Auditório que recebeu Nimoy no Brasil é desmontado

Um dos locais mais importantes para a história da comunidade trekker brasileira começou a ser desmontado. O Auditório Elis Regina, parte do complexo Anhembi, em São Paulo, passará por uma reestruturação e requalificação que pretende incorporar suas futuras instalações ao Distrito Anhembi, como o local será chamado. O projeto faz parte da modernização do enorme conjunto às margens do Rio Tietê, que foi cedido pela Prefeitura, por meio de concessão, ao grupo francês GL Events por 30 anos. A empresa promete renovar os pavilhões de exposição, e construir um novo centro de congressos, além de uma arena para 20 mil lugares. Previsto para ser inaugurado em 2024, o Distrito Anhembi também compreenderá o sambódromo paulistano e promete ser o mais amplo e moderno espaço para atividades culturais na cidade.

Cadeiras, palco, paredes e decoração do Auditório Elis Regina foram retirados nos últimos dias.

Inaugurado há 38 anos, o Elis Regina passou a fazer parte da história de Jornada nas Estrelas em nosso país a partir de 1996. Até 2003, foi a casa de 26 convenções do fã-clube Frota Estelar Brasil. O grupo chegou ao Anhembi em 1995, com dois eventos no Auditório Celso Furtado, que tem capacidade para 2.550 pessoas. A partir do ano seguinte, começou a realizar as famosas convenções estelares no Elis Regina, que comportava 798 espectadores. Em 2018, a NovaFrota, sua sucessora, fez a StarCon – 25 anos de Deep Space Nine no mesmo local.

Nestes anos, o espaço recebeu três atores de Star Trek, em suas primeiras convenções na América do Sul: Walter Koenig, o Chekov da Série Clássica, em 2002; Leonard Nimoy, o icônico Spock, em 2003; e René Auberjonois, querido dos fãs como o Odo de Deep Space Nine, há cerca de cinco anos. Além deles, o antigo assessor de Gene Roddenberry Richard Arnold esteve por lá em alguns eventos entretendo o público com suas histórias e vendendo material aos colecionadores na feira de produtos do lado de fora do auditório. A convenção com George Takei, o intérprete de Sulu, em 1996, ocorreu no Auditório Celso Furtado.

A NovaFrota pretendia realizar um evento no Elis Regina em 2020, com a vinda da atriz Marina Sirtis (a Deanna Troi de A Nova Geração) ao Brasil, mas a chegada da pandemia do novo coronavírus atrapalhou os planos do fã-clube, que foi postergando a realização da convenção para outras datas, até que a cancelou, ressarcindo os valores que já haviam sido pagos pelos trekkers.