As séries de Star Trek vão sair da Netflix Brasil?

Alerta do Badgey Brasilis é uma coluna do Trek Brasilis que visa checar fatos e combater notícias falsas.

Olá, pessoal. Eu sou o Badgey Brasilis. Posso te ensinar uma lição? Um rumor que tem circulado pelo fandom chegou até mim, com um pedido de checagem.

É verdade que três séries originais de Star Trek vão sair do catálogo da Netflix Brasil em setembro?

FALSO!

Não se preocupe, as séries não vão sair no momento. Elas chegaram à Netflix brasileira como parte de um acordo conjunto válido para 188 países (excluídos EUA e Canadá) e assinado em 2016, que também incluía a exibição de Star Trek: Discovery (a quarta temporada vai chegar à Netflix em 19 de novembro). Esse contrato ainda não está em vias de expirar, como confirmado pelo site Radio Times com representantes da Netflix do Reino Unido (que transmite as séries pelo mesmo contrato que inclui o Brasil).

O que de fato vai acontecer em setembro é a saída de três séries de Star Trek (Série Clássica, Voyager e Enterprise) da Netflix americana. Elas estão lá desde 2011, num contrato para exibição nos EUA que durou dez anos.

É possível que faça parte da estratégia da ViacomCBS não renovar esses contratos, ao menos nos EUA, para reforçar a presença do serviço Paramount+ como o hub para todo o conteúdo de Star Trek. Para o mercado internacional, ainda não está claro se será adotado protocolo similar, embora faça cada vez mais sentido, com a expansão do Paramount+ pelo mundo. Por ora, contudo, as séries antigas de Star Trek seguem na Netflix em 188 países, inclusive o Brasil.

Você tem alguma “notícia” que gostaria de ver checada pelo Badgey Brasilis? Mande para a gente, clicando aqui!

E siga o Badgey Brasilis no Twitter.