DS9 1×05: Captive Pursuit

História lida com a perspectiva de uma cultura diferente com bom desempenho

Sinopse

Data estelar: Desconhecida

Uma nave proveniente do Quadrante Gama para na Deep Space Nine para reparos e o chefe O’Brien é designado para conduzir os trabalhos e fazer primeiro contato com os alienígenas.

Por ocasião disso, ele conhece Tosk, um ser com modo de vida bastante excêntrico pelos padrões humanos.

Ao tornar-se amigo do alienígena, O’Brien acaba descobrindo que ele é uma presa criada especialmente para um jogo de caça conduzido pelos membros de sua espécie.

Quando os alienígenas chegam à estação para capturar Tosk, O’Brien desobedece à Primeira Diretriz e ajuda a presa a escapar.

Comentários

O melhor momento da temporada desde o piloto. Temos um recorte muito específico de uma cultura do Quadrante Gama (a primeira apresentada na série!), levando às últimas consequências sci-fi (ao menos para as produções da época) uma “caça a raposa” (daqueles dias). A presa (Tosk) é apresentada primeiro, com uma ótima maquiagem e uma atuação minimalista (beirando a pantomina) de MacDonald.

A camaradagem com o “homem comum” de O’Brien é um sucesso instantâneo e o deslumbramento do alienígena com a estação (então uma novidade até para os espectadores) é muito bem capturado. Permanecendo simpático mesmo após cometer atos violentos, Tosk é um sucesso de humor e pathos.

É muito bem-vinda a forma visceral como Sisko reage a todo o ritual da caçada. E o sorriso cúmplice dele ao dar um esporro monumental em O’Brien após ter deixado o chefe libertar Tosk não tem preço (bem-vinda também é a escolha do roteiro de reduzir qualquer discussão da Primeira Diretriz a uma linha de diálogo).

Fica implícita a noção de que incidentes como esse seriam normais para os caçadores e alguns cadáveres seriam parte do jogo, sem responsabilizar (e aparentemente não indenizar) terceiros. Esse talvez seja um dos pontos do episódio, inclusive.

Outra noção é a de que a retomada da caçada era algo bem-vindo para ambas partes. Pena que não retomamos essa sociedade na continuidade da série. Já que o recorte foi muito específico para extrapolarmos muita coisa.

E mais algumas castanhadas:

– Quark incluindo prostituição de uma empregada (alienígena) nas letras miúdas de um contrato e não aceitando a máxima do “não e não” (mais tema atual necrocapitalista impossível);

– ZERO efeito visual para capturar dramaticamente a chegada da nave de Tosk, isso sem contar o fato de Odo levar uns sopapos (Oh Boy!) logo de saída dos caçadores para economizar um pouco mais em valores de produção;

– Muito fácil relacionar (em retrospectiva) o planeta dos caçadores como parte do Dominion, seus escudos/teletransportes pessoais e capacidades de furar escudos federados bem como o fato de Tosk ser engendrado em série com habilidades funcionais muito específicas tais como (alguma) capacidade de ocultação, fonte de alimentação embutida, ínfimo período de sono requerido etc;

– Mas notem que nem caçadores e nem Tosk reconheceram Odo.

BÔNUS (DS9 REBOOT): O episódio se chamaria simplesmente “O’Brien”. Os seus flashbacks tratariam da participação do chefe em ações militares passadas, principalmente a guerra cardassiana-federada quando serviu sob Benjamin Maxwell e o incidente de Setlik III. Tais flashbacks terminariam no incidente do episódio “The Wounded”, fechando um ciclo com Maxwell. Os eventos presentes do episódio seriam similares aos do original, com Tosk partindo e agradecendo, dizendo ao chefe que era a “ordem das coisas” (pré-ecoando episódios originais posteriores como “Rocks and Shoals”). O líder dos caçadores não deixaria dúvida de que eles são, de fato, parte do Dominion, o qual já saberia a respeito do wormhole e da estação e avisaria que Sisko deveria tomar cuidado com Odo.

Avaliação

Citações

“I am sorry. I have no vices for you to exploit”
(Sinto muito. Eu não tenho vícios para o senhor explorar.)
Tosk

Trivia

  • Este episódio contou com a participação de Gerrit Graham (que também pode ser visto interpretando um membro do Q-Continuum no episódio “Deathwish” da segunda temporada de Voyager) como o “caçador”.
  • A nota à imprensa fornecida pela Paramount listava Tim Burns e Michael Piller como coautores deste episódio.

Ficha Técnica

História de Jill Sherman Donner
Roteiro de Jill Sherman Donner e Michael Piller
Dirigido por Corey Allen

Exibido em 1 de fevereiro de 1993

Título em português: “Caça e Caçador”.

Elenco

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado

Gerrit Graham como “o caçador”
Scott MacDonald como Tosk
Kelly Curtis como miss Sarda (garota do dabo)

Balde do Odo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Muryllo Von Grol
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio