Roteiristas de Prodigy falam sobre episódio Mindwalk

O episódio de Star Trek: Prodigy , “Mindwalk”, trouxe uma troca de corpos entre Janeway e Dal, na tentativa de comunicação telepática. Os sites TrekMovie e TrekCore tiveram a oportunidade de conversar com a equipe de redação/coprodução, Julie Benson e Shawna Benson, onde abordaram sobre a troca de mentes, a motivação de Asencia e do Diviner, as diferenças entre Almirante Janeway e Holo Janeway e muito mais. Veja os pontos mais importantes da entrevista.

A roteirista Shawna Benson agradece aos irmãos Hageman, criadores da série, pela oportunidade de convidá-las para produção das histórias.

A troca de corpos

A troca de corpos é um clássico de Star Trek e da ficção científica. As roteiristas explicam como foi pensado esse tema em Prodigy.

SHAWNA: O tema da troca de corpos aparece frequentemente em ficção científica e fantasia e nós amamos muitos dos filmes e programas de TV que fizeram isso bem, principalmente a versão original de Freaky Friday (Sexta-Feira Muito Louca), que era um dos nossos favoritos enquanto crianças. Não importa o quanto amamos uma ideia, nunca tentamos transformá-la em uma história. Quando começamos a mapear a segunda metade da primeira temporada, sabíamos que um grande tema era sobre comunicação – ou, no caso das equipes Protostar e Dauntless, a falta de comunicação. Como Dal e os outros poderiam contatar com sucesso a Dauntless sem que o Living Construct fosse liberado? É apenas naquele momento de desespero quando eles estão olhando para o nariz da Dauntless e depois que a tripulação conhece a composição genética de Dal que a ideia de tentar alcançar a almirante Janeway por telepatia se apresenta. Infelizmente, as coisas não saem como planejado…

JULIE: Na sala dos roteiristas, criamos uma lista de alguns temas de Star Trek – para ver o que poderíamos fundamentar certas histórias – e isso estava no quadro. Quando percebemos que não havia como a tripulação da Protostar se comunicar com Janeway – e a história chegou a um ponto em que precisávamos absolutamente que a Almirante aprendesse sobre a arma – esse foi o jeito de fazer isso.

Inspiração em Star Trek para troca de corpo

Turnabout Intruder

SHAWNA: Houve muito poucos episódios de troca de corpos no estilo Freaky Friday na tradição de Star Trek, já que a maioria é uma variação de combinações mentais (como em “Sarek” de A Nova Geração) ou posse por uma entidade, mas não uma troca de corpo real. A versão mais próxima que poderíamos citar foi “Turnabout Intruder” (da série original), quando uma das ex-namoradas de Kirk assume o controle de seu corpo e tenta matá-lo em seu corpo.

Então, fomos mais inspiradas por nosso amor pela série de TV Quantum Leap, que foi reiniciada desde que escrevemos o episódio. Na verdade, nosso título original para este episódio era “Quantum Leap!” Mas, além de Star Trek, o tema surge com frequência, porque é rico em humor e dá aos atores a chance de fazer algo um pouco diferente com seus personagens.

O processo de fala dos atores com os personagens trocados

Foi perguntado as roteiristas se os atores foram orientados nas falas trocadas ou resolveram tudo por conta própria:

JULIE: Ficamos em quarentena durante a pandemia, então todas as gravações aconteceram sem nós – mas eu perguntei a Kevin Hageman quando o vi no Emmy no fim de semana passado para confirmar uma suspeita que tínhamos: Brett gravou as falas de Dal-em-Janeway e Kate aparentemente gravou as falas de Janeway-em-Dal, então, os dois puderam ouvir como o outro contaria o diálogo. Isso deu a eles algo para trabalhar, o que eu acho incrivelmente perspicaz.

Mesmo que não tivessem, acho que teriam acertado esses personagens tendo vivido com eles por tanto tempo – mas, meu Deus, ficamos impressionadas com o resultado final.

SHAWNA: Existem quatro versões diferentes de Janeway que Kate tem que interpretar neste episódio: Holo-Janeway, Almirante Janeway, Dal-em-Janeway sendo ele mesmo, e Dal tentando SER Almirante Janeway na frente da equipe da Dauntless – então ela realmente consegue alongar.

Estávamos um pouco preocupados. Não tínhamos certeza de como ela se sentiria sobre isso, mas conversamos com ela no evento Star Trek Day do ano passado e ela parecia tão feliz com o resultado – ela soltou um pouco o cabelo.

JULIE: Acho que ela se divertiu muito.

A cena da Holo Janeway com a almirante Janeway (no corpo de Dal)

JULIE: Nós realmente queríamos que fosse uma cena sincera, onde tivéssemos que transmitir imediatamente que a holo-Janeway reconheceria que Dal está dizendo a verdade – e que a verdadeiro almirante está dentro dele. Nós apenas fizemos muita pesquisa e tentamos voltar aos nossos próprios bancos de memória – como já havíamos mencionado sua cachorra Molly em um episódio anterior, pensamos em fazê-la falar sobre sua irmã e falar sobre pintura e conseguir isso muito rápido. Nós o escrevemos como as transições de câmera, então, finalmente as vemos como elas são, mas os animadores fizeram isso melhor do que jamais poderíamos ter escrito.

SHAWNA: Definitivamente, há muitas interpretações visuais excelentes que os animadores fizeram com isso. Do jeito que havíamos conversado, as duas Janeways estariam assistindo o registro do que aconteceu com Chakotay e sua equipe.

Assim que a almirante Janeway estivesse a bordo, ela usaria os códigos de comando da almirante que substituiriam qualquer coisa que o Vau N’Akat tivesse feito. Como a holo-Janeway não tem acesso, nem mesmo o código de comando de Dal funcionaria, então, você chega à substituição principal que permite que eles vejam qual era o registro verdadeiro.

Assim, quando fizemos isso, íamos fazê-lo em uma tela plana em nossas cabeças – já que esquecemos que existem holo-emissores por toda a nave [risos] – então os animadores fizeram isso de uma forma holográfica…

JULIE: …então você acaba com os três na câmera, o que é insano.

Características físicas dos personagens trocados

A forma como a produção transmitiu as características físicas dos seus personagens em corpos trocados foi em parte roteirizado e em parte trabalho do diretor:

Algumas piadas físicas foram roteirizadas (como Dal/Janeway cuspindo café), mas a maior parte do crédito vai para nosso diretor Sung Shin e os artistas e animadores que realmente venderam o conceito de troca de corpo com essas dicas físicas. É uma alegria assistir a caminhada desajeitada de Dal no corpo de Janeway, enquanto a postura e a elegância de Janeway são capturadas nos movimentos de Dal. E estamos maravilhadas com a música de Nami [Melumad] para o episódio, que equilibra o bobo com o sério tão perfeitamente. Todos que trabalharam neste episódio, incluindo o restante dos roteiristas, se divertiram com isso, mas não tanto a ponto de minar os momentos emocionais muito importantes da história.

Adivinho em conflito sobre sua missão

SHAWNA: As ações do Adivinho na primeira metade da temporada são tão implacáveis ​​e cruéis que ninguém o confundiria como tendo empatia real ou profundidade de sentimento. Mas se ele realmente fosse tão mau, não seria tão apaixonado por salvar Solum do desastre. Seu profundo amor por Vau N’Akat o levou à sua escuridão.

A perda de memória do Adivinho depois de ver a verdadeira forma de Zero, deu ao personagem a capacidade de ver a Frota Estelar e a Federação sob uma nova luz, livre de seu próprio trauma e bagagem. Ele está muito ciente de que a almirante Janeway salvou sua vida quando ela o resgatou de Tars Lamora e ela o tratou com gentileza e respeito, enquanto ele estava se recuperando. Então, enquanto ele agora se lembra de sua missão, ele está em conflito sobre o impacto que isso terá nas pessoas que demonstraram verdadeira compaixão por ele. Ele sente que deve a vida a Janeway, então, a ajuda quando ela mais precisa dessa ajuda.

Mas há um motivo maior para ele ajudar Janeway – Gwyn. Quer ele soubesse disso conscientemente ou não, o Adivinho ama sua filha. Você deve ter notado que é Asencia quem a chama de ‘progênie’ quando o Adivinho se refere a Gwyn como sua filha. Seu relacionamento com Gwyn mudou porque ele finalmente pode vê-la como algo diferente de um meio para um fim. E agora que ele se conectou emocionalmente com ela, a segurança dela é tão importante para ele quanto sua missão.

JULIE: No momento, ele passou muito tempo a bordo da Dauntless e com a tripulação de Janeway – a Frota Estelar é muito influente e muito inspiradora. Acho que ele tem visto o bem que eles podem fazer, mas ainda tem sua missão. Ainda é muito importante para ele, mas aqui eu acho que é um ato de “eu te devo uma”.

Como é o trabalho das roteiristas irmãs

Muitos gritos, berros, brigas – só brincadeira! Temos a sorte de termos nossa própria sala de mini-escritores. Vivemos e morremos pela vitória da melhor ideia, e se somos casadas ​​com uma ideia, podemos lutar por ela. Mas, honestamente, compartilhamos tantas das mesmas referências que é fácil completar as frases uma da outra. Nós fazemos tudo juntas, então geralmente dividimos o trabalho, trocamos as páginas, passamos o trabalho uma da outra, enxaguamos e repetimos.

Os últimos episódios de Prodigy de sua primeira temporada passam às sextas no Amazon Prime Video.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok