Ethan Peck fala sobre o peso inicial de fazer Spock

Ethan Peck estreou sua versão de Spock em Star Trek: Discovery, mas agora é um dos protagonistas da nova série Star Trek: Strange New Worlds. Para o ator, trazer à vida um personagem icônico do lendário Leonard Nimoy foi intenso, mas completamente agradável e gratificante.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Peck diz que fazer Strange New Worlds é um desafio emocionante porque o elenco não sabe o que está por vir.

É óbvio que estamos em um formato episódico, então cada episódio é sua própria aventura, seu próprio mundo, seu próprio conflito a ser superado pela tripulação da ponte da Enterprise. Os desafios são novos a cada momento, e isso é emocionante para mim como ator, porque não sei o que está por vir. Muitas vezes, no início da temporada de uma série serializada, você meio que tem uma ideia do que seu personagem estará passando. E neste caso, é uma surpresa para onde Spock está indo. Isso é realmente emocionante.

O ator observa que a exploração de Spock na série traz sua turbulência e conflitos internos, na tentativa de encontrar seu verdadeiro eu, que ainda está distante do Spock da Série Original.

Eu tive muita sorte com o nível de nuance que eles me deram na escrita. Também tem sido muito assustador. Este é um personagem muito precioso, não apenas para os fãs, mas para mim. E como eu disse, uma das vantagens do formato episódico é que cada episódio é uma nova aventura, sem saber o que Spock vai fazer. Então, eu sinto que estou constantemente procurando pelo personagem e entendendo os detalhes internos, o que novamente é um presente.

Spock quer ser aceito por Vulcano, por seu povo com quem cresceu, mas nunca foi aceito porque é meio humano. Esta é uma luta que existe em nosso planeta, e eu posso não ser o melhor representante disso, mas temos escritores incríveis que vivenciam isso hoje. Eu sei que eles contribuem bastante para a vida de Spock dessa maneira. Seu lado humano é inegável. Ele deve explorá-lo. E acho que, eventualmente, a compreensão de sua humanidade é o que o torna quem ele se tornará mais tarde na Série Original. Seu lado emocional atrai informações valiosas que ele pode usar na resolução de problemas. Ele é uma pessoa linda para ser retratada e descoberta.

A exploração da vida amorosa de Spock com T’Pring (Gia Sandhu) foi um ponto quase inexplorado do vulcano na Série Original. Peck nos diz sobre essa camada adicional em Strange New Worlds.

É realmente complicado, e nós realmente lidamos com isso com muito pensamento e cautela, porque não queremos colocar nada que não soe verdadeiro para esses personagens e para essas culturas. É tão interessante jogar contra Gia (Sandhu) porque ela é expressiva de uma forma ainda mais tranquila, na minha opinião, do que Spock pode ser. E quando estou trabalhando com ela na câmera, sinto que ele precisa ser mais vulcano para ser aceito, porque quero que ela goste de mim. Eu quero ser aceito por ela. Então, isso está sempre em segundo plano na mente de Spock, que ele simplesmente não pertence lá, ele pertence à Frota Estelar. Então, é interessante explorar esses momentos com ela.

No episódio “Ghosts of Illyria”, vemos uma missão do Capitão Pike e Spock, que foi filmada em Ontario Place. Peck explica que as filmagens em locações externas são mais divertidas, e ao mesmo tempo mais trabalhosas.

Missões fora podem ser mais divertidas. Muitas vezes, porém, elas são logisticamente mais complicadas, então podemos ter que acordar ainda mais cedo para viajar para algum lugar para filmar. Este episódio, em particular, nós filmamos em Ontario Place, em Toronto. Então, dessa forma, pode ser um pouco mais complicado. Há mais incógnitas, mas é sempre muito divertido estar em um novo ambiente com esses personagens porque nossa equipe faz um trabalho incrível com cenografia e decoração, e isso realmente dá vida ao meu trabalho. Mas este episódio específico é um episódio clássico de Spock e o capitão.

E Anson e eu nos damos muito bem. Compartilhamos muitos livros de ficção científica um com o outro, ambos sendo grandes fãs de ficção científica. Então, muitas vezes nós dois estamos lendo no set. Acho que nós dois abordamos nosso trabalho com a mesma intensidade e consistência, e isso é realmente especial. Todos em nosso programa trabalham duro, e acho que Anson realmente define o nível de trabalho que existe em nosso programa, e isso é algo que admiro.

Para o ator, o vínculo entre ele e Anson Mount vem desde a série Discovery e que ambos tem uma ótima química dentro e fora das câmeras.

Quando eu estava fazendo Discovery, vi Pike como uma figura de tio para Spock ou um irmão mais velho. Em Discovery, Spock se aproximou de sua irmã adotiva Michael Burnham (Sonequa Martin-Green), mas acho que Pike foi o modelo humano para ele. E assim, com isso em mente, entramos em nosso tempo livre entre Discovery e Strange New Worlds e fizemos tantas convenções juntos quanto pudemos. Nós nos divertimos muito e nos conhecemos melhor, descobrimos que temos uma ótima química dentro e fora das câmeras. E, claro, trabalhando juntos agora em Strange New Worlds, você se torna família. Você se vê em seus altos e baixos, e aprende a aceitar cada pessoa como ela é a cada momento. E essa é uma oportunidade rara porque devemos estar unidos e coordenados uns com os outros e trabalhar juntos. Então, isso é realmente especial.

Peck não é o único a assumir o papel de um personagem da Série Clássica. Celia Rose Gooding está interpretando Nyota Uhara, um papel originado por Nichelle Nichols. Peck explicou que ele e Gooding podem ter um pouco mais de pressão do que outros, mas que há uma grande perspectiva que vem com isso.

Essa é uma pergunta que posso responder de muitas maneiras diferentes com o passar do tempo, porque ela muda. No começo, sim, o peso era quase insuportável, e eu me perguntava se seria meio que quebrado por: “Não tenho certeza se me sinto digno”. Eu ainda estou crescendo em Spock de muitas maneiras. E você sabe, agora a pressão não é tão grande quanto era durante Discovery.

Estou tentando ter uma experiência como Spock. Eu não estou pensando em qual será o produto final ou como ele vai ficar. Mas eu definitivamente fiz um monte de pesquisas, e estou constantemente checando com a voz de Spock na minha cabeça. Leonard Nimoy me impressionou muito e isso está sempre comigo. Estou constantemente checando isso.

Celia e eu talvez tenhamos adicionado pressão por causa dos personagens que estamos interpretando, mas, ao mesmo tempo, acho que Star Trek é um fardo tão bonito para todos nós e pesado também. Representa algo tão especial para tantas pessoas. É esperançoso, aspiracional, inspirador, curioso e receptivo. E eu acho que é sempre anedótico para todas as coisas importantes que estão acontecendo no mundo.

Star Trek: Strange New Worlds está sendo transmitida pelo Paramount+ Brasil e o próximo episódio ,“Memento Mori”, irá ao ar nesta sexta.

Fonte: ComicBook