Showrunner fala sobre papel de Spiner em Picard

O showrunner de Star Trek: Picard, Terry Matalas, foi entrevistado, via podcast, pelo site TrekMovie, onde comentou sobre a terceira e última temporada da série. A entrevista foi dividida em duas partes. O Trek Brasilis já trouxe para você a primeira parte deste bate papo, agora, apresentamos a segunda parte, onde ele aborda o papel de Brent Spiner, pós-produção, a possibilidade de um spin-off e muito mais.

Personagem misterioso de Spiner

Um membro da família A Nova Geração, que está retornando na terceira temporada é Brent Spiner; no entanto, seu papel é um pouco misterioso. A única pista veio do produtor executivo Alex Kurtzman, que disse na Comic-Con que Spiner interpreta um personagem “novo e velho”. Matalas ofereceu um pouco mais sobre porque o personagem misterioso de Spiner foi o único que não recebeu um pôster especial na Comic-Con:

O personagem de Brent está especificamente ligado ao enredo e à mitologia de maneira que, se você mostrasse um pôster, teria mil perguntas. E eu acho que você vai quer isso. Mas ele interpreta um novo personagem antigo que você já viu e nunca viu antes. E achamos ser uma ótima maneira de fazer isso que honra o que veio antes, mas trilha novos caminhos.

Ele também explicou que a equipe sente que o personagem de Spiner será melhor revelado dentro da própria série:

As respostas às suas perguntas são melhor contadas no contexto da história, do que dizer: “E agora pessoal, aqui está um link para quem é esse personagem”. E para aqueles que viram a temporada, irão dizer: “Estou muito feliz por ter aprendido dessa maneira e não de outra maneira.”… Se você o vê agora e tem um nome, há muitas perguntas ligadas tipo: “Ok, então quem é esse agora?” Considerando que, mesmo enquanto se desenrola a história e você é apresentado a esse personagem, você não tem certeza. E então, à medida que você aprende mais sobre esse personagem, entende que a resposta não é tão clara, nem um pouco.

A família Nova Geração pode não ser o que alguns fãs estão esperando

O produtor elaborou um pouco mais sobre o conceito de família em Picard, e alertou que pode não ser o que alguns fãs estão esperando:

É a história de uma família se unindo. Esta é uma coisa difícil de fazer. No que me lembro de assistir Despertar da Força, achei realmente chocante que eles ainda não estivessem juntos. Não é isso que está acontecendo aqui, mas acho que a parte difícil para alguns fãs pensarem: “Ei, a coisa que eu pensei na minha cabeça era que o elenco de A Nova Geração se reúne para o Dia de Ação de Graças todos os anos”. Isso não acontece e não aconteceu. Portanto, suas concepções nos últimos 20 anos de romances e reassistindo a série A Nova Geração podem enviar a você uma expectativa que não é exatamente para onde vamos aqui. Isso não quer dizer que você não terá esses sentimentos novamente, certamente até o final, mas haverá algumas surpresas sobre o que eles estão fazendo.

Apesar da tensão e conflitos presentes nesta nova temporada, Matalas deixou claro que ainda haverá algum tipo de humor:

Você vai sentir esse [humor]… e isso vem dos personagens. Por exemplo, Riker é uma explosão nesta temporada. E a temporada começa com Picard e Riker em grande estilo, no estilo Butch e Sundance. E isso era algo que eu sentia que estava faltando [nas duas primeiras temporadas]. Mas quando você tem Frakes, que é hilário, você quer escrever para a voz dele. E eles estão em um lugar em suas vidas agora, onde Riker pode ser mais solto. Ele não é mais o primeiro oficial de Picard. Agora ele é um velho amigo de sua própria capitania em seu passado. Então, o humor e o sarcasmo vêm naturalmente. Riker e Worf não se veem há algum tempo… Worf está um pouco diferente quando você o conhece. E você tem Riker como a voz do público, “O que é isso?” E então eles vão e voltam. E é muito divertido… Mas, não é bobagem. Tudo vem do caráter. Há um novo personagem em particular que é um espertinho que parece ser um favorito dos fãs de quem o viu.

Personagens legados e fanservice

Matalas revelou anteriormente que, além do elenco de A Nova Geração, a terceira temporada incluirá alguns outros personagens que tiveram participações importantes na série. Mas para trazê-los foi um trabalho árduo de convencimento orçamentário:

Havia três personagens especificamente que eu realmente gostaria de ver novamente, que estão fora do elenco legado. E isso foi realmente satisfatório. E às vezes você recebe uma grande dose deles. Às vezes você recebe apenas uma pequena dose, mas o suficiente para dizer: “Ah, estou muito feliz por poder ver isso mais uma vez”. Havia um personagem que eu queria trazer de volta que, se você é um fã de A Nova Geração, você concordará plenamente, mas quando se trata dos executivos, eles ficam tipo, “O quê?… Explique isso para nós? Por que vamos gastar dinheiro para conseguir esse personagem e levá-lo de avião?” Eu apenas respondo: “Você só precisa confiar em mim.”… Se você não sabe quem é, você vai achar intrigante. Mas se você sabe quem é esse personagem, você vai se achar mergulhando profundamente em alguns de A Nova Geração.”

O produtor executivo reconheceu, no entanto, que pode haver algumas partes da terceira temporada que são apenas para os fãs de A Nova Geração:

Há aspectos da terceira temporada, onde se você não conhece certas partes de A Nova Geração, sim, essa cena não será para você. Nós sempre tentamos dar contexto, mas eu realmente não queria simplificar. Houve momentos como “Essa é para os fãs”. E se você estiver confuso, pode pesquisar esse personagem no Google, mais tarde, e desfrutar de muitos episódios de grandeza que você pode voltar e assistir.

Como anda a pós-produção?

As filmagens da terceira temporada terminaram no início deste ano e Matalas esteve ocupado com a pós-produção, atualizando que o trabalho está quase completo:

Estamos bem no final. São efeitos visuais e som, que é um lugar realmente satisfatório para se estar, porque o final disso é bem grande. E é o tipo de coisa que eu sempre quis fazer. Ver esses efeitos visuais e dizer que quero um pouco mais disso ou um pouco mais daquilo é realmente satisfatório. E musicalmente, estou trabalhando com Stephen Barton, que foi meu compositor para 12 Monkeys … Ouvir essa música faz parecer o filme Star Trek que eu sempre quis ver e ouvir.

Matalas espera que o trabalho seja concluído neste outono (setembro a novembro), mas diz que as decisões sobre a liberação não dependem dele. Ele não sabe quando o Paramount+ planeja lançá-lo, mas espera que “eles estejam indo para 2023”.

Poderemos ter um Spin off de Picard?

Como é sabido, a terceira temporada de Picard será sobre A Nova Geração. Matalas levantou a ideia de como a temporada poderia montar outra série baseada em Picard:

Se você fosse fazer o último filme de A Nova Geração … porque foi aí que começamos, você gostaria de passar a tocha, certo? Eles foram chamados de “A Nova Geração”, e agora estamos no final de sua geração. Então, uma coisa que você gostaria de ver é a próxima geração desse mundo. E o que isso significa? E como eles olham para essas pessoas?… Se você está se preparando para a próxima geração, você quer a sensação de que isso vai continuar e isso pode continuar. E esse também é o caso dos personagens legados. No final disso, há coisas que você dirá: “Nossa, eu realmente quero assistir esse personagem legado”. Eu gosto de um final que promete mais… Definitivamente poderia ser uma passagem da tocha para mais. E se acontecer, estarei lá em um minuto.

Matalas esclareceu que isso não inclui atualmente um spin-off de Picard, mas isso não significa que não tenha sido discutido:

Sempre há discussões acontecendo, mas não há atualmente, pelo menos que eu saiba, desenvolvimento ativo para o próximo capítulo deste universo. Mas isso não significa que também não haja discussões. O Universo e Alex têm um trabalho muito difícil de olhar para tudo e olhar para o sucesso de Strange New Worlds e traçar o futuro. Acho que as pessoas que podem fazer qualquer coisa acontecer são os fãs de Star Trek. Esse tem sido o caso desde a série original. Então, se houver algo nesta temporada do tipo “eu quero em branco”, serão os fãs que farão isso acontecer. Posso dizer que há algumas outras coisas brilhantes de Star Trek em andamento que não são isso, e que mal posso esperar para assistir, mas são diferentes disso.

E o produtor espera que, assim como os fãs pediram mais da USS Enterprise do Capitão Pike após a segunda temporada de Discovery, haja um pedido semelhante para uma continuação com personagens e elementos da terceira temporada de Picard:

Espero. Você nunca sabe o que as pessoas vão querer. Espero e penso que sim [os fãs vão querer um spin-off de Picard]Mas, novamente, é meio que a vida de um show, onde algumas coisas que você acha que vão funcionar, funcionam. Mas, algumas coisas não. Se sou um apostador, acho que sim. E, então, cabe aos deuses da televisão decidir a partir daí.

Crosby sugere que Tasha Yar aparecerá em Picard

Falando em personagem legado, o evento 56-Year Mission Star Trek, em Las Vegas, que aconteceu esta semana, teve a participação da atriz Denise Crosby, que interpretou a oficial Tasha Yar em A Nova Geração.

Crosby fazia parte do elenco principal, mas deixou A Nova Geração durante a primeira temporada, frustrada com a falta de desenvolvimento de seu personagem (Skin of Evil”). Em resposta a uma pergunta dos fãs sobre sua saída da série, a atriz falou sobre por que ela saiu, mas observou que gostou da oportunidade de retornar ao programa periodicamente nas temporadas seguintes como Tasha Yar (Yesterday’s EnterpriseeAll Good Things …) e como a romulana Sela (Redemption II e Unification II).

Perguntada se ela fará parte da terceira temporada de Picard, que está trazendo de volta o resto de seus ex-colegas de elenco, Crosby respondeu com uma observação um tanto enigmática sobre seu personagem Tasha Yar:

Oh. Eu não quero dar muito spoiler. Mas vou lhe dizer que você verá Tasha Yar, mas não vou lhe dizer como. Você tem que assistir.

Você pode assistir as duas temporadas de Star Trek: Picard no Amazon Prime Video.