Showrunners de Picard falam sobre a 3ª temporada

Em entrevista a revista SFX Magazine, os produtores e showrunners de Star Trek: Picard, Terry Matalas e Akiva Goldsman, comentaram sobre a segunda e terceira temporadas e as ideias de novos projetos após final da série.  A SFX traz a série como capa de sua mais nova edição.

Três personagens importantes para segunda temporada

Falando à SFX, o produtor executivo e co-showrunner, Goldsman disse que a história de Picard foi uma oportunidade de ter a resolução de um personagem muito querido da franquia em um arco próprio. E para estas duas temporadas, três personagens são canonicamente importantes na vida dele.

Um deles é Q e sua capacidade de manobrar através do tempo e espaço e essa relação que ele tem com Picard, que sempre foi deixada sem solução. A partir da segunda temporada veremos um Q diferente daquele sarcástico e irreverente de A Nova Geração e isso será um ponto importante para história, como diz o produtor Terry Matalas.

A segunda temporada retrata sobre como você conta uma história sobre Q que é inesperado, e não sendo o mesmo travesso ao estilo Loki que estamos acostumados. Como isso teria um peso dramático real? Esse foi o nosso ponto de partida.

Você definitivamente verá um lado de Q que nunca viu antes. Tem algumas coisas acontecendo com Q que são definitivamente surpreendentes, considerando o tipo de ser que ele é. E como que refletiria em Jean-Luc Picard e o que está acontecendo com sua vida no momento. Os dois primeiros episódios são um passeio bem selvagem.

A outra presença marcante que retornará a franquia é Guinan, interpretada por Whoopi Goldberg. Goldsman não quis revelar muito, mas disse que sua relação também com o tempo é essencial para a história.

Não vou falar muito, mas o suficiente para dizer que ninguém nunca esteve mais ciente de divergências no tempo do que ela. Então, à medida que começamos a falar sobre o tempo e começamos a falar sobre aquilo que é o passado, esses dois personagens são esses grandes presentes para nós. Então, continuamos tentando deixar a história atrair as pessoas que ela quer.

Guinan não é a única mulher misteriosa aparentemente eterna na vida de Picard; temos a volta da Rainha Borg. Matalas comentou a respeito desta aparição especial.

Sou um grande fã dos Borgs, e havia um elemento de viagem no tempo para a temporada. Um dos componentes era que os Borgs tem um pouco de experiência com viagem no tempo… Esta Rainha Borg, em particular, é diferente da que vimos no cânone antes. Então, o que está acontecendo com essa Borg é muito diferente. Há muitas interessantes histórias de Borgs chegando. Ela definitivamente não é a Rainha Borg de Alice Krige. Esta Rainha Borg tem uma história muito diferente.

Quando perguntados sobre as chances de vermos mais rostos familiares no futuro, Goldman disse que estes que estão chegando não serão os últimos.

O que veremos na terceira temporada

Os produtores agora estão debruçados na produção final da temporada três. Terry Matalas comentou um pouco mais a respeito desta, que talvez seja a última temporada.

Meu fanboy interior está meio que pegando fogo com as coisas que eu fui capaz de fazer. Há muitas coisas sobre as quais não posso falar, ainda que eu esteja quase a ponto de falar. Tem havido absolutamente muitos momentos lendários que aconteceram no ano passado. Existem designs de naves estelares e coisas para as próximas duas temporadas que estou muito animado.

Uma nave classe Nova e uma classe Steamrunner

O último trailer mostrou novas naves, criadas pelos veteranos Jon Eaves e Doug Drexler, juntamente com o designer de produção Dave Blass. E mais outras serão mostradas.

Matalas vem provocando os fãs com fotos em sua página no twitter. A maioria das fotos mostra os consoles de uma nave, presumivelmente da Frota Estelar, exibindo o layout LCARS comum às naves da era de A Nova Geração.

Continuando na entrevista, Matalas acrescenta mais vislumbres do que podemos esperar da terceira temporada.

Definitivamente na terceira temporada, há alguns ideias revolucionárias do universo de Star Trek. Há alguns acenos para Kirk. Cresci com a série original e os filmes de Kirk. Isso é meu Star Trek. Então, você verá algumas dessas coisas tipo amarrar alguns Star Trek. E eu creio que Akiva construiu uma história realmente fascinante e exploração psicológica de partir o coração que ninguém está esperando.

É uma história de viagem no tempo e todos os bons contos de viagem no tempo são emocionais em sua essência, é falar sobre algo que está acontecendo com o seu personagem principal. Começamos nos perguntando a questão da primeira temporada: como desconstruir o Capitão Picard? O que não sabemos sobre ele? Por que ele está em uma vinha sozinho com um cachorro? Por que ele nunca se casou com Beverly Crusher e teve uma família? Esses são pontos de partida para responder a alguns desses mistérios pessoais. Mas a ideia da temporada dois de Picard é que a única coisa que realmente transcende o tempo – e não me refiro a viagem no tempo sozinho – também quero dizer tempo emocional, o tipo de estar preso no tempo que vem do trauma – o única coisa que transcende o tempo e que cura é o amor.

Futuro indefinido após terceira temporada

Com a produção da terceira temporada sendo finalizada, a questão em aberto é: “haverá mais?”. Em entrevista à SFX, Goldsman mantem ainda a expectativa:

Deus sabe o que o futuro trará.

Quando perguntado se poderia haver spin-offs para Picard, Goldsman também viu possibilidades, dizendo à revista:

Existem coisas em Picard que poderiam ter seu próprio arco narrativo? Ou sua própria espinha dorsal para contar histórias? Sim, com certeza. É essa a direção da expansão do Universo Star Trek? Isso passa a estar acima da minha alçada.

Matalas também deu a entender que já tem algumas ideias, se eles continuarem:

O que mais vem nessa história? É definitivamente o meu período favorito. Para mim, Star Trek: Picard é o dia atual de Star Trek. E o que está acontecendo nesse mundo em particular é muito importante para mim. Então, fique atento, é o que vou dizer.

Contos da Federação

Depois de Picard, o co-criador Akiva Goldsman quer contar histórias estreladas por outros personagens clássicos de Star Trek. Goldsman é um fã de longa data da franquia e já deu vida a outro antigo capitão: Pike, que estreará Strange New Worlds em maio. Como uma série antológica de Star Trek poderia acontecer? Matalas respondeu enigmaticamente.

Eu realmente não posso dizer porque estou fazendo a única coisa agora que eu sempre quis fazer. É loucura, mas eu não posso falar sobre isso. Eu faria Star Trek para sempre nas circunstâncias certas, e há bastante.

Já Goldsman tem toda uma ideia mapeada.

Tem uma coisa que eu gosto, que eu acho que Robert Kirkman está fazendo agora com The Walking Dead, que é uma espécie de… vou chamá-lo de “Tales Of The Federation”, onde você simplesmente faz one-offs, certo? Então, você poderia trazer George LaForge de volta por uma hora e fazer um show sobre Sulu como um homem mais velho, ou encontrar Jonathan Archer tendo agora se aposentado de sua Enterprise e estar na Terra, apenas fazendo essas coisas realmente interessantes. Você poderia pegar qualquer um, de todos os shows, porque é muito difícil encontrar o suficiente para uma série, mas há uma quantidade infinita de episódios, como séries de antologias (uma coleção de histórias diferentes) estão encontrando seu caminho de volta. Eles eram uma espécie de programa básico quando eu era menino. Um destes baseado em Star Trek eu acho que seria super divertido.

A segunda temporada de Picard estreia no dia 03 de março no Paramount+ dos EUA, mas você poderá assistir, aqui no Brasil, pelo Amazon Prime Video a partir do dia 04 de março. A terceira temporada provavelmente chegará em 2023.