Trek Brasilis volta à galáxia muito distante…

Neste 25 de maio, hoje, completam-se 45 anos do lançamento americano do primeiro filme da saga Star Wars nos cinemas. Lá atrás, em 1977, todo mundo no Brasil ficou conhecendo o longa-metragem simplesmente como Guerra nas Estrelas. Hoje, o mais comum é chamarem de Episódio IV: Uma Nova Esperança, sintoma da enorme expansão da franquia desde então. Seja como for, foi um grande marco do cinema e das óperas espaciais. Para comemorar a data, o Trek Brasilis informa que voltará a publicar conteúdos ligados às aventuras da galáxia muito distante.

Sim, voltará. A palavra é a correta.

Poucos devem se lembrar, mas houve um tempo no TB em que publicamos diversas críticas dos então novos filmes de Star Wars (o que hoje é conhecida como a trilogia prequela, que segue a saga de Anakin Skywalker e sua conversão em Darth Vader), além de notícias dos lançamentos em DVD e algumas outras novidades dignas de nota. (Sim, Luiz Castanheira resenhou O Ataque dos Clones para o site em 2002, acredite você!)

É também verdade que nosso foco nunca foi na saga criada por George Lucas ou em outros universos do mundo pop que ocasionalmente figuraram em nosso conteúdo — e nunca será. Por isso, estamos preparando essa reentrada no universo de Star Wars da forma mais não intrusiva possível, em respeito a nossos fiéis leitores que vêm diariamente ao TB para sua dose regular de Star Trek e podem não ter interesse em seguir o que aconteceu muito tempo atrás, em outra galáxia. O mesmo se aplica às nossas redes sociais.

Diante da perspectiva de que Star Wars está engrenando no Disney+ para ter uma forte presença regular com conteúdo inédito, decidimos começar pela estreia de Obi-Wan Kenobi, minissérie que chega, com seus dois primeiros capítulos, nesta sexta (27).

Hoje, estamos publicando o primeiro podcast do Trek Brasilis dedicado ao universo de Star Wars, Resenha Jedi. Nesta edição piloto (#0) abordamos as expectativas para a estreia do programa que contará o que andou fazendo Obi-Wan depois de se tornar o velho Ben Kenobi, escondido em Tatooine e zelando pelo bem-estar do jovem Luke. O plano é acompanhar episódio a episódio da nova aventura no podcast. Cada novo segmento, você encontra aqui no site, bem como na Rede Trek Brasilis, nas mais diversas plataformas.

Além disso, devemos ter publicações com as notícias mais importantes da franquia e outros conteúdos de apoio, conforme a iniciativa for se desenrolando. Mas nada disso você verá entre as notícias principais de nossa página de abertura. Para encontrar o material ligado a Star Wars, você deve descer até a porção inferior da homepage, onde uma seção específica listará as últimas novidades. Ademais, se você quiser acompanhar nosso conteúdo de Star Wars de forma isolada, bastará visitar o endereço starwars.trekbrasilis.org.

Esperamos que você goste das novidades (convenhamos, há muita intersecção entre fãs de Star Trek e de Star Wars) e que embarque com a gente em mais essa jornada (com o perdão do trocadilho). Que a Força esteja conosco. E, por via das dúvidas, vida longa e próspera.

Um grande abraço,

Salvador Nogueira
Editor-chefe do Trek Brasilis