Showrunners comentam sobre a importância de Discovery para Star Trek

Numa entrevista por vídeo, os showrunners de Star Trek: Discovery, Alex Kurtzman e Michelle Paradise, falaram mais um pouco sobre a quinta e última temporada da série, que estreia no começo de abril e a importância da série para a nova fase da franquia.

Avaliação positiva sobre a série

Kurtzman: Acho que estamos muito orgulhosos da série. Tem sido incrível, montar um dos melhores trabalhos de minha carreira. E o fato de fazermos isso com pessoas que amamos é um grande presente.

Paradise: Acho que a série se tornou uma família. Estou realmente pensando sobre o que vou sentir falta destas pessoas, é o que me vem logo à mente e você sabe que nem todo o programa tem esse senso de família, que vai além de um colega de trabalho. Star Trek é um lugar muito divertido para brincar. As histórias que você pode contar, eu também vou sentir falta disso.

O que podemos esperar nesta 5ª temporada

Michelle Paradise: Nesta temporada as pessoas podem esperar ação, aventura e diversão. Há um elemento de missão emocionante nesta temporada que colocará nossos heróis em todos os tipos de situações diferentes. É uma jornada satisfatória para a temporada em si e um final satisfatório para a série como um todo.

Influência de Indiana Jones

Alex Kurtzman: Nós definitivamente sabíamos que queríamos fazer uma temporada de missões e, obviamente, a maior missão já feita no cinema são os filmes de Indiana Jones. Acho que houve um pouco dessa influência aí. Não sei se Star Wars foi realmente mencionado. Isso não fazia parte. Mas certamente é a ideia de uma missão e a ideia de juntar as peças de um quebra-cabeça gigante para chegar a uma revelação.

Michelle Paradise: Falamos internamente sobre isso como uma temporada do tipo Indiana Jones por causa disso e porque essa série de filmes é conhecida por sua aventura. E nós só queríamos nos divertir com isso e explorar uma direção tonal diferente das temporadas anteriores, mantendo, é claro, todas as coisas que fazem Discovery ser Discovery. Na verdade, não falamos sobre Star Wars ou qualquer outra franquia.

Quando pensamos em Indiana Jones, pensamos naquelas expedições arqueológicas e na areia e nas ruínas e tudo mais. Acabamos de pensar nesta cidade no deserto e ela se tornou uma espécie de coisa com a qual começamos a brincar. E queríamos uma maneira legal de eles se locomoverem.

Sentimento sobre ser a última temporada

Michelle Paradise: Na verdade, não tínhamos ideia de que seria a última temporada. Quando começamos a temporada, sabíamos o que queríamos explorar tematicamente, e essas são grandes ideias e questões de significado, de onde viemos e tudo mais. Nós conversamos sobre como isso se presta naturalmente  pelo menos em retrospectiva  para terminar uma série que é realmente um presente maravilhoso, sentimos que poderíamos sair da temporada e encerrar as coisas de uma forma que vai parecer satisfatório. Mas certamente entrando nisso, não sabíamos. Essas eram exatamente as coisas que pretendíamos explorar e acabou sendo assim, que tudo terminará. É algo que nos faz sentir bem e podermos filmar algum material adicional para encerrar a série e encerrar esses arcos de uma maneira muito boa.

Redução para 10 episódios

Michelle Paradise: A preparação e produção são as mesmas. Quando começamos e descobrimos que seriam 10 em vez de 13, você meio que olha para o arco da temporada e talvez comprima algumas coisas. Talvez haja alguns afluentes que você possa descer e não descer porque quer realmente se concentrar na história. Mas em termos de aspectos práticos, não mudou muito. Ainda tínhamos 10 episódios para fazer e cada um desses episódios é seu próprio rolo compressor. Então, nós apenas trabalhamos para tornar cada episódio o melhor possível.

A volta os ideais da Federação no século 32

Alex Kurtzman: Acho que o salto para o futuro envolveu muitas coisas para nós, mas uma delas foi Star Trek como um espelho que sempre se mantém atualizado começando com a série original, mas pegue qualquer iteração de Star Trek e ela dirá a você algo sobre a época em que foi feita. E pareceu-nos que estávamos num momento em que muitos dos ideais que assumimos e tomamos como garantidos, não apenas no nosso país, mas em todo o mundo, estão sob ataque. Então, surgiu a ideia de saltar para o futuro, naquilo que Star Trek faz de melhor, que é criar uma história alegórica que reflita o que está acontecendo agora. A ideia de reconstruir a Federação e, portanto, definir os seus ideais mais preciosos, parecia muito acertada. A ideia do que significa ser a Federação, o que significa restaurá-la, o que significa lutar por ela, era perfeita. Foi apenas uma alegoria ou metáfora perfeita, ou como você quiser chamar. E isso foi uma grande parte disso.

Michelle Paradise: Além disso, avançar também nos deu neve fresca para fazer isso e explorar novos tipos de conflitos e coisas assim, que refletem onde estamos hoje.

Discovery abrindo caminho para outros spin-offs

Alex Kurtzman: Quando fizemosDiscovery, não estávamos realmente planejando construir um universo. Estávamos planejando fazer um novo show de Star Trek. Eu acho que, seguindo os diferentes caminhos que Discovery nos deu, o fato de termos conseguido trazer Pike, Spock e Número Um para a série, Akiva [Goldsman] antes mesmo de escalarmos Pike disse: “Sabe, há um grande show de Star Trek com Pike na liderança e toda a era da Enterprise antes de Kirk assumir.” E eu disse: “Por que não lançamos um bom Pike e vemos como isso funciona e partiremos daí”. E isso obviamente acabou virando Strange New Worlds, mas isso nunca poderia ter acontecido sem a 2ª temporada de Discovery, nunca.

Acredito fortemente que todo programa de Star Trek precisa ter sua identidade única. Não quero que você pense que pode assistir a um programa, se fartar de Star Trek e, portanto, não precisar assistir aos outros. Cada um tem que ter sua identidade, mas o segredo para isso não é fazer um programa que agrade a todos. Se você fizer uma série em que tenta agradar a todos, no final das contas não agradará a ninguém. Então, cada um desses programas é realmente pensado e direcionado para acessar uma parte muito específica do fandom. E há um nome muito impróprio sobre o fandom Trek, que é esse termo genérico que você pode aplicar a todos. Existem tantos subconjuntos diferentes de fãs de Star Trek. Então, eu acho que a ideia com o arco-íris de séries que estamos fazendo é apelar para cada subconjunto sem necessariamente ter que chamar a atenção de todos.

Discovery abriu o caminho de muitas maneiras. Isso realmente nos apontou como uma bússola para o que era possível. E isso tem sido incrivelmente emocionante para nós. Agora estamos nesta aventura selvagem. Estamos no meio das filmagens da Section 31. Estamos na metade da escrita da primeira temporada de Starfleet Academy, e começaremos a filmar no final do verão (junho – agosto). E há mais por trás disso. Então, tem sido incrível.

Dicas sobre os episódios da 5ª temporada

A revista SFX Magazine apresenta uma matéria de capa sobre Star Trek: Discovery, onde Michelle Paradise faz um resumo dando pequenas dicas sobre cada episódio da 5ª temporada. Veja abaixo. Contém pequenos spoilers.

Episódio 1 – “Red Directive” (escrito por Michelle Paradise)

Lançando a missão. A missão é uma diretriz vermelha. Uma missão emocionante que nos lança na nossa temporada e é supersecreta.

Episódio 2 – “Under the Twin Moons” (escrito por Alan McElroy)

Um adorável episódio de Burnham e Saru.

Episódio 3 – “Jinaal” (escrito por Kyle Jarrow e Lauren Wilkinson)

Culber como você nunca o viu antes.

Episódio 4 – “Face the Strange” (escrito por Sean Cochran)

Alucinante e emocionante, e muito divertido.

Episódio 5 – “Mirrors” (escrito por Johanna Lee e Carlos Cisco)

[Longa pausa] Estou tentando pensar em algo que não seja spoiler! Encontros surpreendentes e novas informações surpreendentes sobre nossos heróis.

Episódio 6 – “Whistlespeak” (escrito por Kenneth Lin e Brandon A. Schultz)

Oh, aventura clássica no estilo série original!

Episódio 7 – “Erigah” (escrito por M. Raven Metzner)

Tenso e inesperado.

Episódio 8 – “Labyrinths” (escrito por Lauren Wilkinson e Eric J. Robbins)

Ah, apenas um local incrivelmente lindo, um alcance incrível e uma jornada singular para Burnham.

Episódio 9 – “Lagrange Point” (escrito por Sean Cochran e Ari Friedman)

Descovery em um local onde você nunca a viu antes.

Episódio 10 – “Life, Itself” (escrito por Kyle Jarrow e Michelle Paradise)

Parte de mim quer dizer o fim de uma era. Mas isso parece tão triste. Eu não quero dizer isso! Felizmente, são todas as coisas que Discovery sempre foi. Ação, aventura, coração, família, amor, maravilhas da ficção científica, lindamente atuado, lindamente dirigido, valores de produção, lindos efeitos visuais. É tudo o que sempre tivemos de Discovery em um episódio.

A quinta e última temporada de Discovery estreia com dois episódios no dia 4 de abril, pelo Paramount+.

Fonte: TrekMovie

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok