ENT 4×04: Borderland

Arik Soong, interpretado por Brent Spiner com os aumentados

Episódio abre trilogia dos aumentados, reencenando o drama de Khan

Sinopse

Data: 17 de maio 2154

Um grupo de humanos em uma nave é capturado pelos klingons, mas tudo não passa de um ardil: eles massacram a tripulação e tomam a ave de rapina. Na Terra, a Frota Estelar teme que o incidente possa levar a uma guerra. Os perpetradores do ataque são identificados como aumentados, frutos de embriões humanos geneticamente aprimorados no século 20 durante as Guerras Eugênicas.

A Enterprise é instada a encontrá-los e trazê-los de volta à Terra, e para isso Archer recruta a ajuda de Arik Soong, pesquisador responsável por reviver os embriões, agora detido pela Frota Estelar. Ele vai a bordo, e a nave parte para a Fronteira, região na divisa entre o Império Klingon e o Sindicato Órion. Lá, a Enterprise é atacada e nove tripulantes, dentre eles T’Pol, são capturados.

Aumentados em nave klingon

Soong guia a Enterprise a um entreposto onde os órions vendem escravos, e Archer encontra os tripulantes perdidos. A essa altura, T’Pol já foi vendida, mas o capitão consegue “recomprar” um de seus tripulantes para estudar os dispositivos de restrição que mantêm os escravos sob controle. Após “hackear” o sistema, Archer promove uma fuga dos cativos e consegue recuperar seu pessoal. Soong tenta fugir na confusão, mas é recapturado.

T'Pol sendo vendida como escrava por órions

De volta ao espaço profundo, a Enterprise volta a enfrentar os órions e é seriamente danificada, antes de ser protegida por uma ave de rapina klingon. Os aumentados, agora sob o comando de Malik (depois de trair e matar seu “irmão” Raakin), resgatam Soong e partem para “libertar” milhares de embriões deixados para trás nas Guerras Eugênicas…

Comentários

“Borderland” abre uma nova fase em Enterprise, com a execução de histórias contadas em trios de episódios. Este é, portanto, o primeiro ato de uma trilogia que contará a saga de embriões deixados para trás durante as Guerras Eugênicas, um dos eventos “históricos” mais marcantes do universo ficcional de Star Trek. A referência, original, claro, é o episódio clássico “Space Seed”, que nos apresentou ao inimitável Khan Noonien Singh.

Bem, inimitável não, porque é exatamente o que o episódio traz, sobretudo com o personagem Malik. Ele é uma cópia de Khan, na atitude, na postura, nas ideias, na ambição desmedida, na forma de se expressar e até no cabelo. Talvez um pouco exagerado na cópia, mas efetivo.

Title card Enterprise "Borderland"

A exemplo de “Space Seed”, o segmento explora a noção de que habilidades superiores ensejam ambição superior, o que já fica claro aqui logo de cara com a disputa pelo poder entre os aumentados.

Ao mesmo tempo, temos uma trama de hubris, em que um cientista, Arik Soong, acha que pode controlar forças além de seu real alcance. Não existe “eugenia do bem”, como Phlox tenta explicar a ele em uma cena sensacional na enfermaria. Ao longo do episódio, vai se telegrafando a ideia de que, cedo ou tarde, as crenças de Soong vão entrar em conflito com a atitude de Malik e seus comandados. É aquele sabor de tragédia, tão ao estilo de Star Trek.

Brent Spiner em Enterprise como Arik Soong, conversando com Phlox

Brent Spiner carrega muito bem o episódio vivendo esse ancestral do doutor Noonian Soong, criador do androide Data, trazendo carisma e verdade ao papel. E isso, por sinal, é o que o episódio tem de melhor: uma motivação verdadeira para seus antagonistas. Tanto Malik como Soong, cada um a seu modo, acreditam estar fazendo o que é correto, ao buscarem a liberdade para outros tantos embriões “abandonados” pela humanidade.

Por outro lado, a despeito de suas qualidades, o segmento às vezes abusa do saudosismo. É estranho ver os aumentados todos maltrapilhos, numa tentativa nada sutil de evocar o que a tripulação de Khan vestia em Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan. Mas no filme os trajes eram explicados pelo abandono de longos anos no inóspito planeta Ceti Alfa V. Aqui, nada justifica.

Aumentados em Enterprise, maltrapilhos como os aumentados em Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan

E por falar em referências, Enterprise traz a volta de uma espécie que há muito tempo não era vista: os órions. Sua última aparição antes desse episódio foi em “The Pirates of Orion”, da Série Animada, em 1974. O segmento explora o lance da escravidão órion, elemento dessa cultura alienígena destacado desde o piloto clássico “The Cage”, com a primeira visita a um mercado de escravos. A sequência toda no planeta é extremamente efetiva, graças aos ótimos valores de produção, a encenação perfeita e a experiência do diretor David Livingston.

No fim das contas, “Borderland” funciona muito bem, com personagens convidados cativantes e uma aventura que mergulha profundamente nas águas mais turvas do cânone de Star Trek. Mas não deixa muito para a própria tripulação da Enterprise fazer. Quem pauta o andamento da trama são Soong e os aumentados, e é neles que o segmento se escora para ter sucesso.

Avaliação

Citações

“I didn’t realize you shared Humanity’s reactionary attitude towards this field of medicine.”
“On the contrary, we’ve used genetic engineering on Denobula for over two centuries, to generally positive effect.”
“But you don’t approve of what I’ve done.”
“You tried to redesign your species! The first time that was attempted on Earth, the result was 30 million deaths.”
“We can’t let past mistakes hold us back.”
“It’s your responsibility as a scientist to learn from past mistakes.”
“Now what makes you think I haven’t?”
“I can read.”
(Eu não sabia que você partilhava da atitude reacionária da humanidade contra esse campo da medicina.)
(Pelo contrário, temos usado engenharia genética em Denobula por mais de dois séculos, com efeitos geralmente positivos.)
(Mas você não aprova o que eu fiz.)
(Você tentou reprojetar sua espécie! A primeira vez que isso foi tentado na Terra, o resultado foram 30 milhões de mortes.)
(Não podemos deixar erros do passado nos conterem.)
(É sua responsabilidade como cientista aprender com os erros do passado.)
(E o que o faz pensar que eu não aprendi?)
(Eu sei ler)
Arik Soong e Phlox

“To quote one of your philosophers, Nietzsche: ‘Mankind is something to be surpassed.’”
(Para citar um de seus filósofos, Nietzsche: “A humanidade é algo a ser superado.”)
Malik

Trivia

  • Se o capitão klingon deste episódio soa familiar, é porque é. Trata-se de J.G. Hertzler, veterano de Star Trek que fez sua estreia como o capitão vulcano em “Emissary”, de Deep Space Nine, e acabou consagrado como o general Martok, em vários episódios daquela série. Essa, por sinal, foi a última aparição dele em live-action, embora ele tenha voltado à saga fazendo trabalho de voz em Lower Decks.
  • O órion grandalhão deste episódio é vivido por Big Show, o segundo lutador de WWE a aparecer em Enterprise e o terceiro a aparecer em Star Trek. Ele foi precedido por The Rock, em “Tsunkatse” (Voyager), e Tommy ‘Tiny’ Lister Jr., em “Broken Bow” (Enterprise).
  • A nova cadeira do capitão, que estreia neste episódio, é uma reciclagem da nova cadeira de Picard vista em uma cena excluída de Jornada nas Estrelas: Nêmesis. A mesma cadeira também foi vista na nave Intrepid, em “The Expanse”.
  • Esta é a primeira vez em que Brent Spiner interpreta alguém relacionado a Data sem viver também o próprio Data no episódio.
  • Malik aqui diz a Archer ter “cinco vezes a sua força”, algo que Khan disse a Kirk em “Space Seed”.
  • Este episódio recebeu uma indicação ao Emmy por melhor coordenação de dublês, para Vince Deadrick Jr.

Ficha Técnica

Escrito por Ken LaZebnik
Dirigido por David Livingston

Exibido em 29 de outubro de 2004

Títulos em português: “Fronteira”

Elenco

Scott Bakula como Jonathan Archer
Jolene Blalock como T’Pol
John Billingsley como Phlox
Anthony Montgomery como Travis Mayweather
Connor Trinneer como Charlie ‘Trip’ Tucker III
Dominic Keating como Malcolm Reed
Linda Park como Hoshi Sato

Elenco convidado

Brent Spiner como Arik Soong
Alec Newman como Malik
Abby Brammell como Persis
Joel West como Raakin
Big Show como escravizador órion 1
Dave Power como Jeffrey Pierce
J.G. Hertzler como capitão klingon
Dayo Ade como oficial de armamentos klingon
Gary Kasper como escravizador órion 2
Bobbi Sue Luther como escrava órion
Thom Williams como soldado klingon 1

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Mariana Gamberger
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio