Morre o trekker e compositor Zé Rodrix

zerodrix2Morreu na noite de ontem (21/5) o cantor, compositor e trekker Zé Rodrix. Ele estava em casa, com a família, quando passou mal. O compositor foi levado às pressas ao Hospital das Clínicas, na capital paulista. O artista tinha 61 anos e, segundo a mulher, estava muito bem de saúde.

Zé Rodrix integrou o trio Sá, Rodrix & Guarabyra, que foi o expoente do rock rural nos anos 70. Também tocou com Tavito e com a banda Joelho de Porco.

Fã de Jornada nas Estrelas, Rodrix participou ativamente do movimento trekker nos anos 90 com várias aparições em convenções da Frota Estelar Brasil, realizadas em São Paulo. Na época, foi até chamado de “embaixador da Frota Estelar Brasil”, por seu livre trânsito entre os famosos, o que poderia ajudar na divulgação dos eventos dos fãs em nosso país.

O recém-lançado livro Almanaque Jornada nas Estrelas trouxe, na seção dedicadas aos fãs, um depoimento de Zé Rodrix. Confira abaixo:

Fãs “pré-históricos” no Brasil

No Brasil, os admiradores de Jornada sempre existiram, desde a sua primeira exibição, no final dos anos 1960. Entre eles, o cantor e compositor Zé Rodrix. “Jornada começou para mim na falecida TV Excelsior, ainda em preto-e-branco”, revelou o cantor e compositor em uma entrevista, “e desde então eu nunca mais perdi nenhuma das vezes em que o seriado passou no Brasil. Foi passando de estação e eu atrás. A primeira vez que vi o seriado a cores e descobri que o Sr. Spock era meio esverdeado foi um deslumbramento.”

15 Comments on "Morre o trekker e compositor Zé Rodrix"

  1. Eu o vi em diversas convenções.
    Uma pena mesmo…

  2. Eu o conheci pessoalmente em uma convenção de Star trek e ele era motivo de inspiração, pois possuia a garra, determinação e um uniforme de um autêntico fan de Jornada nas Estrelas, era uma pessoa acessivel e deixa saudades, pois agora, Deus o chamou para a “sua casa no campo”. Vai com ele, “comandante” que sua música vai ser lembrada com carinho e seus feitos como trekker também.

  3. Não sabia que era trekker, existem tantos, mas infelizmente não são divulgados.
    Até mesmo o pastor Martin Luther King gostava de Star Trek e tantos outros que foram famosos e não mais estão entre nós.

  4. Um cara bem humorado, curtia várias de suas músicas (alguém se lembra de “Abaixo a Cueca”?), sem falar naquela do Mestre Jonas. Isso sem falar no Joelho de Porco. Também não sabia que era trekker, o que representa mais um motivo de simpatia e admiração. Descanse em paz…

  5. Há muitas pessoas famosas que acompanham Star Trek.

    Independente do modernismo ou do saudosismo, Jornada nas Estrelas sempre terá uma influência capaz de unir pessoas.

    Mas há alguns aproveitadores que, sem saber do que se trata, querem se dar como entendidos.
    Que raio de site é esse onde Star é de “Treck”?
    Tá certo isso?
    http://www.terra.com.br/diversao/cinema/startreck/cinema-01.htm

  6. Também conheci Zé Rodrix em uma convenção. Além de extraordinário compositor era uma pessoa amável e nunca se envergonhou de falar de sua paixão por Jornada.
    Que descanse em paz.

  7. Uma pessoa muito inteligente e humana e muito agradavel nas conenções, muita paz para a familia superar a perda.

  8. Também conheci Zé Rodrix em uma convenção; o que era mais legal, era que você ia bater papo com ele, não importava quem você era; um simples sócio, visitante ou membro do alto comando da Frota (sic), todos eram tratados igual por ele!

    Vá com Deus, irmão.

  9. Acabei de postar no twitter uma lembrança que sempre tive do Zé Rodrix da primeira mega convenção da Frota Estelar no Anhembi, onde ele era o mestre de cerimônias.

    .

    “Orgulho trekker: Zé Rodrix, numa convenção: se torcedor sai na rua com a camisa do time porque não podemos usar nossos uniformes do Kirk?”

    .
    http://twitter.com/netiteve

  10. Spock era meio esverdeado????? Não sabia. 🙁

  11. Esqueceram de comentar que ele compôs para Elis Regina. Quanto ao esverdeado deve ser quando ele viu Spock sangrar. Porém, sangue de Spock eu só vi nesse filme, nos lábios do menino Spock. Nas séries, só vi Tpol sangrar quando levou um tiro de um andoriano. Spock não lembro!!!

  12. SPOCK SANGRA EM: IN A PRIVATE LITTLE WAR, quando toma um tiro no peito.

  13. Vida longa e próspera, Zé!

  14. Cláudio Silveira | 25 de maio de 2009 at 12:05 pm |

    Sou 14 anos mais novo que Zé Rodrix, mas, passei a mesma experiência do que ele vendo Jornada desde a Excelsior e correndo atrás de suas reprises na tv brasileira.
    Na minha adolescência, éramos embalados por suas músicas, principalmente “Casa no Campo”, uma das minhas preferidas da MPB, que ficou imortalizada na voz de Elis Regina.
    Ficamos surreendidos positivamente ao ver o Zé posando na capa da revista de programação, com o uniforme da TNG, quando a tv a cabo iniciou a exibição de Jornada, no Brasil. Valeu também por todo o apoio que ele deu ao fandom nacional.
    Certamente que o Grande Pássaro da Galáxia recebeu bem a chegada de nosso Zé Rodrix.
    Um abraço.
    Cláudio

  15. Além de talentoso, tinha bom gosto.

    e

    Também era opaleiro!

    Tallwang

Leave a comment

Your email address will not be published.


*