DS9 1×06: Q-Less

Q e Vash queimam seu filme na única aparição dos personagens na série

Sinopse

Data estelar: 46531.2.

Vash, antiga companheira de Q, é encontrada no Quadrante Gama pelo pessoal da Deep Space Nine. Quando levada a bordo da estação, traz consigo, inadvertidamente, o próprio Q.

O objetivo da entidade é, a todo custo, ter Vash novamente como sua companheira. No entanto, a arqueóloga não está interessada. Ela e Quark preparam um leilão de artefatos coletados ao longo dos dois anos que passou no Quadrante Gama.

Enquanto isso, a estação começa a passar por sérias falhas estruturais que ameaçam sua integridade. Por fim, descobre-se que a causa é um dos artefatos de Vash, que, na verdade, é um tipo de ovo de uma espécie alienígena desconhecida.

Comentários

Uma bênção para os feitores de trailers (contando com o ator/personagem recorrente favorito de A Nova Geração, então ainda em produção, e uma atriz com um certo cartaz na TV da época), este é um segmento que sempre foi fraco e que se tornou (francamente) meio ridículo com o tempo. A falta de desenvolvimento dos novos personagens, um uso questionável do Q e muita tecnobaboseira o condenam facilmente ao esquecimento.

Q e Vash meio que sequestram a atenção dos roteiristas e somente Quark recebe um tratamento minimamente adequado. O que é um erro crasso para uma série então tão jovem. A parte mais memorável do episódio realmente é o (que hoje reconhecemos como) “meme de Sisko socando Q, dizendo não ser Picard”, mas Sisko não ser Picard não ajuda a explicar quem Sisko, de fato, é. E esse é o resumo do problema.

Por outro lado, Q tendo aventuras românticas com Vash (e sendo colocado na posição de a querer de volta por falar nisso) parece um desperdício do personagem e mesmo uma impossibilidade prática. O que parece por si só invalidar o episódio (ainda que todo o resto fosse perfeito). O clássico “Tapestry” de A Nova Geração foi exibido na semana seguinte, para o leitor ter uma óbvia base de referência.

E, finalmente (e infelizmente), temos uma trama regada a tecnobaboseira, arbitrária e absurda, culminando com a estação voando descontrolada para a sua destruição… Tudo meio infantil… A fala do Q (creditada ao próprio Ira Behr, vejam só!), fazendo piada com tecnobaboseira, colide tonalmente com a atitude do segmento como um todo e revira os olhos deste escriba. Dando um ar de roteiro mal-acabado e bagunçado.

E mais algumas castanhadas:

– O Bashir pegador e as suas cantadas? Tudo horrível, chega a dar nervoso… Sua sonequinha conjurada pelo Q, idem… As reações do O’Brien no teaser são engraçadas por conta disso (seria o gérmen da dupla?);

– Kira ficou meio perdida em uma trama tão cheia de tecnobaboseira;

– Entre o episódio passado e este a falta de protocolos de segurança para coisas vindas do Quadrante Gama é gritante.

Avaliação

Citações

“Picard and his lackeys would have solved all this technobabble hours ago!”
(Picard e seu lacaios teriam resolvido toda essa tecnobaboseira há horas!)
Q

“They’re all ridiculously wealthy… and not too bright.”
(Eles são todos ridiculamente ricos… e não muito espertos.)
Quark

Trivia

  • Primeiras e únicas participações de Q (John deLancie) e Vash (Jennifer Hetrick) em Deep Space Nine.
  • “Q” tem uma pronúncia alemã similar a “vaca” naquele idioma assim como “Vash” tem uma pronúncia francesa similar a “vaca” naquele idioma.
  • Robert Hewitt Wolfe foi contratado após vender o primeiro rascunho dessa história. Sua longa parceria com Ira Steven Behr data daí.

Ficha Técnica

História de Hannah Louise Shearer
Roteiro de Robert Hewitt Wolfe
Dirigido por Paul Lynch

Exibido em 8 de fevereiro de 1993

Título em português: “O Lance De Q”

Elenco

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado

Jennifer Hetrick como Vash
John deLancie como Q
Van Epperson como funcionário bajoriano
Tom McCleister como Kolos
Laura Cameron como uma mulher bajoriana

Balde do Odo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Muryllo Von Grol
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio