Designer fala sobre a maquiagem de Worf em Picard

O designer de maquiagem James MacKinnon falou breve, ao site Trek Movie, sobre seu trabalho na série Star Trek: Picard na segunda e terceira temporadas.

MacKinnon começou seu trabalho em Star Trek, quando na série A Nova Geração. Depois foi convidado a participar da maquiagem do filme Star Trek: First Contact e na série Deep Space Nine, onde recebeu sua primeira indicação ao Emmy. Desde então, ele ganhou seis Emmys ao longo de sua carreira, incluindo prêmios pela primeira temporada de Discovery e Picard.

O designer lamentou por não ter conseguido premiação sobre seu trabalho na 2ª temporada de Picard, mas mantem a esperança de ser contemplado com a estatueta, juntamente com sua equipe, nesta 3ª temporada.

Para MacKinnon, o maior desafio de seu trabalho na segunda temporada de Picard, foi com a rainha Borg.

Não foi recriar uma Borg Queen que é do nosso passado, mas uma nova Borg Queen que tem um novo visual, um novo estilo. E é para o novo século que estamos fazendo a maquiagem, então, o silicone agora é usado. De volta ao filme First Contact, era tudo espuma de látex. Mas, a tecnologia e as câmeras mudaram, então, temos que nos elevar como artistas também, e mudar em nossas aplicações. Então, ser capaz de fazer isso – foi uma maquiagem de quatro horas com dezesseis peças. Annie [Wersching] era um soldado. Fizemos isso muitas vezes, essa foi a maquiagem mais divertida da temporada.

O designer é veterano de Deep Space Nine, e conhece bem a maquiagem de Michael Dorn como Worf, onde trabalhou com seu supervisor de maquiagem, na época, Michael Westmore. Mas, provavelmente, um dos visuais mais marcantes da próxima temporada de Picard é o envelhecimento de Worf. Sem dar spoilers, MacKinnon comentou sobre o assunto.

Você já viu Worf em Picard (no trailer). Só poder recriar e elevar a maquiagem de Michael Westmore de Deep Space Nine para uma versão atual com Michael Dorn foi um verdadeiro prazer.

E não posso falar muito mais sobre a aparência, mas vocês vão se assustar quando virem o que não posso falar.

Outra mudança, dita por MacKinnon, foi no tempo de maquiagem para os atores:

Oh sim. Temos o tempo na cadeira para baixo. Obviamente, o teste sempre leva mais tempo e, a cada dia que você faz, é mais rápido. O látex de espuma antigamente era opaco, então você precisava pintar a profundidade. Agora, com silicone, é transparente, então você tem que salpicar a profundidade. E, depois, há muito mais aerografia, era como tintas acrílicas no passado.

Quando perguntado se veremos mais alienígenas que não constam na lista de aliens de Star Trek, o designer deu uma dica:

Eu tenho que fazer três. Sim. Vai ser divertido.

A primeira e segunda temporadas de Star Trek: Picard estão disponíveis na Amazon Prime Vídeo. A terceira temporada da série chegará no dia 16 de fevereiro de 2023 (no Brasil passa no dia seguinte ao dos EUA).