Barney Burman fala dos prostéticos em Jornada

barney-burmanO site TrekMovie publicou entrevista com um dos profissionais no ramo de máscaras e protéticos prostéticos para filmes e séries de TV, Barney Burman. Ele fez trabalhos de maquiagem em dois filmes de Jornada. Atualmente é proprietário da Proteus Make-up FX Team, especializada em criar efeitos especiais com maquiagens. Burman falou sobre o trabalho na franquia e no filme de J. J. Abrams.

Burman trabalhou em mais de 80 diferentes projetos para o cinema e televisão. Mas seu primeiro trabalho foi efetivamente em Jornada. Ele colaborou como técnico de laboratório para a maquiagem no filme Jornada nas Estrelas III: A Procura de Spock. Em 1984, ele voltou a trabalhar com maquiagem em Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida. Seus créditos estão incluídos em filmes como Galaxy Quest, Grinch Roubou o Natal, Planeta dos Macacos, Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, Missão: Impossível III e nas séries Buffy, Angel, Arquivo-X e outros.

Jornada nas Estrelas mostrará, sem dúvida muitos aliens novos. J.J. Abrams sempre quis que o filme parecesse tão “real” quanto possível e tentou manter o mínimo de utilização de imagens em CGI para mostrar criaturas alienígenas, preferindo a antiga escola de maquiagem e máscaras. Como diretor artístico, Barney Burman encabeçou a criação de protéticos de maquiagem utilizados no novo filme.

Como você descreveria o trabalho cosmético para o novo filme?

Burman: “Maravilhoso. Eu, o meu supervisor de protéticos prostéticos, Joel Harlow, o chefe do Departamento de maquiagem Mindy Hall, assim como Terry Baliel, do Departamento de cabelo e toda a equipe, creio que demos todos em torno de 150%. Eu nunca tinha visto tantas pessoas talentosas trabalhando tão árduo e produzindo esse tipo de trabalho incrível. Especialmente sob o tempo e as condições orçamentárias que tínhamos de trabalhar”.

O que você fez para se preparar para o seu trabalho no filme?

Burman: “Desenhos anteriores foram revisados. No primeiro encontro nada foi definido e cada opção foi colocada a mesa. Quanto ao que fizemos … você vai ter que esperar para ver o filme”.

Quanto tempo você trabalhou no novo filme?

Burman: “Foi um calendário muito apertado. Acho que tinha algo como 12 ou 15 semanas de preparação antes das filmagens começarem. Olhando para trás, mal posso acreditar que conseguimos fazer isso e nunca perdi um prazo”.

Pode nos dizer se você baseou ou não o agente de segurança da Kelvin em Arex, personagem do desenho animado? O que mais você pode nos dizer sobre Alnschloss K’Bentayr?

Burman: “O personagem Alnschloss não foi inspirado, nem baseado em Arex. Espero que ninguém fique muito decepcionado. Ele foi baseado em um design original pelo incrível e brilhante designer de criaturas, Neville Page. J. J. gostou do desenho de Neville e perguntou se eu poderia realizá-lo como um personagem. Foi o primeiro alien a trabalhar no primeiro dia de filmagem e que fascinou todos nós. Além disso, ele foi trazido à vida por Kasia Kowalczyk, uma fantástica atriz e diretora de Nova York”.

Este não é o seu primeiro projeto com J.J. Abrams, como é trabalhar com ele?

Burman: “J.J. tem um olho para grandiosidade. Não há nada que ele deixe passar. Ele pode detectar um problema ou uma dificuldade ou qualquer coisa que não funcione a quilômetros de distância. E ele adora efeitos especiais com maquiagem. Na última semana de filmagens ele me chamou para o set apenas para partilhar alguma coisa comigo. Foi uma carta que ele recebeu em resposta a uma carta de fã escrita por ele ao meu pai em 1981 (Tom Burman foi um famoso maquiador e ganhador do Emmy Award em seis oportunidades).  Eu fiquei tão comovido por ele que tive de sair as pressas para que não começasse a chorar em frente a toda a equipe. O menor sinal de aprovação ou elogio dele pode tornar o seu dia melhor. Estou emocionado? Provavelmente, mas essa é a forma como me sinto. A maquiadora Michele Burke é inteiramente responsável pela nossa colaboração. E eu uso essa palavra porque J.J. realmente faz você se sentir como é exatamente, uma colaboração. Ele quer que você traga o que tem a mesa e eu adoro isso”.

Como foi trabalhar em Jornada III e VI?

Burman: “Em Jornada III, eu estava na empresa do meu pai. Também trabalhei nesse filme um dia inteiro, numa cena do bar, que foi completamente cortada. Fiquei arrasado. Em Jornada VI, eu estava trabalhando com o maquiador Ed French e nunca fui ao set”.

jornada-iii

Cena deletada em Jornada III: A Procura de Spock

Como foi trabalhar no novo filme e comparar com as suas experiências nos filmes anteriores?

Burman: “Não são sequer comparáveis. Eu tinha pouco a fazer, e nenhuma grande responsabilidade sobre os filmes anteriores. Já com este, tudo estava em minhas mãos e eu não queria fracassar. Esperemos que não tenha ocorrido. Mas, está acabado agora, assim acho que vou deixar os fãs decidirem”.

Tenho de perguntar, você é um fã de Jornada?

Burman: “Eu era um fã da antiga série. Não era de vestir e ir para a convenção tipo fã, mas eu assisti um monte de episódios. E eu gostei de alguns filmes. Mas nunca assisti a nenhuma das novas séries. Eu era um pouco fã de William Shatner, mas parte disso veio do meu pai ter sido o seu maquiador pessoal por vários anos. Então, eu estava trabalhando com o Ed French em Jornada VI, Shatner entrou e reconheceu meu irmão e eu apenas pelos sons de nossas vozes provenientes do quarto ao lado. Ele sempre me surpreendeu como alguém extraordinário”.

Então o que você acha do novo filme?

Burman: “Na minha opinião, ele vai sacudir. Estou muito animado por ser uma parte dele”.

burman-alien

Fonte: TrekMovie