Ral, seguido pelo confronto de Ral e Riker no bar panorâmico e culminando com o desfecho da trama do buraco de minhoca, na ponte. São boas cenas e indicam que havia um ótimo episódio aqui, em algum lugar, se o ângulo ético fosse mais explorado. Infelizmente, pelo que trazem, não conseguem redimir a primeira metade arrastada.

A pequena aventura de Data e Geordi pelo buraco de minhoca, viajando em companhia dos dois ferengis, é divertida, mas os efeitos visuais acabam não entregando o espetáculo de um fenômeno tão peculiar.

Apesar disso, vale notar que o episódio inicia a reorientação dos ferengis como comerciantes, algo até então mencionado em segmentos anteriores, mas inexplorado (tanto em “The Last Outpost”, como em “The Battle” e em “Peak Performance” eles aparecem como agressores interestelares, muito mais interessados em roubar com violência do que em trapacear em negociações pacíficas). Essa dimensão deles continuaria a ser desenvolvida e ganharia toda sua plenitude em Deep Space Nine.

Foi o melhor episódio para Troi desde “The Child”, mas isso francamente não quer dizer muito. A conselheira seria mais bem servida em segmentos futuros.

Avaliação

Citações

“There it is, ladies and gentlemen. The first and only stable wormhole known to exist. It’s yours… for the right price.”
(Aí está, senhoras e senhores. O primeiro e único buraco de minhoca estável conhecido. Ele é seu… pelo preço certo.)
Bhavani

Trivia

  • O título original deste episódio era “A Price Far Above Rubies”.
  • A versão final do roteiro tem várias cenas não incluídas no episódio, como uma sessão de aconselhamento de Troi com O’Brien, Wesley reclamando a ela de problemas com a mãe e mais informações sobre os crisalianos.
  • A cena em que Beverly e Deanna fazem aeróbica foi filmada na engenharia, redecorada com espelhos e sem a mesa central (chamada de “mesa de bilhar” pela produção).
  • No bar panorâmico, DaiMon Goss aparece gesticulando sobre seu “dote” para uma pobre oficial — uma decisão tomada no set. O roteiro não descreve tão detalhadamente o gestual.
  • Este episódio é o primeiro a estabelecer de forma clara a divisão da galáxia em quatro quadrantes. Também aqui aparece pela primeira vez o amor de Troi por chocolate.
  • O escritório da conselheira faz sua segunda aparição, mas bem diferente da primeira, em “The Icarus Factor”.
  • Arridor e Kol, os ferengis perdidos no Quadrante Delta, voltariam a ser vistos em “False Profits”, de Voyager.
  • Michael Piller admitiu que o episódio final ficou aquém das expectativas. “Um dos melhores roteiros que tínhamos. Acho que, se você ouvir aquele episódio sem vê-lo, pode se divertir com ele. Eu realmente achei um episódio desapontador. Não deu certo e não foi um grande episódio. Sobre servir a personagem de Troi, foi um veículo maravilhoso e ela estava linda.”
  • Muito se comentou antes do episódio sobre o fato de que Ral e Troi seriam vistos na cama. Mas Piller se defendeu. “Nunca quis ser televisão revoltante. Recebemos uma porção de cartas de pessoas revoltadas antes de ir ao ar, mas ninguém escreveu depois que foi ao ar. Eu ouço com muito cuidado essas reclamações.”
  • Para o diretor Robert Scheerer, a principal lembrança foi de trabalhar com Marina Sirtis. “A coisa que eu me lembro mais sobre este episódio é ter trabalhado tão de perto com Marina, porque eu realmente não havia trabalhado com ela tanto assim. Havia uma qualidade humana nela e no episódio.”

Ficha Técnica

Escrito por Hannah Louise Shearer
Dirigido por Robert Scheerer

Exibido em 13 de novembro de 1989

Título em português: “O Preço”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado

Colm Meaney como Miles O’Brien (apenas voz)
Matt McCoy como Devinoni Ral
Elizabeth Hoffman como Bhavani
Castulo Guerra como Mendoza
Scott Thomson como Goss
Dan Shor como Arridor
Kevin Peter Hall como Leyor

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio