Brent Spiner fala sobre o novo Data em Picard

O episódio de Star Trek: Picard, “Surrender”, apresentou o retorno de um velho conhecido dos trekkers, o ator Brent Spiner interpretando um novo androide que é uma combinação de Data, Lore, B-4 e Soong. O site TrekMovie teve a chance de falar com o ator sobre seu retorno a terceira temporada, os desafios que enfrentou e como ele vê esse novo Data para o futuro da franquia.

[NOTA: A entrevista contém spoilers do episódio 8]

O que fez convencê-lo a voltar

Eles simplesmente jogaram centenas de milhares de dólares em mim. Eu ficava dizendo: “Não, não, não”. E, então, ficou absurdo e eu disse: “Bem, ok, talvez um episódio”, e, então, ficou ainda mais louco. E pensei: “Ok, farei a temporada inteira”. [risos] Na verdade, Terry teve algumas ideias interessantes e uma maneira de abordar – minha primeira resposta a ele foi: “Como vamos fazer isso?” E eles inventaram essas coisas e nós ajustamos um pouco e, então, pensei: “Sim, quero estar lá para brincar com meus amigos”. Eu não gostaria de estar em casa sabendo que todos estão se divertindo e eu não estando lá.

O ajuste na maquiagem 

Você sabe, não foi um grande fator para me convencer a fazer isso, embora eu estivesse muito feliz por não usar maquiagem. Quero dizer, ainda tenho os olhos. Sim, certamente, era mais atraente para mim saber que não passaria horas e horas e horas me maquiando e, pior ainda, horas tirando.

Oportunidade de entrar em momentos mais profundos e emocionais 

Sim, absolutamente. Por um lado, está levando o personagem a um lugar completamente diferente, realmente, do que ele esteve antes. [Gene] Roddenberry, quando o conheci, ele estava descrevendo o personagem de Data e o que ele queria de Data era que Data chegasse cada vez mais perto de ser humano. E, no final das contas, ele está o mais próximo possível e ainda não está. E eu acho que isso meio que abordou esse tema ainda mais. Continua a jornada de Data chegando tão perto de ser humano, mas ele não é. Ele ainda é um androide. Ele ainda tem um corpo artificial. E ele ainda tem confusão sobre a condição humana e o que significa ser humano. E isso o torna, eu acho, ainda mais humano, porque todos nós lutamos com isso.

Ele ainda é uma máquina

Sim, porque ele ainda está equipado com suas memórias originais. Se o seu computador explodir, quero dizer, Data é uma máquina. Ele não morreu como um ser humano morre. Ele é uma máquina. E se o seu computador explodir e você conseguir recuperar o disco rígido e todas as informações nele contidas, esse computador é apenas uma casca. O corpo era apenas uma casca. E assim ele levou consigo nesta jornada tudo o que veio antes.

 Preparação com LeVar Burton 

Fizemos isso várias vezes, obviamente, como você faz quando filma algo e isso se altera um pouco … Fiquei impressionado com LeVar. Pensei: “Este é o melhor trabalho que já o vi fazer”. E não foi realmente estressante para ele. Ele estava muito ansioso para fazê-lo. Lembro-me dele olhando para a cena e dizendo: “Ah, que bom, é emocionante”. Ele estava pronto para ir e eu nunca o vi melhor. E diria que isso é verdade de várias maneiras para vários outros membros do elenco em episódios anteriores. Acho que Jonathan [Frakes] nunca esteve melhor do que nesta temporada. Ele está fantástico nesta temporada. E [Michael] Dorn encontrou tantas cores para Worf que nunca existiram. E assim por diante. Todo mundo está realmente trabalhando no topo de seu jogo. Então, sim, estávamos realmente nos divertindo e nos divertindo fazendo essas cenas.

Juntos pela primeira vez desde Nemesis

Além de que nos reuníamos na casa de Rick Berman (na época de A Nova Geração), nos vemos o tempo todo. Nós conversamos o tempo todo. Almoçamos, jantamos e passamos o Natal juntos. Somos muito bons amigos, mas é a primeira vez que esses personagens se encontram juntos em uma cena desde Nemesis. E sim, foi realmente incrível. Eu amei. Adoro olhar em volta e ver todo mundo e pensar: “Uau!” Aqui estamos 36 anos depois, ou o que quer que tenha sido, ainda interpretando esses personagens e interpretando-os mais plenamente do que nunca.

Cena com Spot foi mais fácil

Apresentado no episódio “Data’s Day” da 4ª temporada de A Nova Geração, Spot foi retratado por uma variedade de gatos em suas oito aparições no programa, bem como nos filmes. Enquanto, o personagem de Data amava Spot, em ocasiões anteriores, Brent Spiner chegou a dizer não ter tido simpatia pelos gatos por gastar muito tempo nas cenas, afirmando que não queria voltar a atuar com Spot. Perguntado se agora mudou de opinião, respondeu:

Bem, não, correu muito bem porque este gato me amou. Vou te dizer uma coisa, Ron Moore e Brannon Braga costumavam escrever as cenas com Spot e sempre escreviam coisas só para me irritar. Eles escreveriam coisas para este gato fazer que ele não poderia fazer. Então, a gente ficava o dia todo trabalhando porque o gato não era muito bom ator. E esse gato era um ator brilhante. Eu diria que este gato é considerado o Daniel Day-Lewis dos gatos. Não era realmente necessário fazer nada além de se aconchegar comigo, o que ele fez de forma brilhante. Então, eu estava bem fazendo aquela cena.

Desafios de atuar como Data e Lore

Havia alguém fantasiado e maquiado para eu olhar. Mas houve momentos naquela cena, e isso eu nunca fiz antes, em que saía do quadro como um personagem e entrava literalmente do outro lado do quadro como o outro personagem. E não houve cortes. A câmera estava se movendo e eu estava me movendo e eu seria apenas a outra pessoa. Foi um desafio! Levou um dia inteiro para fazer aquela cena e foi um desafio. Realmente era porque não havia nada além de um suporte ocasional para identificar qual era qual, exceto a reprodução do mesmo. Para mim, eu tinha intenções para um personagem que não eram as mesmas intenções para o outro personagem, então, foi fácil para mim separar os dois. Era uma questão em nossas mentes se seria tão fácil para o público. Eu pensei que seria, mas eu não vi (a cena), então você me diz.

Atuando com personagens diferentes no mesmo corpo

Eu nem sei como eu fiz isso, eu realmente não sei. [risos] Não tenho certeza. Não me lembro como fiz isso. Mas sei que com certeza foi um desafio. Isso vai funcionar? Será crível? Isso foi uma coisa particularmente desafiadora de se fazer, ser todos eles ao mesmo tempo. Mas eu me senti confiante de que poderia. Na verdade, recebi um telefonema de Patrick [Stewart] no final daquele dia, dizendo: “Acho que foi memorável”. E eu estava muito mais confiante fazendo Data versus Lore, porque eu conhecia esses dois personagens, e só estava fazendo um de cada vez, na verdade.

Dizendo adeus a Lore?

Bem, ele não se foi. Ele acabou de ser absorvido por Data. Então, ele mora dentro de Data. Muitas de suas qualidades vivem dentro de Data agora e fazem de Data quem ele é, é e se tornará.

Um lado sombrio em Data

Obviamente, há e haverá. Não estou dizendo que veremos isso nesta temporada. Eu não estou dizendo nada disso. Mas eu pensaria que, se continuasse, seria inconcebível que não aparecesse e viesse à tona ocasionalmente e tivesse que ser tratado e combatido.

Alcançou o objetivo de se tornar quase humano

Na convenção New York Comic Con, Spiner disse que gostaria de continuar com esse personagem. Perguntado sobre o futuro do novo Data, Spiner avaliou como seria o personagem daqui para frente

Bem, agora eu acho que ele ainda não está confortável sendo humano. Eu acho que é onde ele poderia ir. Acho que, no final das contas, com o tempo, ele pode talvez nunca entender completamente porque, novamente, quem de nós entende, mas fica muito mais confortável em sua humanidade do que nesta temporada.

Possibilidade de continuar a fazer Data

O showrunner da série Terry Matalas comentou sobre a ideia de uma série Star Trek: Legacy, mas também algumas conversas sobre minisséries de personagens. Spiner falou sobre a possibilidade de retornar mais uma vez à franquia.

Quer saber, está tão disponível que não quero perder meu tempo pensando nisso. Se eles colocarem na mesa e todas as peças estiverem lá… e com isso quero dizer que o resto dos meus amigos estiver lá. Ou, inversamente, se eles quiserem apenas fazer uma série comigo, tudo bem também. [risos] Acho que resta ver. E também há algo realmente bom em sair com boa vontade. E acho que estamos recebendo muita boa vontade nesta temporada.

A terceira e última temporada de Picard  passa todas as quintas-feiras pelo Paramount+ ou no Amazon Prime.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok