Autores dizem porque Paramount cancelou romances do Universo Kelvin

Conforme explicado no livro “The Fifty-Year Mission” de Mark A. Altman e Edward Gross, depois do filme Star Trek e antes de Into Darkness de 2013, a Paramount encomendou uma série de romances dentro do universo chamado “Linha do Tempo Kelvin”. Vários deles foram publicados, mas quatro desses foram concluídos, mas nunca lançados. Os autores explicam a razão disso.

Essa lista inclui “Refugees” (Refugiados), de Alan Dean Foster, “Seek a Newer World” (Busque um Mundo Mais Novo), de Christopher L. Bennett, “More Beautiful Than Death” (Mais Bela que a Morte), de David Mack, e “The Hazard of Concealing” (O Perigo de Ocultar), de Greg Cox.

Em entrevista ao site SlashFilm, todos defenderam a iniciativa de expandir o universo Kelvin, já que não estando amarrados ao cânone, foram capazes de escrever para uma potencial nova geração de fãs:

Foster: A linha do tempo alterada abriu uma série de possibilidades no sentido de que tudo é um jogo justo agora, porque nada é canônico. Você pode começar tudo de novo com os mesmos personagens e o mesmo histórico geral e fazer o que quiser. Da mesma forma, assim como as pessoas que fizeram o filme perceberam, você não quer alienar uma legião de fãs que cresceram com Star Trek, então, embora você tenha alcance ilimitado para sua narrativa, você deve ter em mente que você não quer fazer algo tão ultrajante que desanime todo mundo.

David Mack: Todas as apostas foram canceladas. O passado do universo Star Trek mudou, e o futuro também pode mudar. Como autor de romances originais de Star Trek, consegui escrever um livro baseado no novo filme sem ter que me preocupar com quarenta anos de curiosidades e continuidade. Tive que respeitar apenas os detalhes estabelecidos no novo filme e fui encorajado a não turvar as águas com referências a outros livros. O resultado, que eu esperava, era que More Beautiful Than Death parecesse familiar e acessível aos fãs dos quais o novo filme foi o ponto de entrada na franquia.

Greg Cox: Os destinos de Kirk e Spock e do resto não estão mais gravados em pedra. Não sabemos mais o que o futuro reserva para eles.

Bennett: Embora possa ser limitante ser privado da capacidade de construir a continuidade de Star Trek anterior, também é um tanto libertador não estar vinculado a um cânone tão enorme, construir uma história puramente em um filme e nos fundamentos de personagens e universo da série original.

De acordo com o livro “The Fifty-Year Mission”, a Paramount ficou com receio em relação a esses romances, pois o estúdio estava preocupado com que os autores escreveram pudesse entrar em conflito com o que eles queriam fazer em algumas eventuais sequências de filmes. Foster emitiu uma opinião a respeito:

Fui levado a acreditar que os livros foram cancelados porque a Paramount não queria correr o risco de sair algo que pudesse contradizer ou afetar adversamente qualquer coisa que futuros escritores ou diretores desejassem fazer. Terceiro, quarto ou mais filmes deveriam se preocupar em relação ao cânone não cinematográfico.

Veja um pouco da produção de cada um destes livros e tire suas conclusões a respeito.

O livro Refugees, de Alan Dean Foster foi originalmente planejado para ser o primeiro romance original baseado na realidade alternativa e previsto para ser lançado em 2010. Mas, no mesmo ano, o estúdio enviou solicitação para que, no catálogo das editoras, ficasse como “em espera”. Em 2019, foi anunciado que o romance estava de volta à programação, e seria publicado com o título The Order of Peace (A Ordem da Paz) em 2020. Depois foi renomeado como The Unsettling Star (A Estrela Inquietante).

No catálogo da editora temos a história como sendo: “O capitão Kirk e a tripulação devem resolver uma crise diplomática, quando atendem a um sinal de socorro de um grupo de refugiados, cuja nave está sendo atacada por um inimigo desconhecido. Kirk tem de descobrir se os refugiados são uma ameaça ou apenas são incompreendidos.”

O livro Seek a Newer World, de Christopher L. Bennett, foi planejado para ser o segundo baseado nos filmes de JJ Abrams. Assim como Refugees, Seek a Newer World também estava previsto para ser lançado em 2010, mas acabou ficando no modo “em espera”, a pedido do estúdio. Depois que foi lançado o filme Star Trek Into Darkness, Bennett afirmou: “Não há como ambos [o livro e o filme] acontecerem na mesma continuidade. No mínimo, seria necessária uma reescrita pesada para torná-lo compatível, mas neste ponto não tenho certeza se valeria a pena”.

A sinopse original seria essa: “Quando a nave Enterprise está em desvantagem, sob ataque Klingon, a tripulação consegue escapar e descobre uma civilização oculta inteira escondida no cinturão de radiação de um grande planeta”.

Posteriormente, Bennett foi capaz de reutilizar elementos deste romance em seu novo livro pela Pocket Book, denominado The Face of the Unknown (A Face do Desconhecido), que é uma continuação do episódio The Corbomite Maneuver, com a Enterprise visitando a Primeira Federação.

More Beautiful Than Death, de David Mack, estava previsto para lançamento em 2010 e seria o terceiro da coleção, mas também ficou no modo “em espera” por vários  anos. Até que, em 2019, foi anunciado que voltaria à programação, e acabou sendo publicado em 2020 sob o mesmo título.

A sinopse do livro publicado pela editora diz: “O capitão Kirk e a tripulação da USS Enterprise escoltam o embaixador Sarek até um planeta rico em dilítio. Eles chegam para encontrar este mundo sitiado por perigosas criaturas de energia escura, enquanto isso, um assessor vulcano do embaixador Sarek planeja o assassinato de seu filho, Spock”.

Por último, The Hazard of Concealing foi um romance cancelado de Greg Cox. Previsto para ser lançado em 2010, recebeu a mesma solicitação de “em espera”.

A sinopse do original conta a trajetória de Spock no universo Kelvin, onde a Frota deseja que ele retorne a ativa e compartilhe sua informação do futuro, mas Spock está relutante e ainda tem de escapar de alienígenas que também querem seu conhecimento.

Como o original não foi mais publicado, Cox foi capaz de reutilizar elementos deste romance em seu novo trabalho, No Time Like the Past, com a nova história trazendo Sete de Nove no papel de viajante do tempo para o passado da era clássica, ajudando Kirk num conflito com os Oranianos, que também desejam o conhecimento de Sete sobre o futuro.

No momento, o projeto de um novo filme Star Trek está em uma situação de stand by, desde que anunciaram a retirada do filme no calendário de lançamentos pelo estúdio. E, até então, não temos mais nenhuma notícia, nem sobre roteiro, diretor ou mesmo sobre o elenco. Em março de 2023, Abrams disse, em uma entrevista, que ainda está a procura por um novo diretor, em que ele e sua empresa Bad Robot estariam na futura produção. Qualquer novidade a respeito noticiaremos aqui.

Os três filmes de JJ Abrams estão disponíveis no Paramount+.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok