DS9 1×09: Move Along Home

Premissa infantil e pouco fértil marca a pior produção da primeira temporada

Sinopse

Data estelar: Desconhecida

Sisko está se preparando para encontrar uma comitiva dos wadi, alienígenas do Quadrante Gama, que vão chegar na estação. Ao mesmo tempo ele conversa com Jake e descobre que o filho está aprendendo sobre meninas bajorianas com Nog, o que o deixa preocupado. Mas a conversa terá que ficar para mais tarde.

Em conjunto com Sisko, Kira, Dax e Bashir se apresentam para o primeiro contato. Os wadi se mostram fascinados por jogos e, de cara, pedem para ir ao Quark’s, pois já ouviram falar do bar e dos jogos disponíveis. A contragosto, Sisko os leva até lá. Depois de horas vendo os wadi jogando dabo, Sisko decide ir embora, deixando a delegação de alienígenas no bar.

Sisko vestindo uniforme de gala e conversando com Jake

Cansado de ver os wadi ganhando e sem previsão para desistir de jogar, Quark decide dar um basta e instrui um dos seus funcionários a roubar na roleta. Falow, o líder dos wadi, percebe na hora o truque e Quark, sem muita saída, acaba aceitando o desafio que ele propõe para jogarem um jogo chamado chula. A mesa de dabo dá lugar ao tabuleiro do novo jogo, onde 4 personagens têm que passar por desafios em direção à casa final. Enquanto isso, Sisko chega a seus aposentos, combina uma conversa com Jake na parte da manhã e vai deitar. No entanto, ele fica se virando de um lado para o outro da cama e, de repente, acaba acordando no chão em um quarto amplo e estranho.

Ele tenta se comunicar com a operações, pensa que pode estar numa holosuite, mas tudo em vão. Quando finalmente consegue abrir uma das portas, a figura de Falow aparece dizendo: “Vá, vá para casa”. Nisso ele escuta gritos do Dr. Bashir e o consegue encontrar, junto com Dax e Kira. A partir daí, eles passam por situações inusitadas, como ter que pular um tipo de amarelinha e cantar ao seguir uma menina para que a porta da sala onde estão seja liberada. Ou então, na sequência, chegam numa sala repleta de wadi conversando e bebendo, quando um gás é expelido e eles conseguem se safar somente após beber a mesma bebida que os alienígenas.

Allamaraine!!

Nesse ínterim, Quark está aprendendo a jogar chula enquanto joga. Falow se recusa a explicar as regras, o que faz Quark ter que ser mais cauteloso. Mas a perspectiva de ganhar diversas pedras preciosas faz com que ele pense em se arriscar, até que Odo chega no recinto. Um pouco antes, Jake procurava Sisko e, não o encontrando, pede ajuda à Odo, que verifica que nem Sisko, nem Kira, Dax e Bashir estão na estação. Quando Odo menciona o desaparecimento dos 4 oficiais, Quark imediatamente os relaciona com os 4 peões em jogo e decide pelo caminho mais seguro, em meio ao desapontamento dos wadi.

Odo deixa o bar e continua a sua investigação, o que o leva a leituras de energia estranhas vindas da nave wadi. Apesar das objeções de Primmin, o oficial de segurança da Frota, Odo se teletransporta para a nave. Identificando a fonte da energia, ele entra no local e, quando se dá conta, está no bar do Quark. Falow olha para Odo e lembra Quark de continuar jogando. O ferengi escolhe novamente o caminho mais seguro, mas acaba rolando dados ruins. Falow seleciona um dos peões do tabuleiro e o derruba, sugerindo que ele está fora. Odo percebe o que está acontecendo e exige que Falow devolva os oficiais, que o ignora e segue insistindo para Quark jogar, embora diga enigmaticamente que Odo pode tê-los de volta quando Quark terminar o jogo. Apesar dos protestos de Odo, Quark, então, decide pegar a rota mais curta, embora mais arriscada, pois percebe que eles estão a um nível de chegar ao final. Só que Quark rola um thialo, e tem que sacrificar um para que dois sobrevivam.

Quark jogando chula com os Wadi

Anteriormente, Sisko, Kira, Dax e Bashir estavam num corredor, e uma luz os perseguia, levando Bashir. De volta ao bar, Quark se desespera porque não quer ter que escolher um peão para sacrificar. Ele acaba confessando ter sabotado o jogo de dabo dos wadi. Falow, então, coloca o jogo para escolher um jogador para ser sacrificado aleatoriamente. No jogo, eles escutam Bashir chamando a distância e, ao irem atrás da voz, chegam a uma caverna. Dax acaba se acidentando em um desmoronamento. Ela pede que Sisko e Kira a deixem ali e se salvem. Nenhum dos dois concorda, e eles ajudam Dax a se mover. No fim, os 3 acabam caindo em um precipício, e aparecem sã e salvos no bar do Quark.

Os wadi terminam o jogo, fazendo desaparecer o tabuleiro de chula e dando lugar novamente para a mesa de dabo. Sisko, surpreso e bravo com os acontecimentos, exige de Falow uma explicação. Ele diz que era apenas um jogo e que eles nunca estiveram em perigo. Quando os wadi se retiram, Quark os segue, querendo propor um negócio para comercializar o jogo chula.

Comentários

O episódio até que começa relativamente bem com uma conversa até que razoável entre os Sisko. O comandante meio que lamenta que o filho esteja crescendo rápido demais e parte para recepcionar uma delegação vinda do Quadrante Gama. Uma situação de primeiro contato com uma raça que (pasmem!) parece só estar interessada, ironicamente, em jogos infantis (como se recusando a crescer, talvez?)… O que se segue daí é tenebroso, um dos piores segmentos da série.

(A porta do inferno parece se abrir quando, já na recepção, Bashir e todos em volta fazem grande caso da perda do – facilmente replicável – uniforme de gala do doutor ao mesmo tempo que Kira veste tão somente o seu uniforme de serviço tradicional e ninguém repara.)

Title Card Deep Space Nine Move Along Home

Os wadi partem desesperados para as mesas de dabo do Quark’s, trocando pedras preciosas por latinum e ganhando sem parar noite adentro até que Sisko simplesmente desiste e vai dormir, deixando Quark como uma espécie de “embaixador”. Eis que Quark também cansa de tanto prejuízo e tenta uma trapaça na roleta, que os wadi percebem facilmente… Eis que Quark deve “aprender a lição”, desafiado por um jogo alienígena que utiliza (possivelmente por uma razão de créditos de abertura) Sisko, Kira, Bashir e Dax como peças…

A tecnologia que faz o jogo e a trama funcionarem nos seu termos não é explicada (o que acaba sendo uma bênção se pensarmos na tecnobaboseira que seria necessária para tanto)… Também não é explicada a familiaridade dos quatro oficiais envolvidos (e mesmo do público) com os cenários, charadas e brincadeiras… Por que tão infantis e facilmente decifráveis? Por que fazer parecer que Sisko e companhia corriam real risco (realmente investindo nisso!) para terminar com “era tudo brincadeirinha”?

(Abundam atuações ruins no episódio, mas El Fadil estava simplesmente enlouquecido nesta semana.)

Bashir gritando ao acordar assustado dentro do jogo chula

O lado de Quark no jogo também não é explicado, não temos pelo que torcer concretamente além de “mais risco” e “menos risco” para os quatro oficiais. O tenente Primmin é feito de completo idiota. Odo se apresenta de maneira deveras impotente e nenhum outro oficial de tenente para cima em toda a estação faz qualquer coisa e acabamos por depender de um absolutamente absurdo pedido de desculpas de Quark para resolver a trama (quando parecia que um dos quatro iria morrer). Lastimável!

E os wadi partem tão depressa quanto entraram para nunca mais serem vistos…

Odo e Falow observando o jogo chula

E mais algumas castanhadas:

– Jake Sisko foi o MVP da semana, podem acreditar. E a sua amizade com Nog veio para ficar;

– Ron Moore, após assistir ao episódio, às vésperas de entrar na atração, questionou-se se: “os produtores haviam simplesmente enlouquecido?”;

– Odo é sensível a luz?

Avaliação

Citações

“First contact is not what it used to be.”
(Primeiro contato não é mais o que costumava ser.)
Sisko

“This is not what I signed up for!”
(Não foi para isso que eu me alistei!)
Kira

“Move along home!”
(Vá para casa!)
Fallow

“That’s not what you said when you were groveling on the floor.”
“Oh, that’s right… you were here for the groveling.”
(Não foi isso que você disse quando estava se lamentando pelo chão.)
(Ah, certo… você estava aqui pela lamentação. )
Odo e Quark

Trivia

  • Originalmente, “Move Along Home” seria chamado de “Sore Losers”.
  • Esse foi o episódio com o maior gasto desde “Emissary”.
  • Baseado em sua experiência com a Nova Geração, Michael Piller achava que neste ponto da temporada seria possível gastar mais, ainda mais sabendo que “Move Along Home” sairia bem caro. Ainda segundo Piller, ele achou que fossem ter bastante dinheiro, dado que fizeram tantos episódios na estação. Sobre esse assunto, David Livingston comentou que “Nós não sabíamos como íamos fazer o episódio. Nós tínhamos feito mudanças substanciais nele e, ainda assim, foi um enorme episódio. Mas David Carson conseguiu executá-lo.”
  • Esse episódio contou com a participação do Tenente Primmin pela segunda e última vez na série.
  • O Chefe Miles O’Brien não aparece neste episódio. Como já tinha sido mencionado em “Dax”, ele e Keiko foram visitar a mãe dela na Terra, em comemoração de seu centésimo aniversário.
  • Este episódio recebeu uma indicação ao prêmio Emmy de 1993 na categoria de melhor penteado para uma série.

Ficha Técnica

História de Michael Piller
Roteiro de Frederick Rappaport and Lisa Rich & Jeanne Carrigan-Fauci
Dirigido por David Carson

Exibido em 14 de março de 1993

Título em português: “Vá Para Casa”

Elenco

Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko

Elenco convidado

Joel Brooks as Falow
James Lashly as George Primmin
Clara Bryant as Chandra

Balde do Odo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Mariana Gamberger
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio