TNG 1×06: Where No One Has Gone Before

tng006-2Segmento representa muito bem a essência de Jornada nas Estrelas. Leia agora a revisão do Trek Brasilis para “Where No One Has Gone Before”, de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração.

Sinopse:

Data Estelar: 41263.1.

Um expert em propulsão da Frota Estelar, chamado Kosinski, e seu assistente alienígena, o Viajante (Traveller, no original), vão a bordo da Enterprise para aumentar a capacidade de dobra da nave.

Mas algo sai terrivelmente errado e, depois de duas acelerações em dobra, a Enterprise vai parar a 350 milhões de anos-luz de distância, numa dimensão onde os mundos físico e mental se confundem.

Para retornar, levaria mais de três séculos! A única maneira de voltar é através dos poderes inexplicados do Viajante. O problema é que ele está morrendo.

Comentários:

tng006-1A se julgar pelo nome, os fãs poderiam esperar mais um remake da Série Original, mas isso não poderia estar mais longe da realidade. “Where No One Has Gone Before” representa, de uma tacada só, a essência de Jornada nas Estrelas, um conceito absolutamente original no franchise e o melhor episódio de A Nova Geração até então produzido.

O episódio é uma jóia em termos de efeitos visuais. As imagens da Enterprise na galáxia M33 e, depois, no ponto em que pensamento e realidade se misturam são, para resumir, espetaculares.

A história é uma prova viva de que o real desenvolvimento dos personagens se dá naturalmente, quando eles se encontram face a situações específicas, e não artificialmente, como foi tentado em “The Naked Now”. Temos um insight muito melhor de Picard nos poucos momentos em que ele conversa com sua mãe, ao contrário do que ocorre no episódio em que a falsa embriaguez o leva a fazer papel de bobo com a doutora Beverly Crusher.

Cientificamente falando, a história é até forçada. Mas isso conta muito pouco, quando a aventura de exploração torna-se internamente consistente e tão interessante para o telespectador. A ficção fala mais alto que a realidade.

hands-travelerPela primeira vez, Troi (embora ainda de forma muito discreta) tem uma função na nave, servindo de termômetro para as reações da tripulação.

Além disso, o episódio oferece diversos desdobramentos para o resto da série: incentivado pelo Viajante, Picard promove Wesley Crusher a alferes honorário, o que faria a aparição do personagem ainda mais constante. Como consolo, isso também representa o primeiro passo para que Wesley deixasse a série. Há males que vêm para bem.

“Where No One Has Gone Before” faz jus ao nome. É Jornada nas Estrelas em sua essência — a exploração do desconhecido, levada aos seus limites. Um dos melhores episódios do atribulado primeiro ano de A Nova Geração.

Citações:

Viajante – “Up until now, you have been… uninteresting. It’s only now that your lifeform begins to merit serious attention.”
(Até agora, vocês eram… desinteressantes. Só agora sua forma de vida começa a merecer séria atenção.)

Riker – “Shall I call for Doctor Crusher, sir?”
(Devo chamar a doutora Crusher, senhor?)
Picard – “Why? Is someone ill?”
(Por quê? Tem alguém doente?)

Trivia:

  • O ator que interpretou o personagem Viajante, Eric Menyuk, esteve próximo de conseguir o papel de Data, na época em que os atores estavam sendo contratados.
  • Biff Yeager estréia aqui como o Engenheiro-Chefe de nome Argyle, ficando por vários episódios no cargo, até a transferência de LaForge para esta função. Porém neste episódio Riker o apresenta como “Um dos nossos Engenheiros-Chefes”.
  • O nome da mãe de Picard, que aparece neste episódio, somente será revelado no episódio do 6º ano “Chain of Command, Part II”. Seu nome era Gessard Picard.
  • O Viajante ainda voltaria mais duas vezes, até o final da série, nos episódios “Remember Me” do 4º ano e “Journey´s End”, do 7º ano de produção.

Ficha técnica:

História de C.J. Holland
Roteiro de Tracy Tormé & Lan O’Kun
Direção de Richard Compton
Exibido em 30/11/1987
Produção: 006

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher
Denise Crosby como Natasha “Tasha” Yar

Elenco convidado:

Majel Barrett como Lwaxana Troi
Rob Knepper como Wyatt Miller
Nan Martin como Victoria Miller
Robert Ellenstein como Steven Miller
Carel Katarina como sr. Homn
Raye Birk como Wrenn
Danitza Kingsley como Ariana
Michael Rider como chefe do transporte