Morre Kirstie Alley, a atriz que interpretou Saavik

A atriz Kirstie Alley, que interpretou a vulcana tenente Saavik em Star Trek, faleceu aos 71 anos. A notícia foi dada na noite do dia 5 de dezembro, em comunicado por meio de seus filhos, nas redes sociais. De acordo com o comunicado, Alley faleceu após uma batalha contra o câncer, que foi “descoberto apenas recentemente”.

O filme Star Trek II: The Wrath of Khan foi a estreia de Alley no cinema em 1982, e seu personagem Saavik teve um papel importante ao lado do Capitão Kirk de William Shatner e Spock de Leonard Nimoy. Por sua atuação neste filme, Alley foi indicada ao Saturn Award pela Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films.

Segundo noticiário, Alley teve a chance de reprisar o papel em Star Trek III: The Search for Spock, mas de acordo com a atriz, ela receberia menos por aquele filme do que foi pago por Star Trek II e, portanto, recusou-se a retornar. De acordo com o diretor Leonard Nimoy (Spock), o agente de talentos de Alley exigiu um salário maior do que o de DeForest Kelley depois de saber que Saavik teria um grande papel no filme. Depois de uma intensa pesquisa de elenco, Nimoy optou por reformular o papel de Saavik, que acabou sendo dado a Robin Curtis para Star Trek III: The Search for Spock. Robin ainda voltou a interpretar Saavik numa aparição breve em Star Trek IV: The Voyage Home.

Outro fato interessante sobre a passagem de Kirstie Alley na franquia foi uma entrevista concedida ao History Channel, no documental “The Center Seat: 55 Years of Star Trek”, em 2021. A atriz comentou sobre os bastidores do filme, dizendo que ela insistiu em usar o cabelo solto e aparecer em um roupão de banho numa cena de elevador ao lado do Capitão Kirk (William Shatner). Alley lembra que ela era muito querida pela produção e elenco do filme, especialmente pelo diretor Nicholas Meyer, que permitiu que Alley fizesse as mudanças que queria na aparência de Saavik.

No entanto, Kirstie Alley acredita que William Shatner não ficou animado em trabalhar com ela novamente, possivelmente, na opinião da atriz, porque Shatner se sentiu ofuscado por Saavik vestindo um roupão de banho em seu elevador. Alley suspeita que a antipatia de Shatner por ela fez com que os produtores lhe oferecessem menos dinheiro para retornar como Saavik para Star Trek III. Além disso, ela já havia agendado um novo trabalho que conflitava com o cronograma de produção da sequência de Star Trek dirigida por Leonard Nimoy. Kirstie Alley passou a estrelar como Rebecca Howe na famosa série de TV Cheers. Seus outros sucessos da década de 1980, incluem O Barco do Amor, Runaway: Fora de Controle, Missão Secreta. Depois de ganhar um segundo prêmio Emmy pelo filme de 1994, David’s Mother, ela mais tarde voltou às comédias com Veronica’s Closet, Fat Actress.

Ela também trabalhou ao lado de John Travolta no filme “Olha quem Está Falando”. O sucesso do longa fez o casal protagonizar mais as duas sequencias do filme: “Olha quem está falando Também” e “Olha quem está falando Agora”.

Trek Brasilis deseja conforto à família e reitera que a memória de Kirstie Alley estará sempre viva nos corações dos trekkers do mundo todo!

Fonte: Memory Alpha e Screenrant

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter