Roberto Orci tira dúvidas sobre Star Trek

orci-kurtzmanO roteirista Roberto Orci concordou em responder a algumas perguntas dos internautas sobre o filme, através do site Trek Movie. Os temas abordam assuntos como tempo alternativo, escudos, matéria vermelha, USS Kelvin entre outros. Leia abaixo e tire suas dúvidas e curiosidades também.

Garimpei as perguntas mais interessantes e coloquei em tópicos para que você tenha noção do que está sendo discutido.

Teletransporte.

Como poderia Kirk e Scotty irem a bordo da Enterprise em dobra? Eu sei que Spock velho deu a fórmula. Isso já foi discutido em outras séries e filmes?

Orci: “Interessante. Discutimos muito essa questão. A resposta curta é que o isso é muito spock-transporteperigoso. Scotty foi quase morto, e nós tivemos uma linha no roteiro, antes que eles se transportem, onde Scotty diz: “Se o cálculo for acima de OOOOOOX (insere um número louco)  poderíamos acabar 3 metros fora da nave!”. Lembre-se que efetivamente Spock velho fez o cálculo. É possível haver algo fundamental que ele não diga a Scotty para que não possa reproduzir os resultados”.

Por que Spock desce em Vulcano ajoelhado? 

Orci: “Estabilidade. Ele sabe que está sendo transportado para um lugar inseguro, desigual e, potencialmente um ambiente alterado. Melhor baixar o centro de gravidade e estar pronto para qualquer coisa”.

Escudos.

Quando a Kelvin e, posteriormente a Enterprise, estão sob o ataque, e os navegadores dizem “escudos a 32%”, por exemplo, com a presença de destroços, as armas parecem esmagar como se não houvessem escudos. Elas não deveriam ricochetear ou defletir até que os escudos já não estivessem lá?

Orci: “Eu também sinto falta do brilho nos escudos ovalados. Não posso falar por J.J., mas posso imaginar que ele sentiu que poderia ter parecido muito protetor e de algum modo roubar as cenas viscerais do perigo espacial vindo direto da janela, mas a cena genial veio com uma pobre tripulante sendo sugada no silêncio do espaço. Os escudos pareciam estar no caminho, e me recordo de conversas sobre diferentes formas de imaginar os escudos (vedação para danos no casco) e que forneceriam uma espécie de efeito eletro-tensão sobre o casco em si, que aumentava sua resistência ou algo assim”.

Procedimentos da Frota/Federação.

Uma das minhas preocupações com o filme foi a total ausência dos fundamentos daquilo que a Federação representa. Não existe qualquer diálogo sobre a filosofia de explorações, a tolerância, etc. A “humanitária e sustentadora paz armada” soa como algum possivelmente perigoso duplo sentido.

Uma segunda observação que tenho é que agora, com Vulcano destruído, há uma grande oportunidade para discutir como um povo sente deslocado de sua casa. enterprise-finalEsta diáspora pode ser utilizada com grande cuidado e oferecer comentários sobre o atual estado pós-colonial dos povos. Deep Space 9 fez algo um pouco parecido com os Bajoranos.

Orci: “Então você concorda que existe uma linha (de procedimento), pelo menos, mesmo que você não goste dela. Você está certo que é uma ligeira contradição digna de ser rotulada como duplo sentido Orwelliano. A pergunta que eu colocaria é, essa contradição não reflete alguma veracidade ou a percepção sobre o poder em nossos tempos?”

“Quanto à exploração, a última linha do filme menciona isso. Mas você está certo de que este filme não é sobre a exploração da missão de cinco anos, é sobre o que aconteceu lá”.

“Concordo com você sobre Vulcano. É um território suculento (para novas histórias)”.

Algumas passagens do filme parecem indicar que há ainda algum tipo de economia monetária no universo de Star Trek, por exemplo, McCoy não tem nenhum lugar para ir, após o seu divórcio? 

Orci: “Kirk se oferece para pagar uma bebida a Uhura no bar, há dinheiro, ou algum tipo de sistema de crédito neste universo”.

Passagem dos eventos no filme.

Quanto tempo passou entre a destruição da Narada e Kirk recebendo sua medalha e tornando-se capitão? Eu preferia, pelo menos, um ano ou dois, pois faria um pouco mais de sentido do que um cadete automaticamente se tornar capitão, independentemente de quantas pessoas ele salvou. Eu sei que vocês queriam terminar o filme com Kirk como capitão, e todos em seu lugar, mas algumas duas linhas de explicação teria sido bom.

Orci: “Há umas poucas transições sutis no filme que são propositadamente ambíguas para permitir o debate sobre quanto tempo levou para acontecer as coisas, como a velocidade mccoy-kirkde dobra para Vulcano ou muita coisa que você coloca a fim de deixá-la nos olhos de quem vê. Mas sim, queríamos terminar com Kirk como capitão”.

“Eu argumentaria que é ligeiramente impressionista dar a aparência de tempo real. Por exemplo, parece que ocorre imediatamente quando Chekov dá um breve informe pela nave e depois Kirk percebe que é uma armadilha e quando chegam a Vulcano em quatro segundos. Mas se você notar, quando Kirk acorda ouvindo Chekov, Magro mudou completamente seu uniforme azul, indicando uma passagem de tempo indeterminado”.

Vulcano.

Vulcano é visto nas séries e filmes tendo o céu vermelho, mas no filme ele parece com o céu azul. Afinal Vulcano tem ou não o céu vermelho?

Orci: “O céu vermelho de Vulcano é sazonal”.

O filme indica que existem 10.000 sobreviventes Vulcanos, o que parece muito baixo para toda a raça. Provavelmente não estão contando os de outras colônias ou mundos.

Orci: “Verdadeiro. Vamos apenas dizer que 10.000 não inclui os que estão em outros mundos”. 

Construção da Enterprise.

Qual a razão da Enterprise ter sido vista sendo construída em Iowa e em terra?

Orci: “A razão por detrás da câmera está relacionada à nossa meta de conectar uma audiência geral a ideia de que Star Trek é real e ligada a terra (literalmente). A idéia foi baseada em uma foto montagem de um fã, que encontramos na internet, alusiva a USS Enterprise em um estaleiro. Alex e eu mostramos esta imagem para J.J., e ele fechou sobre o seu valor imediatamente. De uma perspectiva da história, a idéia é que a morte de George Kirk levou a Frota a homenagear o seu sacrifício com o estaleiro em Riverside Iowa. Nós ouvimos a queixa de que é ineficiente construir uma nave espacial no terreno, mas percebi que qualquer nave que possa literalmente cruzar uma galáxia dobrando o espaço e que se desloque mais rápido do que a luz é seguramente capaz de fazer o que o ônibus espacial pode fazer, que é subir ao espaço facilmente”.

Relação entre personagens.

Como um fã, destruir Vulcano, Romulus e matar a mãe de Spock, era realmente necessário? 

Orci: “Sabíamos que seria controvertido com certeza, mas quisemos deixar claro que as regras haviam mudado, e que foi definitivamente uma nova linha de tempo. Como para a mãe de Spock … nós não mencionamos isto muito, mas uma das inspirações para a relação Kirk/Spock  foi a amizade entre Paul McCartney e John Lennon. De certa forma, eles foram opostos, mas unidos no início da vida, porque eles sofreram muito através da perda de um pai na infância”.

O romance entre Spock e Uhura surgiu de sua cabeça ou foi baseado em algo da série original?

Orci: “Veio de nossas cabeças, embora após o fato, nós olhamos para trás, em alguns episódios, e notamos um momento ouspock-uhura-kiss dois de flerte que nunca tínhamos notado entre Spock e Uhura na série original”.

Havia alguma razão para Uhura e Spock mostrar afeto em uma forma tradicional humana, em oposição a Sarek e Amanda, cujos toque dos dedos normalmente é associado ao amor Vulcano? Por que não misturar os dois? 

Orci: “Nós realmente debatemos muito coisa, perguntei se a cerimônia do toque seria melhor no elevador, mas J.J. corretamente assinalou que o novo público não teria idéia do que estava acontecendo”.

Quando Spock velho vê Vulcano sendo destruído, isso foi figurativo, significando que ele sentiu isso, ou ele literalmente assistiu a partir da superfície do planeta?

Orci: “Gosto de pensar como figurativo (ou impressionista)”.

O irmão mais velho de Kirk está vivo? Na linha original de tempo o irmão de Kirk estava na estrada? Ou era o garoto que deveria dirigir o Corvette?

Orci: “O canôn é ambíguo sobre o assunto. O garoto na estrada foi originalmente concebido para ser seu irmão, e ainda poderia ser, eu suponho”.

Considerando que Kirk estava no 3 º ano como cadete, chegar a promoção para Capitão, após uma missão, não seria um pouco forçado?

Orci: “Sim, seria se não houvesse outras circunstâncias (como salvar o mundo, ou as recomendações do Spock velho e do capitão Pike). As pessoas disseram o mesmo quando um senador saltou para a Presidência (JFK, uma inspiração para Kirk, bem como Obama)”.

O Almirante Archer mencionado no filme é o Johnathan Archer de Enterprise? Em caso afirmativo, ele não teria mais de uma centena de anos? 

Orci: “O Almirante Archer é uma referência ao Archer que todos nós conhemos, e sim ele estaria acima dos 100 anos, que é provavelmente uma esperança de vida em um espaço futurista conseguido pela raça humana, como demonstrado pelo McCoy (DeForest Kelley), em a Nova Geração”.

De onde veio a ideia de dar a Scotty um companheiro alienígena, Keenser? Ele se parece com os extraterrestres dekeenser Kolarus em Nemesis. Havia algum aspecto semelhante? Será que realmente faz sentido ter este alienígena na Enterprise afinal?

Orci: “Creio que foi J.J. quem deu a idéia no último minuto. Não acho que J. J. tenha visto Nemesis, por isso eu duvido que qualquer semelhança seja intencional. Eu gosto da idéia de ter um ajudante para Scotty na engenharia”.

Data Estelar.

Como a data estelar funciona no filme? É igual a das séries e filmes?

Orci: “O ano, como 2233, com o mês e o dia expressados com um ponto decimal de .1 a .365”.

Nota: Quando Robau diz a data estelar como sendo 2233.04, ele está se referindo ao ano de 2233 no 4º dia, ou seja 4 de janeiro de 2233, que passou a ser a data de nascimento de Kirk.

Tecnobable.

warp-coreComo a destruição do núcleo de dobra ajuda alguém a escapar de um buraco negro?

Orci: “A reação matéria/antimatéria no mesmo horizonte é tão enérgica que, juntamente com o campo de partículas virtuais sendo criados no mesmo horizonte, tem o efeito de expansão do espaço local (muito parecido com a expansão discutido após o “big bang”) para colocar a Enterprise fora do ponto de não retorno. Ou alguma coisa assim”.

Sobre a fala final com Nimoy.

Uma vez que o filme foi a respeito da origem de Kirk e sua jornada para a cadeira de capitão da Enterprise, você não acha que deveria terminar com ele (Pine) fazendo esse discurso (Espaço, a Fronteira Final…)? E alguma vez consideraram Shatner para fazer isso?

Orci: “Nós certamente considerarmos todos acima. Afinal, sentimos que, a partir do canon e do ponto de vista do fandom, Spock velho (Nimoy) tornou esta viagem realmente possível (literalmente dentro do enredo e karmicamente através do seu apoio ao filme) e, como tal, ele merecia anunciar a “continuação das viagens”, a qual pareceria estranho para Pine dizer isso já em sua primeira viagem real. Mas certamente debatemos tudo em pormenores”.

Linha de tempo alternativa.

Porque Spock Prime não tentou restaurar a linha de tempo e salvar Vulcano? 

Orci: “Por duas razões: o mecanismo da matéria vermelha foi destruído, por isso mesmo que ele queria voltar no tempo, mas não pode”.

vulcano-destruido“Em segundo lugar, a nossa história não é baseada na cronologia linear da Teoria Geral da Relatividade de Einstein, sobre o qual muitos filmes sobre viagem no tempo se baseiam (como De Volta Para o Futuro, Terminator). A ideia de uma linha de tempo adaptável tem sido um maravilhoso elemento básico do sci-fi desde os anos 50, mas na leitura sobre o pensamento mais atual em física teórica quanto a viagem no tempo (Mecânica Quântica), nós aprendemos sobre teorias especulativas que sugerem que se a viagem no tempo é possível, então o ato de viajar no tempo, ele próprio cria um novo universo que existe em paralelo com aquele deixado pelo um viajante do tempo. Esta é a teoria preferida nestes dias porque ela resolve o paradoxo do avô, cuja questão é: o viajante que mata seu próprio avô quando jovem teria logicamente deixado de existir, mas então ele nunca teria viajado no tempo e matado seu avô, em primeiro lugar. O Quantum mecanicamente baseou teorias que resolvem esse paradoxo, alegando que o tempo do viajante, ao matar seu avô, seria apenas dividido em um novo universo idêntico dentro de outro, no qual um homem que é seu avô neste universo é morto em um novo. O viajante do tempo não deixa de existir, embora ele já não esteja no seu próprio universo original ou algo parecido”.

“Para resumir acima sobre a questão da viagem no tempo, voltando no tempo é o equivalente a entrar num universo paralelo, de acordo com as atuais especulações baseadas na Mecânica Quântica”.

“… E finalmente a segunda razão para Spock, o meu ás na manga, é uma Primeira Diretriz Temporal”.

spocks-salute“Mas mais importante ainda é na cena com os dois Spocks, você pode recordar que o Spock jovem pergunta ao Spock velho: “Como você persuadiu (Kirk) para manter o seu segredo?” E Spock velho responde: “Ele (Kirk) chega a conclusão de que os paradoxos que terminam com o universo iriam acontecer…”. Em outras palavras, ele está dizendo que levou Kirk a acreditar erroneamente que a viagem no tempo funciona como tem sido nos cinemas desde os anos cinquenta, quando, na realidade Spock sabe que não existem paradoxos que terminam com o universo em multiuniversos. Eles estão em uma realidade paralela, como Uhura disse”.

No universo original Kirk nasceu em Iowa. No tempo alternativo, ele nasceu numa nave auxiliar. Se as linhas de tempo eram idênticas, seu nascimento não kelvin1deveria ocorrer no mesmo local ou isso sugere que cada um tem a sua história?

Orci: “A Kelvin estava voltando para a Terra, mas foi desviada para investigar a “tempestade elétrica”. Caso contrário, ela já voltaria para casa e Kirk teria nascido em Iowa. O ataque de Nero fez a mãe de Kirk ter o filho mais cedo”.

O caminho de Kirk (ser capitão) está totalmente regido pelo destino, mesmo num tempo alternativo? 

Orci: “Na minha opinião, não, não estamos contando com a sorte. Spock velho colocou Kirk na cadeira de capitão não se baseando na noção de destino, mas na comprovada evidência empírica (de Nimoy no passado) de que Kirk tem uma habilidade que os outros não tem”.

Cenas cortadas.

Em termos gerais, agora que tudo está feito e cortado e lançado e dissecado, alguma parte do filme seria diferente se a greve dos roteiristas não tivesse ocorrido?

Orci: “Vamos ver … nós provavelmente teríamos sido capazes de substituir cenas cortadas de Nero no tempo da prisão Klingon com algumas outras, de forma mais sucinta, representando algum aspecto de seu 25 anos de espera”.

O que você gostaria de ter incluído no filme?

Orci: “Queria falar da Primeira Diretriz, do Pon Far, da Carol Marcus, de Mudd, Gary Mitchell, sobre o tempo na Farragut, a lista é interminável”.

Próxima história.

Damon Lindelof vai fazer parte do próximo script, como?

Orci: “Damon irá criar a história conosco e Alex e eu vamos escrever o roteiro. A lógica é que ele é um gênio e nós temos toda a ajuda que poderemos ter para chegarmos com a certeza de que o próximo filme será tão bom quanto ele poderá ser”.

Os Vulcanos, sua cultura e seu planeta tem, obviamente, uma influência enorme sobre a Federação, desde o início. A partir da ciência, da arte, da mística, Vulcano sempre foi muito além da Federação como Terra. Com Vulcano destruído nesta linha de tempo, terá a Federação desdobramentos de uma maneira que deveria, ou se tornará uma coisa completamente diferente, completamente humana …? 

Orci: “Eu diria que a influência absolutamente irá ainda fazer-se sentir, talvez mais, como a Federação se reorganize ao redor do restante da colônia Vulcana para garantir que estão seguros para prosseguir”.

Embora Jornada tenha sido progressista para sua época, havia uma única mulher no elenco original. Existem planos para introduzir novos personagens, especialmente do sexo feminino?

Orci: “Sem dúvida, está em nossas mentes”.

Eu presumo que o exame de Narada feita pela Kelvin permitiu à ciência da Frota progredir mais rapidamente do que no tempo original. Poderemos ver este rápido crescimento tecnológico em Star Trek XII, com o conhecimento de Spock velho, isso se ele quiser falar e devemos esperar ver a nova linha temporal divergir substancialmente da original?

Orci: “Essa linha de tempo pode divergir muito da original, mas imagino que Spock velho vá aderir a algumas das diretivas temporais, nas quais tentará minimizar o conhecimento do futuro para afetar o seu novo presente”.