Morre ator que fez o Klingon Gorkon em Star Trek VI

O ator britânico David Warner, que trabalhou em Star Trek, Tron entre muitos outros projetos, morreu aos 80 anos. A BBC relata que Warner morreu de uma “doença relacionada ao câncer”.

David Warner foi um ator inglês que teve várias participações em Star Trek. Sua primeira aparição foi no filme Star Trek V: The Final Frontier (1989), como o embaixador da Federação John Talbot. Em 1991 ele interpretou o memorável Chanceler Gorkon em Star Trek VI: The Undiscovered Country. Warner reprisou o papel de Gorkon para o videogame Star Trek: Klingon Academy.

No ano seguinte, foi convidado a interpretar o comandante Cardassiano Gul Madred num dos melhores episódios da sexta temporada de A Nova Geração, Chain of Command, Part I e II”.

Fato interessante foi que Warner chegou a assumir o papel de Madred com três dias de antecedência das filmagens. O ator não conhecia a história dos cardassianos. Assim, devido ao pouco tempo em que teve que se preparar, também não teve tempo suficiente para memorizar suas falas. Como tal, elas foram escritas em cartões de sinalização. Como ele comentou na época;

Havia muita conversa tecnológica e diálogos que não não vem naturalmente para mim. Então eles escreveram tudo para mim. Eu não me importo que as pessoas saibam disso. Cada linha que eu disse, na verdade, eu estava lendo por cima do ombro de Patrick ou eles colocaram lá embaixo para eu fazer. 

Warner tem muitos créditos tanto no cinema quanto na TV: A Morte Não Manda Recado (1970), Um Século em 43 Minutos (1979), Tron ‑ Uma Odisseia Eletrônica (1982), A Profecia (1976), As Tartarugas Ninja II – O Segredo do Ooze (1991), Twin Peaks (1990), Titanic (1997), Penny Dreadful (2014), Doctor Who “Cold War” entre outros.

Fonte: Memory Alpha.