Morre José Santa Cruz dublador do Klingon Worf

Morreu nesta sexta-feira, o humorista e dublador e a principal voz de Worf, José Santa Cruz. Conhecido pelos amigos como “Santinha”, José Santa Cruz morreu aos 95 anos, no Rio de Janeiro. Segundo o jornal O Globo, o ator, que tinha doença de Parkinson, estava internado com uma broncopneumonia.

Nascido em Picuí, Paraíba, começou sua carreira no rádio aos 18 anos, e estreou na televisão em 1960 na inauguração da TV Clube de Pernambuco. Ainda na década de 60, estreou na TV Tupi Rio, e na década de 70 começou sua longa carreira de dublagem na Hebert Richers.

Sua voz deu vida a outros personagens da cultura pop como Dino de A Família Dinossauro, Magneto de X-Men (animações e filmes), Hagrid de Harry Potter, Senhor Omar de Todo Mundo Odeia o Chris, Obi Wan Kenobi de Star Wars (1980 e 1983), Megatron de Transformers, Tiamat de Caverna do Dragão, J.J. Jameson  de Homem-Aranha, entre outros.

Como comediante , ficou conhecido como o personagem jojoca, em programas como A, E, I  … Urca (TV Tupi) Balança Mas não Cai, A Praça é Nossa e Zorra Total.

Em Star Trek, o trabalho mais emblemático de José Santa Cruz foi na dublagem de Worf. Embora ele não tenha sido o primeiro dublador do Klingon – um jovem à época, chamado Guilherme Briggs teve essa incumbência – ele emprestou sua voz marcante e potente ao personagem por seis temporadas de A Nova Geração (segunda a sétima) e por quatro de Deep Space Nine (quarta a sétima). Dessa forma ajudou a imprimir no imaginário do fã brasileiro de Star Trek as principais características desse personagem, que veio a se tornar o recordista de participações em produções trekkers.

Em 2020, por causa da pandemia, Santa Cruz se afastou da atuação e da dublagem. Sua última participação na televisão como ator foi como o padre Léo na novela Espelho da Vida, da Rede Globo (2018 – 2019).

Ele deixa esposa, com quem foi casado por 72 anos, e teve três filhos, todos falecidos. O saudoso artista deixa também cinco netos e 4 bisnetos. O seu velório será no cemitério da Penitência, em Botafogo, neste sábado.

Colegas de dublagem deixaram suas homenagens ao amigo e ídolo em suas redes sociais.

Guilherme Briggs de quem “herdou” Worf, escreveu:

Nizo Neto, dublador do Doutor Bashir, de Deep Space Nine, também lembrou com carinho do colega de TV e dublagem:

Marisa Leal, a dubladora do Baby da Silva Sauro (Família Dinossauro) postou um video emocionante despedindo-se de seu “não é a mamãe”

Trek Brasilis deseja conforto à família e reitera que a memória de José Santa Cruz estará sempre viva nos corações dos trekkers do mundo todo. Aproveitamos também para agradecer por tantos anos dedicados à arte de emocionar e que todos nós possamos  gozar de uma vida longa e próspera como nosso eterno worf brasileiro.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok